Oi, pessoal.
Começa neste sábado (17), a Premier League, o campeonato de futebol mais visto do planeta! Também o mais rentável, além de ser o quarto mais lucrativo entre competições esportiva, perdendo somente para as Ligas Norte-Americanas: NFL, NBA e a Major League Baseball.
Fundadores do futebol e suas regras, em 1863, os ingleses sustentam a marca do que há de mais tradicional nesse esporte que se tornou o mais popular do mundo. Em 1888, liderados pelo diretor do Aston Villa, 12 clubes criaram o primeiro campeonato de futebol da história, conhecido como Football League First Division (Campeonato de futebol da primeira divisão).
Foi assim até 1992, quando todos os clubes da First Division decidiram formar uma nova liga, para a inserção das novas regras financeiras que os ajudariam a se manter. Surgia a PREMIER LEAGUE.
![]() |
O lendário Alex Fergunson ergue sua última taça. |
É o Manchester United seu maior vencedor, com 13 canecos. O Manchester que, até maio desse ano, foi treinado pelo lendário Sir Alex Fergunson. Com o anúncio da sua aposentadoria, após mais de duas décadas no comando, os "Diabos Vermelhos" contrataram outro escocês, David Moyes.
Por isso, Moyes e o seu Manchester United recebem, das atenções, o grande questionamento atual: "- Haverá títulos sem Sir Alex Ferguson?", provoca a mídia.
![]() |
David Moyes estreia sua primeira temporada no MUFC. |
E se a imprensa esportiva, em geral, cutuca o atual campeão inglês, colocando um ponto de interrogação no que será a era pós-Ferguson do clube, aponta em outra direção, ops, digo, treinador, o novo "papa-título" do país. Sim, eu falo de José Mourinho, que, demitido do Real Madrid, retornou ao Chelsea FC. Chelsea que ainda quer tirar do Manchester o renomado atacante, Wayney Rooney.
É assim na Bretanha: os treinadores são o ator principal do futebol. Para muitos analistas, isso explica o fato de, apesar da tradição, força e riqueza no esporte, a Inglaterra ter apenas um título mundial, ainda assim conquistado em casa, em 1966.
Quanto a mim, hoje não soa mais espantoso a maneira "religiosa" que eles tratam o técnico de futebol que chamam de "manager". Para os ingleses, os treinadores são os cérebros do jogo, de um time, de um clube.
Quanto a mim, hoje não soa mais espantoso a maneira "religiosa" que eles tratam o técnico de futebol que chamam de "manager". Para os ingleses, os treinadores são os cérebros do jogo, de um time, de um clube.
![]() |
O chileno Pellegrini, atual tecnico do Manchester City |
Por isso, é a chegada de outro treinador, estreante na Premier League, assunto badalado para a temporada 2013-2014: o chileno Manuel Pellegrini, após um trabalho muito elogiado no Málaga (ESP), comandará o Manchester City de Sergio Aguero. Os azuis de Manchester voltaram a abrir os cofres e investiram pesado em reforços, como o brasileiro Fernandinho, ex- Atlético-PR, mas especialmente, jogadores espanhóis, como o centroavante Negredo e o atacante Jesus Navas.
Correm por fora nas incontáveis casas de apostas do país os dois times mais populares da capital Londres, Arsenal e Tottenham. Este, que é chamado carinhosamente de Spurs por seus torcedores, vem de uma excelente temporada e conta com o jogador mais comentado do momento: o galês Gareth Bale, cobiçado pelo Real Madrid por uma fortuna que pode superar a gasta por Cristiano Ronaldo.
A contratação do atacante titular da Espanha, Roberto Soldado, para suprir um ponto instável da sua boa equipe, a falta de um homem-gol, fez a expectativa por uma excelente temporada ir às alturas. E mesmo com a quase concretizada saída de Bale, a possibilidade de chegar outros renomados jogadores atrai às atenções ao clube londrino.
![]() |
Roberto Soldado, da Espanha: esperanças de gols para os Spurs |
Já os Gunners iniciam a temporada como terminaram a última: sem inspirar confiança. Sem contar com nenhum importante reforço, mantém o time que oscilou bastante nas últimas competições. O Arsenal tentou a contratação do argentino Higuain, mas ele preferiu o Napoli (ITA). Por conta disso, o clube ainda tenta trazer um atacante de peso e o nome mais desejado e tentado é do uruguaio Luis Suarez, só que o Liverpool não aceita se desfazer do seu principal jogador.
FALANDO NELES...
Por fim, mas "nunca!" menos importante, o Liverpool. E será nos pés dos Reds da cidade dos The Beatles, a honra de abrir o campeonato inglês, nesse sábado, recebendo em seu Estádio, o Anfield, diante da sua apaixonada e linda torcida, o Stoke City.
Tradicionalmente o Liverpool é o clube mais popular entre os ingleses - junto com o Manchester United. Mas vivendo um momento de transição no seu mando, comando e elenco, não é apontado sequer para ficar entre os quatro primeiros colocados que se classificam para a Champions League.
Apesar de não figurar entre os favoritos, o Liverpool é sempre uma das mais importantes atrações do país. Comandado pelo mais respeitado jogador inglês da atualidade, Gerard, o time conta com a juventude do brasileiro Philipe Coutinho (ex-Vasco) e de Daniel Sturrigde (Ex-Chelsea e da Seleção), além de Luis Suarez.
![]() |
Mignolet, goleiro belga, foi o reforço mais festejado do Liverpool |
Considerado o ponto fraco (ou fraquíssimo) da equipe, a defesa virá quase toda nova. O clube contratou Kolo Touré (City) e mais dois zagueiros espanhóis, que estrearão no futebol inglês: o jovem de 20 anos, Luiz Alberto (Sevilla), e Iago Aspas (Celta de Vigo). Mas foi a contratação do goleiro belga Simon Mignolet, a mais festajada por sua torcida, já que as atuações do Pepe Reina nunca convenceram positivamente.
Liverpool x Stoke City, às 8:45h (Brasília), darão início a temporada do campeonato de futebol de maior audiência no mundo. Um deleite para cada um de nós que curte assistir bons jogos, sem a pressão ou ansiedade que assistimos nossos times de coração. Por isso, como dizem os ingleses: "Enjoy it!".
Abraços, pessoal.
Até já!
Fraternalmente,
Crys Bruno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário