White Hart Lane, Estádio do Tottenham. |
Mais um especial domingo eu tive, conhecendo, desta vez, o lendário Estádio do Tottenham, White Hart Lane. O clube foi fundado em 1882, com o nome de um time de Cricket, Hotspur, tornando-se Tottenham HotSpur dois anos depois, em 1884. Ainda em sua primeira década de história, em 1889, fundou seu Estádio, o White Hart Lane. Tudo isso aconteceu e continua acontecendo no norte da capital inglesa, Londres.
Conhecida como uma torcida fanática e tradicionalista, os spurs se orgulham de possuírem a 3ª maior média de público da história do futebol em seu país, atrás apenas do Manchester United e Liverpool. Recorde para os mais 75 mil torcedores, em 1938. Após ser reformado, acoplou-se na margem de 36 mil lugares e sua torcida mantém média 35 mil pagantes por temporada.
Assim, não foi difícil perceber a paixão com certo orgulho em ser Tottenham ao perambular pelas proximidades e dentro do White Hart Lane. E então aviso: nem pensar em conversar com um torcedor e mencionar o Chelsea e o Arsenal. Este último então é historicamente seu arquirrival. Eu ainda não consegui checar qual é a maior torcida londrina, a princípio diria ser do Arsenal, mas também desencorajo qualquer um a falar isso na frente de um torcedor dos Spurs. Eles garantem ter mais torcida que os Gunners! (rs). Sim, como de costume, há muita festa e brincadeiras quando entre eles, torcedores ingleses.
Por fim, mais dois fatores que me chamaram atenção: - mais um estádio de futebol erguido e pomposo entre ruas e lares residenciais. Foi assim no Porto, no Benfica, no Atletico de Madrid, no Real, no Arsenal, no Chelsea... Acho bárbaro essa capacidade de erguer e saber manter um estádio sem causar nenhum tipo de transtorno aos que vão e aos que vivem próximo. Outro fator que descobri hoje, confesso que sempre ignorei: a torcida do Tottenham é conhecida como Yids , uma expressão pejorativa dada pelos rivais e encorporada pelos fãs do Tottenham, pela história do clube o unir a comunidade judaica.
K. Walker, lateral, acerta um chutaço e faz 2x0 Spurs.
No final, Tottenham 2x0 Blackburn, que fez os spurs assumirem novamente o 4º lugar, posição que o classifica para a Champions League. Como cantaram: "to dare is to do ... glory, glory, glory, Tottenham Hotspur" Algo do tipo: ousar para conquistar a glória. Go Hotspur Go.
@@@
ENQUANTO ISSO, UM DIA DE FERNANDO TORRES
Torres marcou 3 na goleada do Chelsea por 6x1
Ali, bem pertinho do Tottenham, querendo a vaga para a Champions League, também estão os incríveis Blues. O Chelsea que ao longo da temporada pouco fez, muito perdeu, após a saída de André Villas-Boas voltou a jogar e vencer de maneira surpreendente a ponto de eliminar o melhor do mundo, Barcelona e enfrentar o Bayer de Munique na final do mais importante campeonato de clubes do mundo. Será que dará tempo de roubar uma vaga? Eis a questão. Eu não duvido mais desse time não...
Por fim: os mesmos jogadores que boicotaram o antigo treinador, pedem agora pela manutenção do ex-auxiliar Roberto Di Matteo no cargo. Esse pedido público que veio através de Frank Lampard só reforçou a indicativa de que Pep Guardiola pode ser anunciado o novo treinador dos Blues. Sonho de Ambramovich. Se o ex-treinador do Barça encurtar as férias e já assumi um clube para a próxima temporada, também, pelo o que tenho lido, aposto que o Chelsea deverá ser seu novo local de trabalho. Quem viver verá!
Hoje a cidade de Manchester vai tremer. Tudo porque o clássico entre City x United está sendo considerado como a decisão do campeonato. Os donos da casa precisam vencer o rival United para ultrapassá-lo na liderança e restarão apenas mais outros dois jogos. É a chance do City de retomar a ponta, naquele que foi, sem dúvida o time mais vistoso da temporada. MAS... do outro lado o sempre correto e preciso Manchester United. Duelo de GIGANTES. E excelente pedida para animar a desanimada segunda-feira!
Manchester City x Manchester United - 30.04.2012 - 16h (Brasília)
Abraços,
Da arquibancada do FutFan,
Crys Bruno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário