terça-feira, 1 de julho de 2014

Missão cumprida.

Quartas-de-final terá França (esq) e Alemanha, no Maraca.



Oi, pessoal.


Franceses e alemães cumpriram seus favoritismos e enfrentam-se nas quartas-de-final, sexta-feira, às 13h, no Maraca. Algum favorito? Nem pensar! Mesmo os jornais franceses tratando o confronto como "o choque contra a máquina alemã", os Le Bleus estão fazendo uma Copa muito boa.



Foi o que vimos, novamente, na difícil vitória sobre a Nigéria, por 2x0. Com seu considerado time titular, "os soldados de marselha" tiveram vida difícil, mas contaram com a segurança defensiva do seu goleiro e Varane, esse grande zagueiro.


No meio, Matuidi e Pogba foram destaques. Lance lamentável foi a entrada do volante francês no nigeriano. Uma expulsão não seria exagerada. 


Já Pogba, autor do gol do alívio, abrindo o placar, fez sua melhor partida nessa Copa. Junto com Valbuena, o meia atacante da Juventus foi determinante para o triunfo, já que Benzema não estava no seu melhor dia.


Griezmann raspa a bola, o zagueiro nigeriano desvia e marca contra: França 2x0.


Os franceses melhoraram muito quando trocaram Giroud por Griezmann, jogador mais leve que joga pelo lado do campo e recoloca Benzema na sua posição. Giroud é aquele centroavante pivô, poste. Sem ele, o ataque ganhou mobilidade e deslocamento. Foi assim que a França conseguiu seu segundo gol, sacramentando a classificação.


O segundo gol dos alemães surgiu num contexto ainda mais dramático que dos minutos finais da França. Contra uma Argélia que se comportou com bravura e excelente atuação defensiva e que teve chances de abrir o placar porque contava com seus astros Feghouli e Slimani inspirados, a Alemanha roeu um osso duríssimo para se classificar!


Sorte para quem assistiu a peleja! Mesmo para muitos de nós, acho que a maioria, aliás, que secava os alemães - faz parte e diverte, embora, eu, particularmente, e nas Copas, torça sempre para os grandes e os melhores.


Com uma atuação brilhante, jogando como um líbero, o gigante Neuer fez grandes saídas fora da área.


Deu para secar com boa esperança! Os argelinos foram "bávaros" e as atuações individuais de Ozil e Muller não ajudaram os favoritos a superar a retranca africana, mesmo com seu time todo no ataque, mesmo pressionando os noventa minutos. Isso só ocorreu com Schurlle nos minutos iniciais da prorrogação.



Era o primeiro gol do que foi o jogo: um ataque contra defesa. Apesar disso, a imprensa alemã reclama da atuação. E isso me surpreendeu bastante. Afinal, minha imprensa discute que não estamos jogamos bem por problemas emocionais, não técnicos...


O grau de exigência e os pontos abordados se diferem. Mas concordo em dois detalhes: a Alemanha precisa acertar as finalizações para superar os franceses e os brasileiros precisam parar de chorar! Porque isso é só futebol e a Copa não nos é vital. Ou melhor, a Copa não nos é vital e isso é só futebol.


Como brasileira, eu admito que não somos os melhores. E admito perder a Copa em casa para quem for melhor. Menos para a Argentina. Essa, eu não admito que conquiste mesmo uma Copa em nossa casa. Xô para lá!!!


@@@
E HOJE TEM MAIS COPA! TEM MESSI E HAZARD! E SUÍÇOS E NORTE-AMERICANOS!


             Argentina x Suiça






São Paulo será palco para os pés de Lionel Messi nessa tarde. O mais incrível jogador da atualidade tentará salvar, novamente, uma Argentina ainda instável e, agora, sem Aguero.

Não gosto de Higuaín, o centroavante pivô que atrapalha mais que ajuda. Di Maria mescla boas e maus lances e Lavezzi é um ponta que precisa do corredor para fluir seu jogo. Romero é um argueiro que não passa confiança. Assim como a defesa, ora lenta, ora afobada.

