segunda-feira, 12 de maio de 2014

Venceu o melhor.

Fred sobe mais alto e abre o placar: vitória por 2x0 do Fluzão no clássico.
Bruno de Lima\LancePress


Oi, pessoal.


Deu Fluminense, mais uma vez, no segundo FlaxFlu do ano. E apesar de não golear, o Fluminense manteve a partida sob controle os 90 minutos, jogando melhor do que jogou na vitória de de 3x0, onde prevaleceu só o indivual, em partida espetacular do Conca.



Ontem, o nosso Conquinha, que fazia aniversário (31 anos), voltou a ser o mais importante em campo. Desta vez, Dario joga num time mais bem organizado, que venceu, sendo superior, por conta de uma aula de posicionamento e deslocamento. 



É o que temos visto no novo Fluminense de Cristóvão Borges. E ontem não foi diferente. As mesmas linhas avançadas, agrupando os três setores do time - defesa, meio-campo e ataque - que permite melhor cobertura do companheiro na marcação e com o time mais próximo, melhor opção de passe.


MAS...


Embora a vitória tenha nos mantido no G4, na vice-liderança do Brasileirão, e depois de todas as injustiças que sofremos no caso Flamengo\Portuguesa, que nos manteve na Série A, começar o Brasileirão dessa forma, jogando bem, vencendo e no topo da tabela seja maravilhoso, ainda nos faltam algumas coisas para almejarmos ao menos a volta à Libertadores...


@@@
OS DESTAQUES DA VITÓRIA:
Filho, esposa e mãe de Conca no Maraca
Foto: Jornal Extra
DARIO CONCA, O MAESTRO, SOLISTA E RITMISTA.

Com Sóbis e Fred, o Flu fica com um ataque sem velocidade, embora eles supram essa falha com um nível de finalização acima da média no Brasil.

Num time que joga com dois centroavantes sem velocidade na área e um dos meias marcando o lateral adversário, coube só ao Conca ditar o ritmo, novamente. Wagner ficou preso na marcação do corredor lateral de Leo Moura, algo que deverá ser mais frequente, porque os times entupiram o meio-campo de marcadores e os laterais passaram a ser tão importantes quanto os meias-ofensivos, os meias de criação.

Espero que não. Espero ver o Wagner podendo se deslocar em X, como sua posição e característica pedem, atuando não tão fixo, como um ponta esquerda que marca o lateral adversário.  

Ele pode até acompanhar o lateral, mas até um ponto do campo, dali em diante é função do Carlinhos e do volante para ajudá-lo, não de um jogador como o Wagner. A conferir.



DETALHES QUE DETERMINARAM A VITÓRIA

Cavalieri faz grande defesa no único chute do Flamengo no 1° tempo.
Foto: Bruno de Lima\LancePress


Novamente vimos o time agrupando e com as linhas defensivas avançadas. Elas deixam os jogadores mais próximos, e isso é fundamental para que eles se desgastem menos, com isso, marquem mais, tendo, além da cobertura próxima, mais opção de passe, com isso, mantendo a posse da bola.


Tem sido assim o Fluminense de Cristóvão Borges. Eu gosto de enfatizar a importância dessa nova postura, mesmo ficando repetitiva. (risos).


Ontem não foi diferente. Graças a esse posicionamento, essa organização, o time dominou o meio-campo e assim, o jogo, mantendo o Flamengo afastado da sua área defensiva, especialmente ou totalmente, no primeiro tempo, quando só chegou uma vez ao gol de Cavalieri em cobrança de falta do zagueiro Samir.


Chiquinho (13) corre para comemorar seu bonito gol que determinou a vitória Tricolor no FlaxFlu.
Foto: Nelson Perez\Fluminense F.C.


Na etapa complementar, um recuo natural por conta do cansaço dos jogadores do meio campo, deu mais campo ao adversário que conseguiu chegar duas vezes com muito perigo. Tudo na base do esforço.


MAS... quando os rubro-negros acreditavam no empate, Fred pediu para sair, "permitindo ser substituído", e Cristóvão percebeu o cansaço de Wagner e colocou Chiquinho, jogador igualmente ofensivo. 


A "permissão" de Fred e a escolha perfeita do Cristóvão - nossos últimos treinadores colocariam certamente um volante, um Rafinha, não um outro jogador ofensivo - determinaram o contra-ataque certeiro e lindo, no gol que sacramentou uma vitória justa. 

Venceu o melhor!


