sábado, 14 de setembro de 2013

Brasileirão 2013, o campeonato dos aflitos



Rodrigo Caio, do São Paulo, e William, da Ponte Preta, disputam lance pelo alto contra a aflição do rebaixamento.
Foto: Miguel Schincariol \ Lance


Oi, pessoal.


Eu estava preparada para escrever sobre o Botafogo. Em como o alvinegro mais glorioso do Rio de Janeiro conseguiu combinar marcação sem abrir mão da qualidade, como vemos no setor mais importante do futebol, o meio-campo: Marcelo Mattos, um marcador, joga ao lado de Renato, segundo volante mais técnico. Lodeiro, o condutor, tem ao lado Seedorf, o pensador. Com todas as dificuldades do clube pela sobrevivência, eles terem conquistado isso é sensacional! MAS, a disputa na luta contra o rebaixamento acabou por adiar meu texto - ou aplausos - ao futebol do Fogão.



Após o fim da primeira rodada do segundo turno, o campeonato brasileiro 2013 se solidifica como o campeonato dos aflitos. Do nono colocado, o Goiás, ao primeiro fora da zona do rebaixamento, Fluminense, a diferença é de impressionantes três pontos. Rebaixaram tanto a técnica em favor da física, que chegamos ao cúmulo de ter mais da metade dos times da Série A lutando contra a queda para a segunda divisão.



E ouso afirmar que excetuando-se os encaixados Cruzeiro, Botafogo e Grêmio, o restante não se difere em termos técnicos nem tático e sim, físico e psicológico. Por isso, a importância da atitude da torcida do Fluminense, da Portuguesa e ontem, no retorno do campeoníssimo Muricy Ramalho, do São Paulo, abraçando seus times. São clubes que já estão focados nessa situação, ao contrário, de outros clubes, como a dupla Bahia e Vitória, Vasco e Goiás, que pareciam manter-se longe da Z4.


O genial maestro João Carlos Martins, em campanha pela Lusa. Saiba mais:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/portuguesa/noticia/2013/09/lusa-convoca-maestro-e-reduz-preco-de-ingresso-para-lotar-o-caninde.html#equipe-portuguesa




E no BR-13 dos aflitos, resta-me lamentar o grau de escassez de recursos técnicos para a prática do esporte e torcer, confesso, para que os clubes consigam formar jogadores ao invés de servirem de estampa para rapazes sem condição de jogar futebol, mas que conseguem porque seus donos, agentes ou grupos de investidores, "dão as cartas" nos juvenis e juniores.



A retomada da qualidade urge! Isso porque o abuso à mediocridade já está custando caro: os grandes times europeus dominam nossos canais e transmissões. Os meninos e meninas, torcedores brasileiros, vestem mais as camisas do Barcelona, Real Madrid, Bayern do que dos nosso clubes, e por razões óbvias, são os ídolos do Velho Continente, os ídolos da garotada. Não acusem a propaganda. É taõ simplista quanto perigoso essa nossa mania de culpar sempre fatores externos, como se não tivéssemos culpas.


A retomada da qualidade urge!


@@@

FALANDO NISSO... ESTREIAS AGITAM A ZONA EURO




Final de semana traz a expectativa das estreias das três principais transferências da temporada: Bale estreará no Real Madrid, amanhã, (14\09), em partida contra o Villareal, às 16h. O galês mais comentado das últimas semanas deverá entrar durante a partida, por questões físicas. Enquanto isso, os merengues ficarão a cargo do excelente Isco e, claro, do artilheiro Cristiano Ronaldo.


O jogador mais caro da história movimentou tanto seu ex-clube, o Tottenham, quanto o seu maior rival local, Arsenal. Foi para "fazer caixa" que o Real Madrid aceitou vender um dos maiores jogadores do mundo, o alemão Mesut Ozil, para os Gunners de Londres. 


A sua estreia tem sido exaustivamente comentada - não, não somente a mídia brasileira desgasta, a vocação é internacional, suponho. Comentado como a mais qualificada compra do Arsenal desde o extraordinário Dennis Bergkamp, Ozil trouxe esperança ao torcedores de que o Arsenal disputará o título. O primeiro passo começa amanhã: Sunderland x Arsenal rolam a pelota às 11h. 


Com menor badalação, mas não menos importante, é a estreia do meia-atacante dinamarquês Christian Eriksen, no Tottenham Spurs. Diante da sua torcida, no charmoso e aconchegante White Lane, o "novo" Spurs que perdeu seu melhor jogador e ídolo, Bale, mas contratou dois jogadores muito técnicos, Eriksen e o argentino Lamela (ex-Roma), entregará em campo com sua nova formação, que conta com o brasileiro Paulinho. Tottenham x Norwich rolam a pelota às 11h, com transmissão da Espn Brasil. Imperdível!



@@@
E SE VOCÊ, COMO EU, ADORA O CALCIO...

Nesse sábado de gala, um clássico para chacoalhar! E não um clássico qualquer, se é que isso existe, mas o mais popular clássico da Itália, Internazionale x Juventus.

Buffon, arqueiro da Juve: "Inter é um obstáculo ao nosso tricampeonato, sim."

ENQUANTO ISSO NO MILAN... "Grande ídolo recente do Milan, Kaká deixou a equipe italiana no auge da carreira. Melhor jogador do mundo em 2007 e embalado por grandes temporadas com a camisa rubro-negra, o brasileiro se transferiu para o Real Madrid no ano de 2009, quando o clube merengue pagou 65 milhões de euros pelo futebol do principal jogador do país pentacampeão mundial naquele momento." (Escreve a ESPN-Brasil).

Já o Globo Esporte.com anuncia assim o retorno de Kaká: 



Kaká estampa alegria no retorno ao Milan.


"Recentemente repatriado pelo clube milanês, Kaká pode ser a novidade de Massimiliano Allegri para o duelo em Turim, e o meia brasileiro salienta seu desejo de recomeçar logo sua trajetória nos gramados defendendo a camisa rossonera, pela qual viveu seus melhores momentos.
Com 270 partidas disputadas e 95 gols assinalados, o ex-jogador Real Madrid tem como um de suas principais ambições alcançar logo a expressiva marca centenária pelo tradicional time italiano.
- Eu prometo o máximo de esforço, e um dos meus objetivos é chegar a 100 gols para o Milan. Eu só preciso de mais cinco, e espero chegar lá em breve – ressaltou o meio-campista, que pode começar na suplência contra o Torino.
Além de reconquistar seu prestígio no futebol europeu, Kaká tem como meta convencer Luiz Felipe Scolari de que ainda é importante para a seleção brasileira e, com isso, disputar seu quarto Mundial, que será realizado justamente em sua terra.
- Estou visando a um lugar na Copa do Mundo com o Brasil, porém mais do que qualquer outra coisa eu quero fazer bem meu trabalho aqui – enfatizou o jogador. de 31 anos."
Boa sorte, Kaká!

@@@

Então, é isso, pessoal.

Até a próxima.

Abraços,

fraternalmente,

Crys Bruno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário