sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Diretoria, aproveita o carnaval e sacode!

As duas táticas da moda no futebol do mundo, usadas por Atlético-MG e Cruzeiro, ano passado: 4-2-3-1 e o 4-3-3.
Reprodução Internet.

Oi, pessoal.


Após falar do elenco do nosso Fluminense, e seu desequilíbrio, vou arriscar o exercício da escalação e posicionamento do time.


Certa de que já superamos a discussão sobre posicionamento defensivo como justificativa do absurdo de se jogar com três volantes, vou imaginar o nosso Flu abrindo mão de um deles. Qual? Jogando a moeda para o alto... se der cara, sai o Jean; se der coroa, o Diguinho.


Deu coroa. (risos). Assim, usarei o Jean como segundo volante, mas se no seu time você preferir o Diguinho, é só trocar. 


Valencia é o volante necessário e útil. O cão-de-guarda, protetor da zaga. Sua noção de marcação é excelente, tanto quanto sua noção de posicionamento. Mas para o passe, já que é ali no seu espaço que se iniciam as jogadas, o seu é passe curto e lateral, precisando que um companheiro de passe melhor se aproxime para a saída de bola.


Se esquecermos o mau momento e pensarmos somente nas características, esse companheiro seria o Jean, porque Diguinho, embora tenha um deslocamento melhor, não tem esse passe agudo para equilibrar os fundamentos necessários dessa saída de bola por dentro - ou pelo meio, como preferir.



Escolhido os dois volantes, é hora de pensar na criação e "agressividade" ofensiva. E nos deparamos com o maior problema do time, maior até que os erros de marcação da zaga e dos laterais, praticamente comum a todos os times brasileiros.

Valencia, Jean e Diguinho: correria sem criatividade.
Foto: Fernando Cazaes




Isso se dá porque cometemos dois pecados terríveis: ao escalar três volantes, abrimos mão de um meia ofensivo, ao lado do Conca; e ao termos apenas um atacante de lado do campo e esse, um menino, o Biro Biro, nosso jogo fica óbvio e limitado, dependendo de jogadores defensivos, os laterais, para ter jogo pelas pontas, obrigando a eles o passe principal de um time, o último passe.


Lateral pode apoiar para fazer um-dois, nunca para ter a obrigação sempre de ir na linha de fundo. Nem Cafu aguentava! Nem é a função de um jogador defensivo. 


Por isso, no futebol antigo, tínhamos os pontas; por isso, no futebol moderno, temos os pontas (risos). Estes são chamados também pelos intelectuais do futebol, de médio-ala, que no futebol antigo chamávamos de ponta recuado. Nomeclaturas a parte, o que vale é a característica do jogador para ocupar aquela posição\ função. 


Mas, só temos o Biro Biro. E agora? Como nos desvencilhar da dependência de uma jogada individual do Conca e do passe de criação dos laterais ? Funcionou em 2010 e 2012, mas caducou. Como sacudir o time, envelhecido, que nos deixou entre os últimos, ano passado?


Estou convencida que passando pelo montagem do elenco. Nosso elenco atual é autodestrutivo. 


O Fluminense precisa, urgentemente, de um atacante de lado do campo. Algo no estilo do Thiago Ribeiro (Santos), Dagoberto (Cruzeiro), ou até o Osvaldo (São Paulo), que quase pintou no clube, ou mesmo o Maicon, que tanto nos ajudou em 2009.


Para isso, você terá que abrir mão de um dos QUATRO CENTROAVANTES:  Michael, Walter, Sóbis ou Fred. Não existe um time grande com quatro centroavantes e um ponta apenas. Que loucura! 


Fred, Walter, Michael e Sóbis: atacantes do mesmo espaço do campo.
Foto: Nelson Perez\FFC
Montagem: Crys Bruno.



Mas, se não der, lá no tal "monitoramento do mercado" (Ai! Haja estômago!), e tivermos que jogar com dois centroavantes, um meia ofensivo com agudez será primordial, já que Wagner não tem mais a confiança de quase ninguém, quase nunca sendo utilizado.


Por quê? Porque dois centroavantes e sem jogador ofensivo de lado do campo, precisaremos de um meia atacante agudo, porque teremos que melhorar a qualidade dos fundamentos, como o passe e drible, do nosso meio-campo, para qualificar nosso jogo por dentro.


Perdeu-se a chance de negociar com o Jadson. Uma pena... Cícero é excelente, mas não para esse perfil, porque lhe falta agilidade, sendo o seu deslocamento só vertical. Perfeito para o lugar do Jean ou Diguinho, já que sem "ponta",  o time persistirá no 4-4-2. 


O 4-4-2 em losango: ainda muito utilizado.
Foto: Internet.

E, ouso afirmar, que sem a contratação de um atacante de lado do campo e de um meia-ofensivo, o Fluminense será mais do mesmo. 

Algo que me causa aflição, a mesma que senti no início de 2013... e deveria causar também aos diretores do clube. Aflição em alto grau, para impulsioná-los a vencer sua passividade e o medo de mexer, de mudar, de sacudir o time. Acorda, diretoria! 


Aproveita que temos moedas de troca no mercado, como Jean, Rafael Sóbis, Wagner, e dê equilíbrio ao elenco. Aproveita que Diguinho e Leandro Euzébio são dois exemplos que já não acrescentam nada ao time! E que Fabio Braga, igualmente, não é jogador de Fluminense, e diminua a folha salarial.


Com isso, aproveita o carnaval para um "sacode"! Livra-se dos jogadores que já não funcionam mais e traga: DOIS zagueiros, um meia-ofensivo e um atacante de lado do campo.


Ah, vocês pensaram que eu tinha esquecido de mencionar a zaga? Zaga nova já! Para ontem! Gum e Elivelton são muito bons zagueiros para compor o elenco. 


Fazendo isso, já reequilibraremos a característica do elenco. Não fazendo, o filme será o mesmo do ano passado. 


O mesmo filme do ano passado? NÃÃÃÃÃOOOO! Porque... vai que o Flamengo não nos salve de novo do rebaixamento?...


E eu vou ali me matar, mas volto na quarta-feira de cinzas...entre confetes e sepertinas, bom caranaval a todos!

Abraços,
fraternalmente,
Crys Bruno.

11 comentários:

  1. Esquece o Jean ! O lugar dele é no banco ou fora do Fluminense. Um volante que não sabe marcar e,há mais de 6 meses não apresenta um bom futebol ofensivo,não merece estar entre os titulares e muito menos nas Laranjeiras. Diguinho não é craque mas é 100 vezes mais regular que o Jean que vive da fama de 4 ótimos meses de futebol apresentados em 2012. Estamos em 2014 e o gajo é só decepção!

    Deixo aqui o link do melhor site de estatísticas do Brasil,que mostra claramente que Diguinho só sai do time por política ou se contratarem um jogador anos luz melhor que ele.

    http://www.footstats.net/jogadores/10320/diguinho/

    http://www.footstats.net/jogadores/12287/jean/

    Tirando o fator volantes,querida amiga,estamos de acordo em tudo mais !

    Beijo grande e divirta-se no carnaval Potuguês !

    ResponderExcluir
  2. Diguinho só sai do time se contratar um jogador ANOS LUZ MELHOR QUE ELE??? Ou então seria política??? Veja se entendi porque fiquei confusa: um jogador melhor que o Diguinho, tipo Cícero, não bastaria? Teria que ser "anos luz melhor"?, tipo Iniesta? haha. Estamos ferrados mesmo.... pena que pelo visto é para sempre.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com sua análise tática.
    Você reclamou do " monitoramento do mercado" mas colocou "moedas de troca no mercado"...rsrs

    Caia na folia portuguesa...mas beba com moderação!!! rs

    ST!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu reclamei dos "obséquios" que os dirigentes usam contra nós, torcida, queridão.
      Não sou portuguesa. Infelizmente ou nao, sou e serei sempre brasileira.
      rs

      Excluir
  4. A onde eu assino, tenha um bom carnaval Português ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O carnaval portugues existe sim rs mas mais como um alegre feriadão. rs. Que nao será meu caso.rs

      Excluir
  5. Cícero é anos luz melhor que Diguinho e Jean juntos.Você me entendeu muito bem.Eu sei que é carnaval ,mas para de brincar.Fala sério .rsrsrsr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Eu posso estar equivocada, se você me convencer. Mas falar sério do Fluminense, sempre irei falar.
      Lembrando: não quero ter razão, quero a gente feliz.

      Excluir
  6. Crysoca, sem querer estragar seu carnaval, não acredito que o Fluminense e/ou UNIMED vão trazer reforços para o time. Tomara que eu me engane.
    Quanto ao 4-3-3, ontem o NOB da Argentina fez um bom jogo contra o Nacional do Uruguai (bem fraco) e vc precisava ver as jogadas dos gols, principalmente a do primeiro.
    Bjs e ST

    ResponderExcluir
  7. Oi, Lili, realmente não vi. Vou procurar para ver. ST.

    ResponderExcluir