@@@
TOQUES RÁPIDOS:

ELOGIOS EXAGERADOS AOS ZAGUEIROS:

- Gum errou todos os passes na saída de bola. Isso precisa ser corrigido. Ou usando Jean e Diguinho para o passe curto, quando Bruno estiver marcado, ou sei lá como!

- Se Gum faz faltas imbecis fora da área, costuma ser muito eficiente na bola aérea, dentro da área, lugar onde Elivélton falha acima do razoável, embora esteja indo muito bem fora dela.

- Enfim, precisamos de um zagueiro ágil como o Eli, fora da área; e bom, como o Gum, dentro dela. E continuo não achando que o Henrique, com 31 anos, tenha esse perfil. Tomara que eu queime minha língua!

- Jean e Diguinho estiveram muito bem até cansarem, no segundo tempo, quando comprometeram bastante. E como o Flamengo não aproveitou...

- Carlinhos e Bruno não estiverem no melhor dos dias. No segundo tempo, Bruno abdicou da marcação na linha lateral, abrindo espaços. Carlinhos marcou melhor. Ambos não apoiaram bem.

Wagner teve uma atuação muito boa até cansar, no segundo tempo.
Foto: Nelson Perez\Fluminense F.C.


- E dos jogadores ofensivos, somente Rafael Sóbis não esteve bem. Acontece. E que bom que ainda assim vencemos. Wagner, apesar de sacrificado para marcar a lateral, foi muito bem, parecendo melhor fisicamente, mais desenvolto, até cansar.

- Sim, o meio campo todo cansou no segundo tempo. Cristóvão repôs o gás com o brilhante Walter e o veloz Chiquinho. E, com isso, venceu o melhor!

@@@
E SOBRE O MAL...

- Mulambos (não aprendo a escrever molambo nem com o Felipe Fleury ensinando!), vencer com falha do Felipe é mais gostoso!


- Mulambos, parte 2 : que clube estranho... primeiro, eles preferem jogar num estádio vazio, cobrando uma fortuna no ingresso, para ter mais renda; agora, em pleno Dia das Mães, entram em campo homenageando os negros?! Eu, hein, que clube estranho...


@@@

E que venha o Grêmio!

Jogo espinhoso, em Porto Alegre, no próximo domingo, às 16h.

Arrasa de novo, Fluzão! 


E POR FIM, MAS NÃO (MESMO!) MENOS IMPORTANTE:


Obrigada, Dario Conca!

Que teu aniversário tenha sido só felicidades como desejo que sejam todos os teus dias!

Abraços, pessoal.

Boa semana.

Crys Bruno.

6 comentários:

  1. Respostas
    1. Muito obrigada! Bacana ter mais um tricolor por aqui!
      ST4!

      Excluir
  2. Coluna perfeita, como sempre!!!!!!!!!!!
    Pois é , Fred deixou fazer a substituição... rs, Fred, deixou o campo e, foi, para beira do mesmo, dar assistência ao Cristóvão... rs O que eu quero dizer é: gosto disso, comprometimento total, fora e dentro de campo, não só dele, mas de todos. Acho que, ontem, a zaga se comportou melhor. Mas continuamos precisando de zagueiros, e, ainda, acho precisamos de um WNem...
    PS: Gosto muito do Walter, mas gosto mais do Fred... novidade nenhuma para você, né???? Risoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Milady, que bom que gostou! rs Embora, suspeita. rs. Interfere, sim, no rendimento do Fred a falta de um companheiro de ataque veloz. Nos dois melhores anos dele no Fluminense, não coincidentemente ele tinha ao lado os velocistas Maico e Nem. rs Teu desempenho tb é sacrificado, mas não consigo barrar o Sóbis, além de concordar com o Cristóvão: Walter e Fred não podem jogar juntos.
      E agora? rs

      Excluir
  3. Crys,
    O Flu bem que poderia comprar o Samir do Flamengo: baita zagueiro rsrsrrrrsss. Acho que ontem a correria foi maior e o desgaste dos jogadores também, por isso Jean fez aquela falta boba pela esquerda do ataque do Flamengo ao lado da pequena área. Ainda bem que conseguimos que eles não empatassem.
    Fred deu pinta que poderá ser treinador no futuro, né?
    E o Conca, para variar, foi o Conca. O nome Conca já é um adjetivo de craque.

    ST

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Lili! Disse bem. rs Sobre o Conquinha (by you rs), têm jogos que ele desequilibra ainda mais. E contra o Flamengo parece encarnar o Assis! rsrsrsrs

      Excluir