quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Abram-alas, o Fluzão vem aí!

Torcida Tricolor no Maracanã: à espera de um ano para sorrir.
Foto: Bruno Haddad\Fluminense Oficial


Poucos anos foram tão desgastantes e difíceis como 2013 para o nosso Fluminense.

O time, em campo, foi, ao lado do Corinthians, uma grande decepção. Sequer chegou a final do Carioca; caiu nas oitavas-de-final da Libertadores para o fraco Olímpia; e no Brasileirão, foram apenas 12 vitórias em 38 jogos, sendo derrotado em metade deles.

Não fossem os dirigentes da Portuguesa agirem de forma absurda, escalando um jogador irregular, na última rodada e o Fluminense teria que disputar a Série B. Consequência de um trabalho de diretoria inconsequente.

Página virada. E as cortinas se abrem para mais uma temporada e o primeiro ato do Fluzão será neste sábado, contra o Madureira.

Página virada. E 2014 responderá se a diretoria do clube aprendeu com os erros de 2013. Sua atuação, ano passado, foi uma ofensa à sua torcida. Que não se repita.

E Conca voltou. Renato Gaúcho, também. O volante Chiquinho e o atacante Walter chegaram. Rafael Sóbis e Cavalieri continuaram. Marcão foi definido como o auxiliar-técnico do clube.

Então... Seja bem-vindo, 2014!


@@@
GOOOLLL DO FLUMINENSE: O Conca voltou!

Conca, no ônibus do Flu, observa a movimentação da imprensa e de torcedores pela sua chegada ao treino.
Foto: Nelson Perez\Fluminense Oficial




Após uma espera de duas temporadas, o maior ídolo da história recente do Flu, Dario Conca, está de volta ao Tricolor.

Infelizmente o anúncio se deu em momento crítico, quando o time lutava contra o rebaixamento e às vésperas da eleição presidencial...


Ainda bem que o momento era crítico, afinal, ficou a impressão que Dario Conca somente veio porque se vivia uma crise e seu retorno "acalmaria" a torcida.


Não importa. O que importa é que ele está de volta com sua técnica sem igual e garra inabalável. Que seja o Fluminense, em 2014, o Fluminense de Dario Conca. Bastará isso para ser um ano incrível.


@@@
O FLUMINENSE É MINHA PAIXÃO, NÃO UM PRODUTO DE VENDA.

Torcedor Tricolor bate o tambor e canta em foto espetacular do Bruno Haddad: abram-alas, o Fluzão vem aí!



Não adianta, nunca tratarei o Fluminense como um produto a ser vendido como a "nova mídia" faz. Alguns, até de forma elogiável.

Mas... O Fluminense não é produto de venda para mim. Sequer sou vendedora. 

O Fluminense é minha paixão. Assim como o futebol. E sempre tentarei analisar o time, valorizar os acertos, buscar indicar soluções e caminhos para evitar os erros;  nunca "vender o clube", "propagar sua marca", tapando e minimizando equívocos, superdimensionando feitos e etc. 

Acho deprimente tal jornalismo-publicitário ou tal trabalho de propaganda no jornalismo.

Jornalismo é informar e analisar. Não distorcer nem enganar para vender a marca "x", destruir a marca "y". 

O meu Fluminense nunca será tratado desse jeito por mim. E nenhum outro clube, nenhum jogador, enquanto eu escrever. 

Nesse meu simples espaço,  sempre buscarei algo acima das minhas verdades pessoais. Elogios sem bajulações exageradas; críticas sem denegrir e para reconstruir.

Entendo que o futebol já seja o comércio da propaganda, da venda de uma marca, da venda de enganações, com impressionante sucesso, aliás.

Sim, os craques se foram... escassos sobrevivem e conseguem espaço. Vivemos o tempo em que talento não é necessário para mais nada que envolva a arte. 

Mas, não tratarei o nosso Fluminense assim. Se acabaram com quase tudo do nosso futebol, o Fluminense ficou e não vão usar das mesmas armas para destruí-lo.

Compreendo o meio dessa forma, pessoal, devo registrar que, apesar de estarmos feridos e machucados por parte de alguns jornalistas cretinos, nas últimas semanas, eu não deixarei de criticar quando achar necessário. Sentir-me minimamente útil é meu único objetivo.

Estou convencida que não crescemos, melhoramos, avançamos sem as avaliações críticas, no sentido de orientar e alertar.

Esse é o caminho que defendo para que, como tricolores, colaboremos com os administradores do clube, evitando passar pelo vexame e sofrimento do ano passado, DESNECESSARIAMENTE, muito talvez, porque muitos de nós, fomos coniventes demais.

O que a diretoria do Fluminense fez com a sua torcida, em 2013, foi uma acinte. Não precisávamos passar por aquilo.

Uma pena.

@@@

FALANDO NISSO... NÃO GOSTO DO RENATO COMO TREINADOR, MAS ISSO NÃO IMPORTA.

Renato (de boné), ídolo tricolor como jogador volta a treinar o clube.
Foto: Nelson Perez\Fluminense Oficial.

Renato Gaúcho foi uma escolha ridícula. Não somente por ter sido fruto de guerrinha de vaidade entres "os presidentes" do Fluminense, mas porque, num momento de crise técnica acentuada do time, precisávamos de um treinador de verdade.

Renato Gaúcho não é mau técnico. Nem bom. A bem da verdade, Renato não é técnico.

