segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Cala a boca, Edinho!

Walter comemora de novo: três gols em 36 minutos em campo.
Foto: Nelson Perez\FFC



"O gordo" ou "o jogador de futebol"? Fico com a segunda afirmação para definir o atacante Walter.

Ele continua jogando por terra abaixo as teorias e práticas da preparação física no "futebol moderno brasileiro", que ajudam na melhor preparação do atleta, claro; e só.


Com esse excesso de preparação física, modificamos POR COMPLETO a formação do jogador de futebol do nosso país, destruindo nossas características, nivelando-nos aos robôs europeus.


Nas divisões de base, a força do corpo físico sobrepõe ao talento. No campo, o futebol brasileiro vê jogos cada vez piores, com repertório técnico muito ruim. 


Resultado? Clássicos como FlaxFlu e Vasco x Flamengo mal chegam a receber 20, 25 mil pessoas. Algo inimaginável até os anos 90. Parabéns aos (ir)responsáveis.


O nível técnico caiu tanto, tanto, que apesar de pesar 100 quilos, o talento entra em campo e faz a diferença. Talento que não é de nenhum Reinaldo, é apenas de um jogador de futebol que possui todos os fundamentos técnicos para exercer sua função.


Assim é Walter: chute de perto e longa distância, cabeceio, posicionamento, acompanhamento da jogas, fazer a parede e tabelas; os fundamentos de um centroavante. Nada demais para quem viu Evair, Edmar, Careca, Romário, nos anos 80; e Ronaldo, França, e alguns outros poucos depois. 


Desse nível, hoje, nós temos apenas Fred, com 30 anos. E agora Walter. Sim, Walter. Mesmo com 100 quilos, ele desequilibra no futebol da força física repleto de "nêgo" sem o mínimo de técnica de jogo. 


Aos formadores de atletas que não se importam mais em formar jogadores de futebol, só digo uma coisa: o nome dele é Walter. Vocês o chamam de gordo, mas devem chamá-lo apenas e com respeito de jogador de futebol.



@@@
CALA A BOCA, EDINHO!

É difícil ouvir a voz do ex-zagueiro tricolor, Edinho, nos comentários na TV, ultimamente. Meu primeiro ídolo tricolor - tinha um poster dele da cobrança de falta do gol do título, em 1980... hoje, seus comentários me causam espanto.

Do zagueiro seguro e líder a um dos piores e mais infelizes comentaristas de futebol, Edinho declarou que era um desserviço ao futebol o Fluminense contratar um jogador com 100 quilos, como Walter.

Desserviço ao futebol brasileiro, senhor Edinho, é essa enxurrada de preparadores físicos e "técnicos-físicos" e "comentaristas-físicos", como você,  que não ensinam mais os fundamentos do futebol e sim, SOMENTE, os fundamentos da preparação física.

São vocês que causam prejuízos ao futebol! Não, o Walter. São vocês que vêm acabando com o futebol brasileiro, roubando de nós, torcedores, a qualidade do jogo.

Por isso, a cada gol ou grande jogada do Walter, vibro, esfuziante, porque é como se ele me devolvesse o nosso futebol que os senhores privam de nós.

Vocês são o real desserviço. O maior prejuízo. Já Walter, ah esse é só jogador de futebol.



@@@
FLU VENCE E MANTÉM A LIDERANÇA.

Rafael Sóbis comemora o gol que marcou a virada do Flu no placar: a vitória seria magra, não fosse Walter.
Foto: Paulo Sergio\LancePress



TOQUES RÁPIDOS em DESTAQUES DO JOGO:


Jean e Diguinho não podem jogar juntos.


- Contra retrancas - ôh, problema que o Fluminense não supera por falta de ousadia - Jean e Diguinho, especialmente o segundo, jogam sem pressão da marcação e com espaço para a saída de bola. Jean, que tem técnica, ainda chega ao apoio com certa qualidade; Diguinho, nem pensar. 


No jogo contra o Boa Vista, em 90 minutos, apenas UMA VEZ um dos dois chegou à frente e criou algo para os atacantes: foi Jean, aos 26 minutos do primeiro tempo em bom passe para Fred. Isso é inaceitável para o meio-campo de um time grande, hoje em dia.


Para um time com objetivos de títulos, então, nem vou falar! Não canso somente você...

Bem, eu torço para que Renato considere a presença de Chiquinho - que sabe marcar e apoiar e é ágil - no lugar de Diguinho, já a opção Conca e Wagner está descartada.


