sábado, 19 de setembro de 2015

Antes tarde do que nunca. Ou: Esperança renovada.








Oi, pessoal.

O presidente Peter demorou demais para modificar a comissão técnica.  Novamente. E pela mesma razão: receio de ser criticado por uma mídia que, em regra, só deseja mal ao Fluminense.

Isso poderá custar caro, novamente. É preciso entender que se não é o ideal demitir técnico, é necessário quando este perde a mão e uma enxurrada de derrotas assola o clube. Inacreditável manter Enderson essas rodadas todas. Uma sabotagem mesmo.

Mas torço para que ainda dê tempo como há três, quatro rodadas atrás, de ainda brigar pelo G4, vencendo numa sequência boa. Com Enderson, impossível. Com um novo técnico, por que não?

O novo técnico escolhido foi Eduardo Baptista. Com o mesmo perfil "taticanocrata" dos seus dois últimos antecessores, só que, aparentemente, mais competente e maleável. Todo sistema, modelo, toda escolha precisa ter flexibilidade, ser maleável, caso contrário, se perde e se esgota.


Eduardo Baptista estreia como técnico tricolor na noite desse sábado: boa sorte ao novo comandante.


Eduardo Baptista não tem meu perfil preferido. Sua maneira de ver futebol é mais parecida com a do Tite. Mas ele cresceu no futebol e acompanhou as mudanças dos anos 80 aos dias atuais. Espero que entenda que elas são mudanças cíclicas e que o Brasil perdeu o fio da meada.

Quando ele diz que precisa encaixar o time numa tática (não o contrário, como equivocadamente fazem) e que o Fluminense é para brigar no topo da tabela, já se distancia da mediocridade que testemunhamos no Enderson, Drubscky, Cristóvão.

Não gosto do seu perfil mas o vejo como o mais capaz, ao lado de Dorival, que a gestão Peter contratou nos últimos dois anos. Hoje ele estreia. Acompanhei alguns jogos do Sport e vi um time com duas linhas de quatro sem a bola e, com ela, um time agressivo, que busca o gol.

Creio que ele fará do Ronaldinho Gaúcho o que fez com Diego Souza - com mais liberdade de ser o pêndulo, sem a obrigação de formar a segunda linha de quatro. Para esta, dois jogadores velozes no lado do campo, como deve ser e que hoje, acredito, veremos com Marcos Jr. e Scarpa.

Seus dois volantes sabem jogar. No Sport, Rithely e Wendel têm perfil mais próximo do Jean que do Edson. Como libera os laterais, um dos volantes ficam mais, protegendo a zaga num triplé defensivo. Esse volante tem que ser mais ágil.

O centroavante precisa segurar bem a bola para dar tempo do meio-campo chegar. Algo que Fred faz como poucos. E jogar pelos lados para chegar ao gol. Por isso, dificilmente, irei ver o absurdo de meias lentos pelos lados do campo como Cícero e Gerson.

Desejo muito boa sorte ao novo treinador. Desejo, acreditando que ele, apesar do perfil contrário ao que prefiro, será competente e eficaz, recolando o time nos trilhos, num caminho coerente e, quem sabe, ainda encostar no G4 e até fazer frente ao igualmente correto time do Grêmio, na Copa do Brasil.

Que venha a vitória hoje mas retomarmos o moral e Eduardo estrear com o pé direito. Eu acredito!

Abraços fraternos,
Crys Bruno.



domingo, 13 de setembro de 2015

Mude o disco, diretoria! Ou: 13 minutos de desabafo.





Oi pessoal

Na noite desse domingo, o Fluminense tenta a primeira vitória no  returno apó cinco jogos sem vencer, estatística pior que a do lanterna Vasco. Estaremos de olhos atentos a partida diante do Sport, na Arena Pernambuco.

Não assisti ao jogo contra o Coritiba, muito pelo desânimo que a minha indignação pela permanencia de um tecnico pequeno com apoio de uma diretoria pequena e do Fred, um jogador que gosta desse estilo pequeno de jogo, mais o sono das duas da manhã , já que estou 4 horas a mais do horário de vcs, foram os principais ingredientes para não aguentar ver o jogo.

Ainda assim deixei minha palinha. Sabia que o time iria melhorar com a escalação daquele meio-campo, como fiz questão de frisar no pré-jogo.

- a queda de rendimento brutal e ridícula é culpa de meia dúzia de jogadores que está indo para noite ou está insatisfeito?

- é preciso ser muito ingênuo para imaginar ser isso, algo tão normal e que faz parte do cotidiano de todo clube de futebol.  Ou vc acha que não há jogadores que fazem noitadas ou andam insatisfeitos no Corinthians, Atlético, Grêmio, Palmeiras, São Paulo, para não citar clubes como Flamengo e Internacional, que publicamente jogadores se manisfestaram insatisfeitos.

No Fluminense, não. No Fluminense essas questões são tratadas como justificativas para queda vergonhosa de rendimento. Não só dos  cinco jogadores citados pela imprensa com informações que vazaram de propósito pela diretoria...


Fred, nosso mais importante jogador, precisando ser treinador na beira do campo: direção fracassa novamente.


Já sou bem grandinha para ser tão ingênua... Da próxima vez, aumentem a lista dos desagregadores, pq essa ficou ridícula e me leva crer que todo o jogador que questionar  modelo e filosofia de jogo  será marginalizado no Fluminense de Enderson, Francis Melo e Fred. Clube de Carolas!

Mas, ah, nada como os fatos...

Contraponto tudo isso, o que temos visto, "Presidente Fred", é que ao modificarem seus treinadores, vários times melhoraram. Incluindo o mediano e problemático time do Flamengo. Assim também o Grêmio, Palmeiras, São Paulo, e até os instáveis Santos, Internacional e Cruzeiro melhoraram.

O modelo de jogo do "Enderson Dunga Drubscky Moreira", e a da maioria dos nossos limitados técnicos, se esgota em si numa competição longa e equilibrada. Junte isso as lesoes, baixas, e erros de arbitragem e uma filosofia de jogo retrógada que desgasta o jogador absurdamente em termos físicos, e mais um ano, a queda brutal na mesma época, julho, agosto.

Só que no Fluminense, sempre a culpa recai sobre o jogador A, B, C, só mudam os nomes. Há anos, a mesma ladaínha para maquiar uma fracassada filosofia de administração e de jogo. Há anos, mais no inferno que no céu praticando o mesmo futebolzinho de time pequeno. Eu estou farta porque desanimada e triste com essa mesmice.

APESAR DISSO TUDO, sim, por saber que há jogadores da noite e insatisfeitos em TODOS OS CLUBES, e que esse elenco não perde para a maioria dos adversários, com um meio-campo mais leve, apesar do retorno de Edson, eu acredito numa recuperação.


Hoje é o  vencer o Sport. Quarta, vencer o Palmeiras. Depois, triunfar sobre Ponte Preta e Goiás, para voltar a lutar pelo G4. Se Fred , que manda no presidente, bancou esse filhote de Ricardo Drubscky com Dunga, que se garanta 90 minutos no campo até o final do campeonato


Simples assim. Não é ser vidente, é mesmo porque o futebol tem resposta e exemplos para tudo, inclusive para as asneiras de uma gestão de futebol que não é do ramo.  Vocês, dirigentes do Fluminense, pegam dois, três para Judas, e os jogam contra a torcida porque convém para cobrir seus próprios erros. Os senhores não me enganam mais.


Abraços,
fraternalmente,
Crys Bruno.