![]() |
Cristiano Ronaldo salta para comemorar seu gol na virada do Real, que Messi revirou, dando a vitória ao Barça. Foto: Getty Images |
Oi, pessoal.
Admirável. Ou melhor, admiráveis! Assim descrevo o que vi na partida disputada entre o Real Madrid e Barcelona com vitória dos catalães em hat-trick do genial Lionel Messi.
Admirável. Ou melhor, admiráveis! De acordo com o cronista Peter Quinn, do USA Today, o clássico espanhol é visto por cerca de 500 milhões de pessoas, em todo mundo.
Audiência que justifica o título de ser o maior confronto esportivo do planeta, incluindo os super badalados jogos de futebol americano.
Admirável. Ou melhor, admiráveis Real Madrid e Barcelona. Dois clubes que primam pelo talento e a ofensividade, entram em campo, jogando para vencer, sempre. Mesmo que com filosofias de jogo distintas.
O Real Madrid, eleito, com justiça, o clube do século XX, é deslumbrante. Eu tive a chance de conhecer seu estádio e passear por sua história no seu museu, em 2011.
Foi extraordinário descobrir que os merengues nunca se portaram como um mero clube da Espanha, sempre primaram pelo talento, impondo-se diante de grandes clubes e times , fossem italianos, fossem alemães, fossem quem fosse. Não é a toa que carrega o estandarte de maior vencedor da Champions, com incríveis nove conquitas.
O Barcelona tem vivido nos últimos anos o melhor momento de toda sua grandiosa história, colecionando os mais importantes títulos, elogios e admiração. A geração de Xavi conta com a genialidade de mais um rei do futebol, Lionel Messi. Ainda assim, sua temporada tem sido de altos e baixos, e o time, para muitos, já não joga mais o mesmo futebol.
Escalado sem nenhum brucutu, o Barcelona de Lionel Messi foi o grande vencedor da noite, batendo os Merengues, em pleno Santiago Bernabeu, por 4x3. Escalado sem nenhum brucutu, o Barcelona encanta por provar ao mundo do futebol dos preparadores físicos que o futebol arte sempre foi e será igualmente competitivo e vitorioso.
Sabemos que construir esse caminho do futebol arte, de toque de bola, sempre na direção do gol, demanda um processo mais trabalhoso, que precise de pessoas no clube com uma capacidade e eficiência de alto nível. Assim como Carles Rexach, técnico espanhol e diretor técnico do Barça, responsável por ficar com um menino com problemas físicos, chamado Lionel Messi.
É assim que se constrói um clube. O nível de eficiência na avaliação técnica de um jogador precisa ser diferenciado. E atenção: refiro-me a avaliação técnica de um jogador, não o que vemos no Brasil, ultimamente, que é avaliação física.
Por tudo isso, admiráveis Real Madrid e Barcelona!
@@@
AGORA, FLUMINENSE...
![]() |
Wagner comemora seu gol, o terceiro do Flu: meia vive muito bom momento e merece ser titular. Foto: Nelson Perez\FFC |
Bem, pela primeira vez em toda minha vida eu deixei de assistir o Fluminense para assistir outra coisa, outro jogo, indo ver Real Madrid x Barcelona.
Assisti o primeiro tempo e uns quinze minutos da segunda etapa e pareceu o time mais comprometido depois do vexame da derrota para o Horizonte, time que luta para entrar na Série D...
A vitória veio dos pés dos atacantes e dos melhores jogadores do Fluminense, em 2014, ao lado de Conca, que são Walter e Wagner.
Nem a falta de critério do Renato em escalar Rafinha pela primeira vez no ano e já de titular, prejudicou o time dessa vez. Mas cabe a pergunta: alguém avisou a ele que Chiquinho é jogador de meio-campo? Ah, mas não é volante, né? Tinha me esquecido disso...