***

- Calma, Fred ! Seu gol está a caminho. Seu ritmo de jogo que melhora o reflexo, também. O principal foi vê-lo bem fisicamente. 


@@@
E O FLAMENGO, HEIN?, CONTINUA SENDO A VERGONHA DO BRASIL.




O Flamengo, que chamo sem respeito algum mesmo de o Time do Mal, venceu mais uma do jeito Flamengo de ser...

A arbitragem não confirmou um gol do Vasco, que era melhor na partida e abriria o placar logo aos 12 minutos, marcando 2x0, logo depois.

Não foi assim porque a arbitragem não quis. 

E após o escândalo Flamengo&Portuguesa, ainda sob investigação, nada além das precisas palavras do notável colunista João Marcelo Garcez, em seu mural do facebook:


" Hoje, os rubro-negros incomodam-se com as brincadeiras de que teriam pagado propina ao juiz no clássico com o Vasco, porque sabem que não têm culpa no cartório e que, na verdade, foram apenas beneficiados por erro de terceiros.

Mas, ontem, não hesitaram um só segundo em apontar dedos incriminatórios ao Fluminense num caso em que o Tricolor também não foi o causador da trapalhada que o favoreceu, sendo, inclusive, o rival suspeito e alvo de investigação.

Pesar cada palavra que dizemos deveria ser um exercício diário para todos, mas o grande barato é ser mesmo leviano e jogar tudo na conta das "zoações de futebol". "


@@@
QUARTA-FEIRA TEM MAIS FLUZÃO! E cala a boca, Edinho! risos

O maestro e solista, Dario Conca, volta a campo, quarta.
Foto: Nelson Perez\FFC

Quarta-feira, às 19:30h, Fluminense jogará com o Macaé, no Norte Fluminense. Mais Conca, Sobis, Fred e Walter para você!




POR FIM, MAS NÃO MENOS IMPORTANTE: FICA, WAGNER.

"Um, dois, três... quatro, cinco, mil, o Flamengo é a vergonha do Brasil."

Orgulho de ser tricolor.

Abraços, pessoal.

Crys Bruno.


11 comentários:

  1. Atualmente tem que ser "Cala a boca, Edinho; Cala a boca, Roger; Cala a boca, Lédio Carmona; Cala a boca, Luiz Carlos Jr.; Cala a boca, Juca Kfouri"...

    O nível do jornalismo esportivo brasileiro está em franca decadência...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Aloisio. Obrigada pela leitura e comentário. É verdade o que falou; apenas tiraria o Roger do bolo e colocaria o Paulo César Vasconcelos. rs ST4!

      Excluir
  2. ST****

    Cala a boca PFC, ESPN, Globo, Bandeirantes...

    Vou rolar um CD de rock progressivo enquanto curto o show do meu Fluzão.
    Vocês não me ensinam nada e ainda atrapalham para chuchu.

    O Edinho é venerado na minha memória do jogador pelo qual torci em campo.

    E o Flamengo... bem, o Flamengo...
    ... entre as coisas que se pode afirmar é que serve como índice de subdesenvolvimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ha ha ha, "índice de subdesenvolvimento"??? excelente, Mauro. Obrigada pela leitura e comentário. ST4!

      Excluir
    2. Minha amiga, Crys. Pode ter a certeza de que, mesmo que não comente aqui ou no face, sempre tenho o prazer de ler seus textos. Aliás, sendo sincero, eles me serviram de inspuração para o Avante, Fluminense! Perfeita como sempre. Bjs e St

      Excluir
    3. Ah querido Fleury, sendo assim, meu blog já cumpriu com uma razão de ser,além de meu bem-estar em escrever sobre o nosso Fluminense e o futebol. Rs. Perdemos mto sem seus textos como torcida. E obrigada por vir aqui me ler e me conceder o espaço do FEA. Obrigada. É mto importante sua concessão. Bajo. Orgulho de ser tricolor rs

      Excluir
  3. Os robôs europeus estão mais atualizados que os nossos..... Complicado!!! rs

    ResponderExcluir
  4. Olá,Alessandre, que visita ilustre, obrigada. Sim, aqui, graças ao efeito Barcelona e Bayern, o futebol bem jogado é a busca principal. Concordo com vcs que os robôs estão na frente RS. Beijos, SR

    ResponderExcluir