quinta-feira, 22 de maio de 2014

Fluzão é puro êxtase

Walter marca o gol da virada do Fluminense, deita e rola no gramado: atacante foi decisivo na goleada.
Foto: Nelson Perez\Fluminense F.C.



Oi, pessoal.


Era a partida mais esperada da rodada. Era o jogo da Tv aberta para todo território brasileiro. E numa atuação extasiante, no segundo tempo, o Fluminense goleou o São Paulo por 5x2.


Não foi uma vitória qualquer. O adversário era o São Paulo, o país assistia pela TV. E o Fluminense de Cristovão Borges, já é apontado como o time com o melhor futebol do Brasileirão.


É assim que se conquista torcida, é assim que se coloca o clube na pauta da mídia, dos bares, do café-da-manhã, do "Bom dia" no trabalho: com um futebol atrativo. É assim que ganha novos sócios-torcedores.


Num país, com pelo menos, cinco, seis times que brigam pelo título em condições iguais, faz muita diferença, ser um deles, mas com um futebol atraente, bom de se ver, já que ser campeão não será toda hora, todo ano. 


É assim que o FLUMINENSE fincará tua bandeira entre os mais fortes no mapa do futebol brasileiro no século XXI. Tal como o São Paulo conseguiu, com méritos, e... futebol atrativo.


Mérito total para Cristóvão Borges e a sorte que tivemos porque foi ele, não Ney Franco, que veio substituir Renato Gaúcho.


Futebol é entretenimento. E como tal, precisa ser agradável de se ver. É o que todos os grandes e médios times na Europa buscam agora: jogar um futebol atrativo. Cito a Europa, por ser aqui, que os ditos "cientistas do futebol brasileiro" referem-se quando discursam sobre "o futebol moderno."


É esse o atual "futebol moderno": proporcionar um futebol atrativo, agradável. E não existe um time sequer que consiga isso, jogando daquela maneira acuada, acovardada, que vimos o Fluminense, nos últimos anos. 


Nunca me esqueci quando um grupo de quatro rapazes, amigos da família e dos meus sobrinhos, disseram que não conseguiam assistir os jogos do Fluminense porque eram "chatos". Isso quando o time disputava e conquistava o Brasileiro de 2012. 


Por todo esse tempo que escrevo sobre futebol e, mais ainda, sobre o nosso Fluminense, pedi para ver o que vi ontem. Que puro êxtase! O "futebol resultado" sendo conquistado com futebol bem jogado, com marcação e criação intensas, num time posicionado fora da grande área defensiva.


Uma pena que a Copa interromperá esse Brasileirão que vem sendo do Fluminense. Mas, não interromperá a revolução na mentalidade e atitude que Cristóvão já implementou no time.


Que êxtase! Que puro êxtase! Ver a torcida mais linda do mundo eufórica, sorrindo, contente, orgulhosa, finalmente, representada pelo futebol do time em campo. Enfatizo: do time! Porque mesmo nos melhores momentos, dos últimos anos, ou foi o Conca, ou o Fred, ou o Cavalieri...nunca O TIME. 


Que puro êxtase! Ver Walter jogar futebol!


Que puro êxtase! Observar nossos dois meias ofensivos, Conca e Wagner, jogando e marcando no ataque, próximos da área, e não o jogo quase todo, atrás da linha do meio-campo.


Que puro êxtase! Comprovar o quanto um posicionamento interfere na atuação individual de um time. Inegável que os criticados zagueiros e volantes passaram a errar bem menos. (Fazer penalti em zagueiro, Elivélton?! "Afe"!) *Segundo me informa o tricolor, Anthenor Nicolau, o autor da penalidade foi W. Silva.


Pessoal, sim, eu sei que hoje vocês lerão tudo e todos falarão do grande jogo - que foi porque o São Paulo dignificou nossa vitória - dos melhores lances, jogadas; das atuações dos atletas, enfim, do jogo em si. 


Então, eu preferi falar do jogo num todo, na amplitude que meu coração extasiado conseguiu alcançar: ontem foi um grande passo para reconquistarmos o BRASIL!


O Fluzão é puro êxtase! 


@@@
O DONO DO JOGO: WALTER, TEUS PÉS SÃO MÁGICOS.
Walter manda coração para a Torcida Tricolor, a quem dedicou a vitória.
Foto: Nelson Perez\Fluminense F.C.


No futebol atrativo do Fluminense, ninguém encanta mais que Walter. Tua essência é de um matuto admirável e puro, com uma sinceridade que não ofende, uma verdade que não agride e toda uma espontaneidade de assombrar, num meio onde praticamente tudo é programado, manipulado, orientado.


Por isso, mais que tudo, ontem, ao vê-lo sendo entrevistado no intervalo e no final do jogo, desejei imensamente que o meio do futebol, dessa gente engomada que nos intoxica com as teorias e farsas da propaganda e do marketing, NÃO MUDEM,  NÃO MEXAM NA PUREZA DO WALTER.


Que maravilha ver e ter um jogador como ele! É como retomar aos grandes do passado! É como ouvir e respeitar e idolatrar o Amarildo, artilheiro do Bicampeonato mundial do Brasil, já idoso, ter dez segundos para falar na festa da FIFA, o artilheiro de 62 alongou-se num discurso de minutos, quebrando o protocolo... e muitos idiotas, atuais ídolos, como Neymar, Messi e Cristiano Ronaldo, riam na platéia.   



Walter traz de volta ao futebol brasileiro, o que de mais íntegro ele deu ao país, entre "Manés" e "Reis" (separando Pelé do retardado Edson Arantes), através dos pés mágicos de Amarildo, Zizinho, Didi, Julinho Botelho, Ademir da Guia, Altair, Nilton Santos, entre Djalmas, príncipes, mitos, entre tantos! 


Que maravilha ter e ver um jogador como WALTER! E ainda: vestindo a camisa mais linda do mundo. 


Ave, Walter! "Sir" Walter, teus pés são mágicos!


Abraços, 
fraternalmente,
Crys Bruno.




4 comentários:

  1. Crys Bruno viajei no tempo lendo a sua crônica, relembrando os bons tempos de futebol arte, que pensava tinha morrido. Que bom que o técnico que revolucionou o estilo do jogo seja simples e humilde como o Cristóvão e não o pedante Wanderley. ST!!

    ResponderExcluir