Bem, agora é empatar os dois jogos contra o Vasco e ir para a final com o Flamengo... Não é assim que Renato pensa? Ou ele irá calar a minha boca e escalar dois meias para o jogo de quinta-feira, abrindo mão de apenas um dos seus "grandes" três volantes?
MAS...
Mesmo com tanta coisa equivocada na administração do futebol - aliás, vocês ouviram o Cícero Melo informar que conversou com o Ricardo Tenório e esse disse que o Flu irá contratar três reforços? Dois para compor o elenco!!! Um lateral-esquerdo e outro VOLANTE (!!!). Só um zagueiro vem para ser titular
Cabe nova pergunta: Xerém serve a quem? Não consegue dar sequer jogadores defensivos ao time profissional? Xerém serve a quem? Porque ao time profissional do Fluminense não está servindo...
Cabe nova pergunta: Xerém serve a quem? Não consegue dar sequer jogadores defensivos ao time profissional? Xerém serve a quem? Porque ao time profissional do Fluminense não está servindo...
Aliás, nós já não temos trezentos volantes no elenco? Para que contratar outro e para compor elenco? Enquanto isso, o principal setor de um time de futebol vai continuar tendo só dois meias ofensivos, Conca e Wagner.
Que avaliação é essa que está sendo feita? Estou sentindo novamente certo pavor...
Que avaliação é essa que está sendo feita? Estou sentindo novamente certo pavor...
Bem, para piorar, o comando técnico do clube vem me desanimando... Esses três volantes que não marcam ninguém - novamente ontem vimos o adversário entrando em nossa área com facilidade tiram a chance de dar ao time mais posse de bola e criatividade com Conca e Wagner.
Ver Renato treinando o Fluminense me desanima, confesso.
MAS...
O jogo de quinta-feira, contra o Vasco, valendo vaga na final do Carioca, eu não perco de jeito nenhum! risos.
Coisas dessa paixão inominável que sinto por esse verde, branco e grená. Algo que somente a torcida do Fluminense compreende.
Quinta-feira é decisão. É hora de vencer-se, de se sobrepor aos erros de uma diretoria que não entende de futebol, de se sobrepor a covardia do treinador, que não entende de futebol, para vencer o Vasco.
Quinta-feira é coração. E mesmo à distância, o meu estará lá, no Maracanã.
E que venha o Vasco!
Abraços, pessoal.
Fraternalmente,
Crys Bruno.
Querida,
ResponderExcluirA estória do Messi é fascinante, ele é autista e, com esforço, ajuda adequada, conseguiu mostrar sua genialidade.
Já, por aqui, estão discutindo, brigando para ver se o Rodrigo Caetano volta ou não e, fazendo esse mistério todo nas contratações, que mais uma vez, serão furadas, sem critério e conhecimento do negócio chamado futebol. Depois a culpa é do Fred... rs Ainda que pese sobre ele uma fase ruim... Vamo que Vamo! rs Vamos aguardar quinta... Mais sofrimento ou raiva ou alegria... Há muito não tinha tanta raiva, como fiquei, depois daquele jogo com o Horizonte! Afeeeeeeeeeeee
Oi Milady, pois é. Se Fred ainda não tem sido a solução, nunca poderá ser tratado como um problema do Fluminense. Nunca. Os problemas e graves problemas são outros e rumamos , nessa batida, a novo rebaixamento... Não é pessimismo. É realismo. É futebol.
ExcluirTexto impecável!
ResponderExcluirÉ triste ver que temos um time bem fraco. Quando trocava de canal pra dar uma olhada no
jogo do Barça, parecia que eu estava vendo outro coisa, totalmente diferente do
que via em Macaé.
Tomara que passemos pelo asco, mas como já te disse reiteradas vezes, estou muito
desanimado.
ST
Oi Maturana, pois é... pois é...estou muito preocupada com tudo que estou vendo, ou melhor, revendo...
Excluir2013 não acabou. Uma pena. ST!