Do outro lado, a melhor seleção suíça que eu já vi jogar. Destaque para Shaqiri, o suíço, que como Neymar e James Rodriguez, tem somente 22 anos e foi campeão europeu com o Bayern de Munique.

Nascido em Kosovo, antiga Iugoslávia, demonstra a habilidade e técnica da escola que deu ao mundo jogadores como Savicevic e "nosso" Pet, dentre outros.

Será de um estupendo Mascherano a missão de impedir que Shaqiri apronte para cima da Argentina. A conferir!



POR FIM, MAS NÃO MENOS IMPORTANTE... BÉLGICA X EUA








A Bélgica conta, sem dúvida, com a melhor geração, desde 1986, quando chegou entre as quatro na Copa do México, mas ainda não conseguiu encantar.

Com bons e conhecidos jogadores, não encaixou seu jogo nem viu seu melhor jogador, de quem eu sou fã, Harzard, jogar com o brilho esperado, embora esteja sendo decisivo.

Hoje é dia para os belgas mostrarem mais! E a tarefa não será das mais fáceis porque seu adversário vem cheio de gás... Os Estados Unidos comandados pelo grande Klismman entrarão em campo sabendo que seu país irá parar novamente para assisti-los. Batendo recorde de audiência, superando as finais da NBA e do Baseball, pela primeira vez, essa Seleção ajuda a fazer história.


É com esse espírito, essa motivação e contando com o retorno de Altidore, seu atacante, que os norte-americanos lutarão para conseguir outra façanha: chegar às quartas! Para isso eles contam com a técnica e experiência do ex-jogador do Totteham, Dempsey.


A conferir!

Abraços,
fraternalmente,
Crys Bruno.

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Em nome do Velho Continente



Depay abraça Sneijder (10): meia marcou outro golaço, empatando o jogo.


Oi, pessoal.


Todos sabiam que as seleções europeias iriam sofrer pacas com nosso calor do inverno (risos). Todos sabemos que o Brasil não é responsável por isso. A FIFA escolheu o horário das 13h de forma absurda e arbitrária. Foi assim na Copa de 94, nos EUA, quando tivemos jogos sob calor de 40 graus, ao 12h,  no quente sol texano.


Eu lamento porque estraga o espetáculo. Porque, além dos europeus, qualquer jogador de futebol de onde for, inclusive, brasileiro, vai sofrer para jogar. Neymar mencionou que jogar nessa hora "é complicado demais." É algo que quem fez medicina do trabalho não aceita de forma alguma. 


MAS... para o futebol é prova de resistência. E o bravo México jogou contra heróicos holandeses numa partida sob temperatura de 37 graus e humidade relativa do ar de 66%. Eles, na praia, já sofreriam...(risos).


Uma pena porque prejudica a qualidade do jogo, o rendimento de profissionais que não podem perder. A pressão num mata-mata atinge níveis bem maiores. A FIFA não se importa. Os jogadores não se queixam. O torcedor apoia e cobra da mesma forma. E tudo fica por isso mesmo.


Rafa Marques pisa no pé de Robben que aproveita e chama o pênalti.
Pressão na arbitragem está sendo a coisa mais chata da Copa.



Ainda assim, Holanda e México fizeram um jogo emocionante, especialmente, no segundo tempo. Eu fiquei com a impressão que eles se pouparam, dosaram o esforço físico no primeiro tempo para não desperdiçar o gás todo. 


E após abrir o placar num bonito chute de Giovani dos Santos, os mexicanos baixaram o ritmo demais, recuaram e deram campo para a Holanda respirar e entrar no jogo. Herrera, seu treinador, afirmou que não foi estratégia, admitindo que o time equivocou-se, apesar de toda queixa e ênfase à possiveis erros de arbitragem. Aliás, jogar sobre a arbitragem a vitória ou derrota das Seleções já está enchendo a paciência!


Robben cavou o pênalti. Mas foi pênalti. Ele foi travado por Rafa Marques e se aproveitou da situação. Junte isso ao fato de não ter sido marcado uma penalidade no primeiro tempo para a Holanda e... bola na cal, gol de Huntelaar e virada holandesa. Merecida. 


