![]() |
Wagner aproveita o rebote e marca para o Flu: gol não evitou a derrota. Foto: Paulo Sergio\LancePress |
Oi, pessoal.
Diante de mais de 50 mil tricolores o Fluminense decepcionou e perdeu para o Vitória, 2x1. O que faltou? Uns dizem que um zagueiro; outros, um atacante de velocidade; e ainda há os que reclamam um jogador de criação para ajudar o Conca.
Eu, cada vez mais, estou entre os últimos: o Fluminense precisa de outro meia ofensivo. Na derrota diante do Vitória isso ficou ainda mais claro, afinal, o Fluminense não perdeu porque faltou um zagueiro ou um atacante veloz.
No primeiro gol, Diego Cavalieri falhou; no segundo, a falha foi de Bruno. Embora os zagueiros Gum e Elivelton não inspirem confiança, o novo posicionamento do time - com a linha adiantada - permitiu uma melhora no rendimento individual deles, porque mais próximos do meio-campo, e assim, mais protegidos. Não há dúvida a necessidade de um zagueiro melhor.
Um atacante veloz ajudaria sobremaneira. É verdade. É uma lacuna em nosso elenco. Mas, esse mesmo elenco conta com Sóbis, Fred e Walter. Quem sairia para entrar um atacante veloz?
![]() |
Conca tenta o passe: elenco tricolor precisa de mais um de seu estilo. Foto: Nelson Perez\Fluminense F.C. |
Por isso, um meia ofensivo com as características do Conca, especialmente de deslocamento e movimentação, ajudaria a diminuir a necessidade de um atacante veloz, abrindo os espaços para as finalizações de Sóbis e Fred. E, no novo Fluminense, que se impõe e marca pressão, são, como deve ser, os meias que ditam o jogo.
Wagner deveria ser esse jogador. Mas ainda não encontrou, na sua leitura de jogo, os espaços que Conca conhece e encontra como poucos. É natural. São poucos jogos atuando juntos e nesse novo esquema. É possível que Wagner melhore quando conseguir se deslocar mais em "X" e na horizontal, ao invés de se fixar muito pela esquerda.
Por tudo isso, uma coisa ficou clara: contratar um meia ofensivo é, no mínimo, tão prioritário que um zagueiro. Que Cristóvão perceba isso e a diretoria consiga atendê-lo, trazendo um jogador para essa função, porque contar somente com Conca e Wagner, na posição mais importante de um time, é muito, muito pouco.
@@@
TOQUES RÁPIDOS: Fred e Cristóvão
É nessa quarta (7) que Luis Felipe Scolari anunciará os convocados para a Copa do Mundo.
Um dos nomes certos da lista é Fred. Recuperado fisicamente, o capitão Tricolor só está devendo atuações melhores.
Eu sei que sem um companheiro de ataque veloz, num time que somente Conca tem essa agilidade, prejudica a participação dele no jogo. Outro Conca, por favor!
POR FIM, MAS NÃO MENOS IMPORTANTE... Cristóvão e os primeiros erros.
Responsável por revolucionar o jeito de jogar do Fluminense, que com ele é mais austero e imponente, Cristóvão também não foi bem, no sábado.
Errou ao sacar Sóbis para pôr Walter, trocando "seis por meia dúzia". Com o Vitória todo atrás da linha da bola, poderia ter sacado Jean ou Diguinho para a entrada do atacante ou mesmo tentado o Biro-Biro, proibindo ele de chutar a gol, claro! (rs).
E se falta um zagueiro, um meia, faltou, ao técnico tricolor, sair do óbvio numa partida que precisávamos furar uma retranca com qualidade: tabelas, enfiadas de bola, e não através do chuveirinho na área, por exemplo.
Que fique a lição. Afinal, mesmo parafraseando o Tricolor Alberto Tembo, que com propriedade escreveu que perder assim não chega a apavorar, o time ter decepcionado mais de 50 mil torcedores foi lamentável.
Que fique a lição. E venha um meia-ofensivo já!
Abraços,
fraternalmente,
Crys Bruno.
Querida vou repetir o comentário da última coluna- risoss:
ResponderExcluirPós jogo: gosto muito do Walter, ele é muito bom, mas não vai fazer gols sempre... Haja visto, ontem, entrou e não fez.... Tem que ter calma e, amadurecer um pouco. Sóbis e Wagner ficaram na reserva "por piores motivos" risoss, não por esquema tático, por "cabeça" dos outros treinadores. (Waltinho, keep calm...By Lilian- risoss ) O que eu quero dizer é: ele não é a solução, ele faz parte do esquema. Precisamos de um atacante de velocidade, precisamos de um novo WNem, Bolt, Allan etc... Que essa nova geração, de Xerém, não produziu... Biro Biro não é esse cara... Tampouco Marco Jr.
Pena não termos conseguido nos isolar na ponta da tabela, hoje, com o final da rodada, podemos até deixar a vice-liderança... Já estava acostumada às Vitórias...rs Acostumamos, fácil, com coisas boas. Perder com o time jogando bola, faz parte, mas que estava contanto com os três pontos, estava!!!!! rs
PS: entendi sua colocação de mais um meia, e se resolver com este meia, outro Conca, assim seja!
Verdade, Milady. Estávamos todos contando com a vitória. Sobre o Walter, tenho pouco a dizer. Ainda. rs
ExcluirConcordo , pois apesar de termos um quarteto de alto potencial , só o Conca joga bem todo jogo , o Wagner o Sobis e o Fred , naõ conseguem repetir boas atuações principalmente o Fred (está muito previsível e lento) e o Wagner que parece um vaga-lume, e tbm concordo que desta vez não foi culpa da zaga , e sim do Bruno como vc falou e tbm do Diguinho que estava muito longe do marcador no segundo gol ele e desatento e displicente .
ResponderExcluirTb, "Anonimo"! Boa observação.
ExcluirDepende da qualidade do Atacante de Velocidade: Se for um Felipe de Defensor, qualquer um dos velocistas do San Lorenzo, até mesmo o Arce do Bolivar, ou repatriamento do W Nem ou Alan, vazaria o Sóbis, sem sombra de dúvidas. Quanto ao meia que tanto precisamos, o nome dele é Lorenzette, do Universidade do Chile: cairia como uma luva no lugar do Wagner. Primeiro volante, já temos, o Edson que vai barrar o Diguinho no primeiro coletivo. O lateral esquerdo era para ser o Cortês, que está lá, surpreendentemente, no Criciúma. A bem da verdade, o grande problema é o Flu que insiste na pecha de se achar auto suficiente. Dois jogadores nossos seriam titulares nesse time: Luca Patinho e Martinuccio. ST!
ResponderExcluirOi Tulio, como vai?
ExcluirVerdade. Depende da qualidade do jogador. Mas me refiro mais as características da função em campo. E sobre isso, no sistema de jogo atual, acredito que um meia-ofensivo é mais importante que um atacante veloz, em termos de prioridade. ST! Obrigada pela leitura e comentário.