quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Enderson rebaixa o Fluminense

Técnico Tricolor arrega e consegue nova derrota por jogar pelo empate.
Foto: Fluminense F.C.

Oi, pessoal.


Observe a imagem acima. Ela diz muito sobre o jogo. O técnico do Fluminense, agitado, aponta para um posicionamento do campo, observado por um casal de Colorados que expressa a letargia paralisante do Internacional, enquanto policiais se dividem em conversar ou olhar sem esperança para a peleja.


O time adversário daria tudo para não precisar entrar em campo três dias após sofrer goleada de cinco a zero para o Grêmio. Fragilizados, sem confiança, temiam nova derrota. Enderson Moreira temeu mais.


Com perfil de time que tinha tudo para subir as linhas e controlar o jogo com a posse de bola, pela característica do seu meio-campo, o Fluminense arregou, cozinhou o jogo, não pressionou logo de cara, novamente não se impôs, defendeu-se em primeiro, em segundo e terceiro lugares, jogando por uma bola.


Ronaldinho tenta orientar o time: em vão. Flu sem vontade de atacar, perde de novo.
Foto: Fluminense F.C.


Era tudo que o Inter precisava: teve tempo de respirar, se acalmar e entrar na partida. Assim como diante do Avaí, o ataque tricolor muito pouco viu a bola chegar. Mesmo não gostando tecnicamente de Marcos Jr e Wellington Paulista, não posso responsabilizá-los pelos 180 minutos sem gols. 



Igualmente não posso responsabilizar a criação do time, que preferiu obedecer a proposta covarde de jogo, posicionando-se distante do ataque mas grudado à defesa. Defesa que, "reforçada", pouco comprometeu, aliás, quase nada, não fosse o passe errado de Pierre originar o gol de um adversário que "rezava" para não perder e ganhou, da covardia do Enderson, a vitória no cólo.



Quando você joga por uma bola tendo Fred dentro da área, as chances aumentam, mesmo que seja a base de chuveirinhos. Você, o time, não precisa jogar bem, ser envolvente, se impor, jogar um bom futebol. O preço pela falta de coragem existe e costuma se chamar derrota.


Três zagueiros mais um volante de contenção e... gol do Inter.
Foto:LancePress
É por essa razão - jogar por uma bola - que Enderson gostou da chegada de Ronaldinho e Cícero, que aumentam a qualidade no último passe e na definição das jogadas. Longe de ser para dar ao time um novo retrato, nova cara. Não! A proposta é mesmo a mesma limitação dos técnicos brasileiros: defender, fechar espaços e achar um gol no contra-ataque.


Ou os jogadores tomam à frente e se impõem como um time que deve ser ou lutaremos só pelo G4. Só?! Sim, "só". Porque um time que pode escalar e propor um jogo de qualidade e ofensividade como o nosso, com Ronaldinho, Cícero, Osvaldo, Fred, Gerson, Gustavo Scarpa, Vinícius, é time para disputar o título. Mas a covardia do Enderson que "Drubscka" rebaixa o Fluminense de patamar.


@@@

TOQUES RÁPIDOS:

@@@


- Me permito recusar certas coisas. Primeiro, torcedor falando que chegar aos 46 pontos já será lucro. Gente!! Não é possível!!! Eu quase morro quando tenho que admitir que existe cérebro de jerico na minha torcida, a mesma que é a razão maior da minha paixão pelo Fluminense. 


- Reclamam dos analistas da rodada e agem igual! Não projetam o time! Sequer viram o Fluminense com os recém-contratados juntos. Pelo amor de Deus! Saiam das minhas vistas e ouvidos! (risos). O pouco que aprendi sobre futebol, vou esquecer se continuar lendo vocês! Além disso, quase morro quando tenho que admitir que existe cérebro de jerico na torcida mais linda do mundo. Do mundo, sim!


Marcos Jr pressiona o goleiro do Inter, Alisson: colorado não fez uma defesa.
Foto: LancePress



- FALANDO NISSO... Então Kenedy é bom de bola porque Mourinho quis? (Há,há,há)! Lanço um desafio: vamos ver se Kenedy se tornará um novo Moses, Salah ou Gervinho?.. Na Roma, Gérson já chegou! 


- E GÉRSON?! Agora sim, Gérson deverá deslanchar no Fluminense. Ao contrário do que muitos pensam, aliás. Por que afirmo isso? Bem, é simples: até então, era a pressão de conseguir vir para a Europa, ter a garantia da estabilidade financeira. Agora, ele voltará já sendo jogador de um clube europeu, mais tranquilo quanto ao futuro e jogando num clube e num time que gosta de estar.


- Cadê os fãs do Marcos Junior? (risos) Ai, ai, comentaristas de momento mesmo!


- Tirar Ronaldinho, que num segundo pode decidir um jogo, para pôr Lucas Gomes, que para decidir um jogo precisa de incontáveis minutos, jogos, anos, me fez jogar a toalha. Enderson, na verdade, é mais um Abel, Scolari, Muricy, Tite, mais novo. Dificilmente chegará a um Cuca, Telê, Cilinho... Agora é contar com a volta do Fred, no campo e no vestiário, para cortar ao máximo as asas do nosso comandante.



Juan recebe cartão do árbitro: mais uma atuação prejudicial ao Flu
- ARBITRAGEM ... o Fluminense tem sido, sistematicamente, prejudicado pela arbitragem. Mas de todos os erros, a não expulsão do Alex, em entrada criminosa sobre Pierre, por incrível que pareça, foi o menos gritante. 

Durante todo o jogo, as faltas foram bem marcadas, não houve safadeza, enervar jogador, nada. A derrota foi 95% culpa do Fluminense. Isso não significa que não devemos reclamar e cobrar. Só não devemos esquecer que "a bola pune", na grande maioria das vezes, o time que disputa um jogo de futebol sem vontade de vencer mesmo com a faca e o queijo nas mãos.



PRÓXIMA PARADA: Figueirense.


- Domingo, às 16h (que hora boa para mim!), é Maraca, com a estreia do novo time no Brasileirão, já que veremos Ronaldinho, Cícero, Osvaldo e Fred juntos, pela primeira vez! Que seja assim! E que eles imponham a postura de jogo que deve existir desse elenco, esquecendo o quatro, noventa, quinhentos do "filho" de Ricardo Drubscky com Felipão. 


Abraços,
fraternalmente,
Crys Bruno.


PS: Meu parceiro de Arquibancada, Henrique Motta, "sentiu um incômodo", (há,há!) e foi liberado. Muitas derrotas para digerir em curto prazo. Brincadeira, pessoal, o Henrique teve uns imprevistos no trabalho mas volta no final de semana. E se ele não cravar vitória, domingo, cravo eu! (risos).

Saudações Tricolores!




  

2 comentários:

  1. Perfeita sua coluna!
    Não se esqueça que ele é discípulo do Drubscky! Em algum momento esse parentesco ia aparecer... rs
    Esperando que nosso técnico volte a campo... rs
    E rezando que Flu, agora em outro patamar financeiro, faça uma proposta para Cuca ( dentro do realizável), mesmo que seja "contraproducente", não aos meus olhos, trocar de técnico mais uma vez... risos
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fred tb serve de proteção ao emprego dele rs. Volta, Fredon!

      Excluir