A Holanda segue rumo às quartas, teoricamente, como a grande pedra no caminho da Argentina, defendendo com força e talento a honra do futebol europeu nos campos do país do futebol. É! (risos). Para isso terá que eliminar a grande sensação da Copa, a Costa Rica, no próximo sábado, às 17h, em Salvador!


@@@
E HOJE TEM MAIS COPA! 


                França x Nigéria 





Outro europeu que não está tomando conhecimento do calor e conseguindo mostrar um bom futebol é a França. 

Comandados por Benzema, os franceses entrarão no gramado do Mané Garrincha, em Brasília, favoritos para enfrentar, possivelmente, a Alemanha, nas quartas. Já pensaram? Valbuena e Matuidi têm sido outros grandes destaques dos Le Bleus. 


Do outro lado, uma Nigéria que melhorou após uma partida ruim na estreia contra o Irã. Mérito para Emerike e Odemwingie. Companheiros de time de renomes, especialmente, Mikel, jogador do Chelsea, que não pode ser patrogonista, e Moses do Liverpool, dão aos nigerianos mais experiência para dirimir a pressão e surpreender a França.






@@@

          Alemanha x Argélia




Falando nos africanos, têm sido os argelinos donos do melhor futebol até agora na Copa.

Isto não é por acaso: o time é feito de vários atletas já valorizados em grandes clubes europeus como Feghouli (do Valencia), Bentaleb (do Tottenham), Slimani (Sporting-POR), Yebda (Udinese), Taider (Inter de Milão) e Ghilas (do Porto).

Serão eles que pisarão no gramado do Beira-Rio para repetir a histórica vitória sobre os alemães no Copa de 82, na Espanha. Só que do outro lado, os argelinos enfrentarão uma Alemanha pronta para ser campeã no Brasil. Não somente pelo excelente time, mas mais ainda pelo bom astral dos seus jogadores que curtem a cada dia o evento e o Brasil. Isso conta muito. E deverá contar, logo mais, na bonita capital gaúcha.


Alemães e franceses em ação, rumo às quartas-de-finais: em nome do Velho Continente!

Alemães e franceses rumo ao Maraca para medirem forças nas quartas, na próxima sexta-feira! Às 13 horas! Em nome do Velho Continente.

A conferir!

Abraços,
fraternalmente,
Crys Bruno.

sábado, 28 de junho de 2014

Brasil sobrevive. Colômbia sobrevive. E agora?

Aos 22 anos, o único jogador de talento do Brasil beija a bola para bater um penalti.




Oi, pessoal.

Uma classificação DRAMÁTICA.

Era apenas um Chile e sofremos. Sem um meio-campo com talento e qualidade, o Brasil foi facilmente marcado e envolvido. Algo inacreditável para um país cinco vezes campeão do mundo. Algo inaceitável para um Brasil! Um Brasil que deixou um Chile crescer e ser melhor na partida, quase nos roubando a vaga, após cravar uma bola na trave nos minutos finais.


Cadê o samba brasileiro? - pergunta a imprensa europeia que gosta da gente.

Cadê o Brasil? - eu pergunto. Enquanto assistia o Chile nos dominar, no segundo tempo, pensava se merecíamos aquela humilhação...Um time sem história nenhuma, sentir e jogar como um time de nível como o nosso. Por uma falta de talento e ofensidade, permitimos que UM CHILE crescesse para cima de nós, num jogo de Copa do Mundo, na nossa casa!


Aliviados, brasileiros celebram a classificação.



Parabéns aos técnicos medonhos. Parabéns aos formadores de atletas, não de jogadores de futebol! Eles nos fizeram passar por isso hoje! Vergonha. Vergonha. Time sem vergonha. Ou melhor, time sem talento. Time sem meio-campo. Time sem time.


MAS... acreditamos! Torcemos! Não admitimos que alguém possa ser melhor e conquistar a taça na nossa casa!

Eu não admito. Eu não admito Luiz Gustavo, Felipe Melo, Emerson, Dunga, Ramires, Cesar Sampaio, Kleberson, Mauro Silva, Mazinho, Fernandinho, tomarem o lugar de Falcão, Clodoaldo, Sócrates, Raí, Alex, Ronaldinho Gaucho. Não, não admito.


E enquanto eles, os gringos, riem... eu sofro para passar por um Chile, numa Copa, no Brasil.



Neymar, esse menino de 22 anos que está suportando a pressão. 


RICARDO ROCHA, OBRIGADA: " Messi, Cristiano Ronado, Maradona, "A" ou "B" não fizeram uma primeira Copa como o Neymar está fazendo. Só Pelé arrebentou na primeira Copa, sendo jovem."


DE CHORAR. SEM GRAÇA. SEM TALENTO. SEM NADA.

" Só Deus sabe... minha família...sabe o que eu passei." - desabafa Julio Cesar.

Vale lembrar que esses jogadores sairam de vidas miseráveis. Não merecem essa cobrança.


@@@
ADEUS, URUGUAI. FUTEBOL É TALENTO. FUTEBOL NÃO É PORRADA NEM MORDIDA

James Rodriguez marca um golaço e ajuda a Colômbia.


A Colômbia impôs seu jogo ofensivo e eliminou o defensivo e retranqueiro Uruguai. Os colambianos foram donos do jogo desde o início, donos do meio-campo, donos da melhor qualidade técnica. Comandados por Cuadrado e James Rodriguez, tomaram conta do jogo, fizeram os gols e classificaram-se sem dificuldades para as quartas.


Serão os colombianos nossos adversários na próxima fase. E pelo nosso pobre repertório, teremos mais sofrimento na próxima sexta-feira. Ao contrário do Chile, a Colômbia atacará com destemor e mais qualidade, explorando o nervosismo do nosso mediano time.

Rodriguez, Cuadrado,Teo, Jackson Martinez: os colombianos curtem a vitória.


Haja coração. Haja coração!

@@@
DOMINGO EU VOU AO CASTELÃO

Holanda x México








Fortaleza será o campo do confronto entre Holanda e México. Favoritíssimos, os holandeses mostram-se a vontade no Brasil. Algo até então inesperado por ser aquela seleção que conta com grandes jogadores, mas sem grupo, sem ambiente, sempre com problemas entre seus jogadores.


Desta vez, após um vice campeonato mundial, parece que a Holanda está mais inteira. Com seu setor defensivo renovado, destaque para o zagueiro Virj,  já fez história ao humilhar a Espanha na estreia e, terminando em primeiro no Grupo da Morte, abriu um caminho relativamente descomplicado até a semi-final.


Nesse domingo,  o México. Depois, o vencedor de Costa Rica e Grécia. Para isso, conta com um trio de primeiríssima classe: Sneijder, Van Persie e Robben. É deles a responsabilidade de levar a Holanda ao topo do mundo, como em 2010.


Para o México, ninguém menos que o campeoníssimo zagueiro Rafa Marques para orientar a defesa que precisará fazer um jogo que beira à perfeição. Na frente, Giovani dos Santos é a válvula de escape para o contra-ataque chegar até Peralta. No meio, Guardado é o cérebro. Serão eles os responsáveis para derrubar uma Holanda favoritíssima e fazer um país inteiro feliz.




Costa Rica x Grécia







A maior surpresa e zebra da primeira fase chega às Oitavas abraçada pela torcida. Falamos da Costa Rica que, classificou-se em primeiro num grupo com três campeões do mundo. Coisas desse incomparável esporte!


Com Campbell e Brian Ruiz entre os grandes destaques individuais da Copa, os costa-riquenhos têm tudo para repetir a dose, vencer a Grécia, escrevendo um capítulo inédito e fantástico da sua história: chegar numa quartas-de-finais.


Para os gregos, a defesa é o melhor ataque. Tem sido assim desde da conquista da Euro, em 2004. É, ao lado do Uruguai, as duas seleções que destoam das outras quatorze classificadas por jogar na retranca - no mínimo oito jogadores atrás da linha da bola.


Por uma bola, normalmente pelos pés de Samaras, será a estratégia grega.


Tudo nesse domingo de Copa.

Imperdível, claro!

Abraços,
fraternalmente,
Crys Bruno.