Era justamente isso que deveria contar a seu favor e torná-lo diferente de todos os outros mediocres técnicos brasileiros, engessados por um excesso de teorias táticas e dogmatizados pelas teorias da educação física. Escalam pelo computador.

Com Renato, não foi assim até aqui... Ao contrário de vermos um técnico tal qual o foi como jogador, atrevido, audacioso, destemido, temos visto um Renato burocrático, previsível, comum.

Muitos acham que após cinco temporadas do vice da Libertadores em que quase rebaixou o Fluminense, o autor do gol de barriga amadureceu e que, finalmente, usará a seu favor o fator "não ser técnico!"

Eu não acho provável. Mas, não importa, porque é o que torço que aconteça. 2013 me deixou mergulhada em denso cansaço. E não quero nem pensar do desgaste que virá se Renato, mais uma vez, for burocrático, previsível e comum...


@@@
TOQUES RÁPIDOS:

- Gosto muito do futebol do Walter. Acho que ele será decisivo e nos ajudará muito. Já que, pelo visto, Fred...

- Chiquinho é um segundo volante comum. Mas não é um Diguinho. Um Fabio Braga. Ele joga direitinho. Para compor elenco, foi válido. Até visando atender a possíveis convocações do Jean.

- Cadê o zagueiro???? É impressão minha ou o elenco está com apenas Gum, Euzébio e Elivélton de zagueiros? Corrija-me. 

- Cadê o lateral esquerdo???? É impressão minha ou só temos o Carlinhos e o Ronan (leia-se: só o Carlinhos) ?

- Gosto do quarteto Conca, Wagner, Sobis e Walter! O Cruzeiro ter conquistado o brasileirão com um time super ofensivo parece que repercurtiu no Fluminense. Que bom.


@@@
ESTREIA 

Abram-alas, o Fluzão vem aí!

O dia e o adversário estão confirmados: sábado, contra o Madureira. Mas a hora e o local...
Ou às 16h, em Conselheiro Galvão.
Ou às 17h, em Moça Bonita.

Pois é...

Prepararia-me para a segunda opção, que é a da Globo. (rs).

Pois é...

@@@
AO TÍTULO, FLUMINENSE!

O Campeonato Carioca será o torneio mais capitalizado do Brasil. Seus jogos serão distribuídos para 58.995.023 habitantes, sendo 51.491.092 (87%) nas cores vivas do HD. 

O Carioca será transmitido para 15 estados brasileiros (todo Norte e Nordeste, excetuando Ceará, Bahia e Pernambuco que assitirão ao regional local). O Distrito Federal também assistirá o Carioca.

É importante, sim. Com ou sem Libertadores. 


@@@

Abraços, pessoal.

Fraternalmente,
Crys Bruno.


6 comentários:

  1. Perfeito esse texto!
    Ouvi, li, mas não sei se é verdade que, estavam correndo atrás de um zagueiro Paraguaio/ Italiano e, um lateral esquerdo colombiano...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O irmão do Cannavaro , eu não gosto. é lento demais.
      Vamos aguardar, Milady. Compreendo o silêncio.

      Excluir
  2. ST**** Crys.

    Não que já não soubéssemos, mas a tua declaração de princípios
    só confirma o jornalismo ético que contamos verter da tua pena.

    Um beijão por isso :* Orgulho Tricolor.

    O Walter no DM direto após chegar.
    Vi isso com quem? Quando?
    Fábio Santos, Valência, etc etc ... nem lembro...

    O DM devia pegar a barca.

    Aliás, alguma explicação/teoria?
    É que ninguém pergunta como fraturou o dedo...

    O Fred joga até de costelas partidas.
    Oi, peraí, isso é na Seleção...
    No Fluzão até "indisposição estomacal" - nome bonito para ressaca -, serve.

    Renato "Churrasqueiro" Gaúcho já treinou a base de rachão.
    Mini-temporada de treino em resort 5*****.
    E promete entrar no sábado com o esquema de 2008.

    O Peter finalmente reagiu.
    Falou baixinho, disse apenas o que já dizíamos.
    E confinou-se à sua page no Face.

    Ontem, meu pai perguntou-me:
    "será que é mais do mesmo?".

    Espero que não.

    Mas para ele e o tio que apanharam do vovô (que também era tricolor),
    porque escutavam os jogos no rádio do quarto e escreviam na parede
    adversário, resultado e marcadores dos gols; sei não...

    Qualquer comentário para quem torce para o Fluzão a sete décadas eu ouço com respeito.

    Mas como nem tudo é cornetar, também tem tocador de bumbo na parada:
    tens toda razão, querida Crys, desde que vi a foto do Haddad há um ou dois dias
    pensei direto: "esse aí eu conheço, esse aí é o meu Fluminense".

    O Fluzão do pó de arroz na arquiba é o que garante essa porra toda.

    O Fluminense somos nós.

    Mauro Balbino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido, Mauro, conto com pessoas como vc e milady para me ajudar a manter-me em meu objetivo, servindo-me de parâmetro. Um super beijo, querido.

      Excluir
  3. Perfeito. Amiga Crys só um adendo , foi o Flamengo q nos salvou !! ST Crys Bruno

    ResponderExcluir
  4. Foi a Lusa. Pq se dependessemos da justica do STJD para permanecermos na primeira , rebaixando vasco e flamengo, não aconteceria.
    beijao, alan

    ResponderExcluir