terça-feira, 1 de julho de 2014

Missão cumprida.

Quartas-de-final terá França (esq) e Alemanha, no Maraca.



Oi, pessoal.


Franceses e alemães cumpriram seus favoritismos e enfrentam-se nas quartas-de-final, sexta-feira, às 13h, no Maraca. Algum favorito? Nem pensar! Mesmo os jornais franceses tratando o confronto como "o choque contra a máquina alemã", os Le Bleus estão fazendo uma Copa muito boa.



Foi o que vimos, novamente, na difícil vitória sobre a Nigéria, por 2x0. Com seu considerado time titular, "os soldados de marselha" tiveram vida difícil, mas contaram com a segurança defensiva do seu goleiro e Varane, esse grande zagueiro.


No meio, Matuidi e Pogba foram destaques. Lance lamentável foi a entrada do volante francês no nigeriano. Uma expulsão não seria exagerada. 


Já Pogba, autor do gol do alívio, abrindo o placar, fez sua melhor partida nessa Copa. Junto com Valbuena, o meia atacante da Juventus foi determinante para o triunfo, já que Benzema não estava no seu melhor dia.


Griezmann raspa a bola, o zagueiro nigeriano desvia e marca contra: França 2x0.


Os franceses melhoraram muito quando trocaram Giroud por Griezmann, jogador mais leve que joga pelo lado do campo e recoloca Benzema na sua posição. Giroud é aquele centroavante pivô, poste. Sem ele, o ataque ganhou mobilidade e deslocamento. Foi assim que a França conseguiu seu segundo gol, sacramentando a classificação.


O segundo gol dos alemães surgiu num contexto ainda mais dramático que dos minutos finais da França. Contra uma Argélia que se comportou com bravura e excelente atuação defensiva e que teve chances de abrir o placar porque contava com seus astros Feghouli e Slimani inspirados, a Alemanha roeu um osso duríssimo para se classificar!


Sorte para quem assistiu a peleja! Mesmo para muitos de nós, acho que a maioria, aliás, que secava os alemães - faz parte e diverte, embora, eu, particularmente, e nas Copas, torça sempre para os grandes e os melhores.


Com uma atuação brilhante, jogando como um líbero, o gigante Neuer fez grandes saídas fora da área.


Deu para secar com boa esperança! Os argelinos foram "bávaros" e as atuações individuais de Ozil e Muller não ajudaram os favoritos a superar a retranca africana, mesmo com seu time todo no ataque, mesmo pressionando os noventa minutos. Isso só ocorreu com Schurlle nos minutos iniciais da prorrogação.



Era o primeiro gol do que foi o jogo: um ataque contra defesa. Apesar disso, a imprensa alemã reclama da atuação. E isso me surpreendeu bastante. Afinal, minha imprensa discute que não estamos jogamos bem por problemas emocionais, não técnicos...


O grau de exigência e os pontos abordados se diferem. Mas concordo em dois detalhes: a Alemanha precisa acertar as finalizações para superar os franceses e os brasileiros precisam parar de chorar! Porque isso é só futebol e a Copa não nos é vital. Ou melhor, a Copa não nos é vital e isso é só futebol.


Como brasileira, eu admito que não somos os melhores. E admito perder a Copa em casa para quem for melhor. Menos para a Argentina. Essa, eu não admito que conquiste mesmo uma Copa em nossa casa. Xô para lá!!!


@@@
E HOJE TEM MAIS COPA! TEM MESSI E HAZARD! E SUÍÇOS E NORTE-AMERICANOS!


             Argentina x Suiça






São Paulo será palco para os pés de Lionel Messi nessa tarde. O mais incrível jogador da atualidade tentará salvar, novamente, uma Argentina ainda instável e, agora, sem Aguero.

Não gosto de Higuaín, o centroavante pivô que atrapalha mais que ajuda. Di Maria mescla boas e maus lances e Lavezzi é um ponta que precisa do corredor para fluir seu jogo. Romero é um argueiro que não passa confiança. Assim como a defesa, ora lenta, ora afobada.

Do outro lado, a melhor seleção suíça que eu já vi jogar. Destaque para Shaqiri, o suíço, que como Neymar e James Rodriguez, tem somente 22 anos e foi campeão europeu com o Bayern de Munique.

Nascido em Kosovo, antiga Iugoslávia, demonstra a habilidade e técnica da escola que deu ao mundo jogadores como Savicevic e "nosso" Pet, dentre outros.

Será de um estupendo Mascherano a missão de impedir que Shaqiri apronte para cima da Argentina. A conferir!



POR FIM, MAS NÃO MENOS IMPORTANTE... BÉLGICA X EUA








A Bélgica conta, sem dúvida, com a melhor geração, desde 1986, quando chegou entre as quatro na Copa do México, mas ainda não conseguiu encantar.

Com bons e conhecidos jogadores, não encaixou seu jogo nem viu seu melhor jogador, de quem eu sou fã, Harzard, jogar com o brilho esperado, embora esteja sendo decisivo.

Hoje é dia para os belgas mostrarem mais! E a tarefa não será das mais fáceis porque seu adversário vem cheio de gás... Os Estados Unidos comandados pelo grande Klismman entrarão em campo sabendo que seu país irá parar novamente para assisti-los. Batendo recorde de audiência, superando as finais da NBA e do Baseball, pela primeira vez, essa Seleção ajuda a fazer história.


É com esse espírito, essa motivação e contando com o retorno de Altidore, seu atacante, que os norte-americanos lutarão para conseguir outra façanha: chegar às quartas! Para isso eles contam com a técnica e experiência do ex-jogador do Totteham, Dempsey.


A conferir!

Abraços,
fraternalmente,
Crys Bruno.

Um comentário: