quarta-feira, 28 de março de 2012

Briga pela audiência na Europa.

Ano de EuroCopa: Ucrânia e Polônia receberão as seleções européias



      A importância da volta do talento ao futebol não apresenta-se meramente na opinião do jornalista, comentarista, treinador... Esta está nos números: o futebol dito moderno, com jogadores de combate, marcação em detrimento ao talento, rendeu, na última década, quedas na audiência de TV. Excetuando-se times historicamente técnicos como Real Madrid e Barcelona, todos os outros campeonatos perderam audiência. 

     Conforme pesquisa dos canais ESPN, o futebol possui 3 vezes mais a audiência do segundo esporte mais visto, a Formula 1, que tem sua audiência muito equilibrada ao terceiro mais visto, Rugby. Ainda assim, a audiência no continente europeu para futebol não passa de 30%, enquanto no Brasil ultrapassa os 60%. O fator poder de consumo faz a diferença: desde 60%, menos de 5% têm o poder de compra de um europeu.


     O que especialistas dizem é que na Europa o futebol tem certa concorrência enquanto no Brasil o futebol é soberano. Sorte de quem ganha com isso. E quem tem feito futebol no país, faz com certa comodidade, podendo abusar da ruindade sem perder a audiência, os lucros, a paixão do torcedor, que por amor ao seu clube, aceita ser condescendente com a falta de qualidade em nome de um dito "futebol moderno", competitivo. Na Europa, não. Há que se lutar sempre por jogadores que saibam jogar bem, porque futebol tem que ser entretenimento tanto quanto competitivo.


      Hoje em dia, "revelações" como Robinho e Diego tornam-se jogadores comum no velho continente. Agora esperamos para ver Neymar e Paulo Henrique Ganso brilharem onde o futebol acontece. Mas nada acontece que os faça sair da moleza de jogarem no Brasil, enquanto lá, o melhor jogador brasileiro tem sido um zagueiro... Thiago Silva. No mesmo Brasil onde Neymar e Ganso reinam, ex-jogadores do futebol europeu tomam seus postos de "Maestros", como Ronaldinho Gaúcho e Deco, ou ídolos goleadores como Adriano, Luis Fabiano, Liédson.


     Essa comodidade sem concorrência tem nos levado a um estilo de jogo cada vez mais paupérrimo. Para uma brasileira, apaixonada por futebol, isso é mais que triste, é melancólico. Que pena.


@@@
BARCELONA DOMINA O MILAN, TEM PENALTY NÃO MARCADO E "SÓ" EMPATA.

Goleiro do Milan derruba Alexis: penalti não marcado para o Barcelona


@@@
BAYER DE MUNIQUE VENCE NA FRANÇA E PRATICAMENTE GARANTE A SEMI-FINAL. SE É BAYER É BOM! JÁ SABEMOS.

Mario Gomez comemora com Ribery seu gol na vitória do Bayer : 2x0.


@@@
Abraços,
Da Arquibancada do FUTFAN,
Crys Bruno.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário