domingo, 29 de janeiro de 2012

RACISMO NO FUTEBOL É RACISMO?

Jogador Desábato ouvindo auto de prisão ao sair de campo...
 


QUANDO OS DIREITOS HUMANOS SE TORNAM DESUMANOS.

   Um assunto, ultimamente bastante comentado na grande mídia, tem provocado reações exasperadas, conforme opinião do FutFan: o racismo no futebol. Somos ou temos que ser iguais perante a lei, tanto jurídica quanto social, mas, somos humanamente diferentes, divididos em amarelos, brancos, negros. Somos também culturalmente distintos: judeus, ocidentais, orientais, árabes. Por isto, uma lei - dos direitos humanos - que lute para tratar igualmente, nós, os desiguais, de maneira igual, que nos aproxime a todos.
  
   A construção dos direitos humanos deu-se por conta das cenas de barbárie da primeira e segunda guerra mundial, no século XX. Cenas catastróficas também do Apartheid na África do Sul, corroboraram para a tensão, que agora, tratamos especificamente da "luta de raças". Com advento da grande mídia e essa revolucionária internet, pudemos saber, conhecer e mesmo revelar nosso apoio aos desequilíbrios das escolhas e ações humanas, apoiando seguir o caminho para uma reconstrução. MAS... 

   Entendemos que QUANDO SE TRATA DE ESPORTE, COMPETIÇÃO, quando se trata dessa atmosfera, devemos relevar e muito as situações, que são situações de um jogo, que visa medir a resistência física, emocional e psicológica, ali, naquele momento. E quando eu vi Leandro Desábato (foto), um jogador de futebol, não criminoso, sair algemado do Morumbi porque chamou Grafite de negro, ou macaco, algo assim pejorativo, percebi que estávamos diante de uma emboscada: estavam aproveitando-se da astronômica audiência que o futebol possui, para justificarem os bilhões de dóllares doados à ONG`s, estas cada vez mais envolvidas com partidos políticos, que, ao invés de equalisarem, amenizando a situação, parecem mais fomentar essa estupidez, desagregando e distanciando a todos, cada vez mais. Talvez para terem razão de existir e continuarem a desfrutar de um dinheiro que pouco vemos dar resultados na prática, ou mesmo, pouco vemos aplicados em prol da situação.

   Por isso que, num campo de futebol, quando um jogador chama outro jogador de "negro", "crioulo", "branquelo azedo", "seu chinês filho da mãe", "seu corno", "sua mulher está lhe traindo", "eu comi sua irmã ontem!", "seu gordo", "seu viado", "seu merda" e coisas do gênero, mesmo que estúpido, não devem ser tratados como racismo (crime), e sim, insulto e provocação. É humano xingar. Se não for assim, desumano será, e sendo desumana, a lei sucumbirá à ineficácia. É o que não podemos deixar acontecer!!! Porque o racismo, senhoras e senhores, é algo muito, mas muito grave, muito mais sério e delicado para ser tratado e discutido nesse âmbito esportivo, dessa forma, gratuita, como objeto de uso para fins lucrativos e políticos, que mais parecem trabalhar para segregar os humanos em suas diferenças, fomentando ainda mais desconforto e distância entre nós.

 PELO FIM DESSE USO, ATRAVÉS DE NÓS!

@@@
VOLTANDO AO FUTEBOL....

@@@
E NO RIO DE JANEIRO...

   Então o Vasco da Gama começa o ano devendo 2 meses de salários, mesmo após uma temporada qual foi campeão da Copa do Brasil e Vice-Campeão Brasileiro?... É de se pensar, por quê? Salvará, novamente, governador Cabral?!

@@@
E EM SAMPA...

   Enquanto o querido Santos continua se tornando vítima de seu treinador brucutu, o Palmeiras empatou com o Catanduva(?!).... O Palmeiras? O Palestra Itália?!... Sem mais.

@@@
CALCCIO ENTRE JUVETUS X MILAN
Ibra comemora seu gol na vitória do Milan 3x0 no Cagliari.

   Em cada rodada que passa, a Juve solidifica-se como a melhor campanha no Calccio. Em cada rodada o Milan mostra-se o único adversário com chances de tirar de "La Vecchia Signora" o scudetto (título). Briga de cachorro grande, como dizemos no "futebolês"! 

   Destaque negativo para a Internazionale que foi derrotado pelo penúltimo colocado, o Lecce.


@@@
UMA SINGELA HOMENAGEM AO CAMPEÃO DJOKOVIC
NO DESTAQUE DO DIA NA VIDA DESPORTIVA:

O sérvio Djokovic venceu o espanhol Rafael Nadal e conquistou seu terceiro título no Austrália Open. Que jogo fabuloso! Parabéns ao número 1 do mundo. Isso é esporte! Esses são esportistas!

Djokovic jogou como um titã em quase 6h de partida. Parabéns!

@@@

Boa Semana a todos nós!
Até mais!

Abraços,
Fraternalmente,
Crys.

contato: futfan10@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário