sexta-feira, 27 de junho de 2014

O que esperar ?


Tabela com os confrontos das Oitavas.

Oi, pessoal.



O melhor da Copa começa agora!  E se considerarmos que a primeira fase já foi espetacular, com vários excelentes jogos, muita ofensividade e gols, imagina-se uma fase de mata-mata com uma dose cavalar de drama, comum ao torneio, mas que, no Brasil, ganha patamares jamais vistos. 



É verdade, há nessa minha afirmação todo um encanto pela Copa está sendo disputada no Brasil enquanto eu a vivo, leio, vejo e sinto do exterior, onde diariamente fala-se do nosso país com muito carinho. Especialmente aqui na Inglaterra. E até em programas de Tv que não são de esportes, como no líder de audiência, This Morning, da ITV.  Veja aqui.

Alison, entre dois sambistas, na Lapa: "Eu nunca fui recebida tão bem em nenhum lugar como estou sendo aqui."



Não há quem não nos trate como lovely people (povo amável), não há quem, ao ver as reportagens em nossos pontos turísticos, não exclame "Eu quero ir lá!". Não há quem não diga que, apesar de tantos problemas, de estádios inacabados, de serviços precários, como ficar sem bebida e comida no intervalo de alguns jogos, a atmosfera tem sido sem igual, incomparável.



É verdade: eu estou em êxtase com isso. E isso pode influenciar minhas altas expectativas para o que há de melhor na Copa: a fase de mata-mata. Sabemos que são jogos tensos, os times não arriscam tanto ou só o fazem mais no segundo tempo. Só que, como essa Copa tem alma brasileira, eu estou apostando que até os mata-matas vão bombar!


E começa com o Brasil, que receberá o Chile, em Belo Horizonte, às 13h. Outro jogo envolverá os sul-americanos: Colômbia e Uruguai.


Então, às Oitavas!

@@@

Brasil x Chile









Brasil e Chile enfrentam-se com semelhanças e diferenças. As semelhanças têm a ver com o estilo de time e em contarem com um atacante de renome internacional. As diferenças são vistas na categoria e na camisa, questões que pesam sobremaneira num jogo de mata-mata.


Os chilenos jogaram mais fechados contra Holanda e Espanha que contra a Austrália. O técnico argentino Sampaoli deverá manter o time com o volante Silva jogando como um terceiro zagueiro, como faz o Brasil com Luiz Gustavo, e abrir mão de um jogador ofensivo, no caso, Valdívia, titular contra os australianos.


Eu espero um jogo difícil porque nós temos dificuldades de furar retrancas e com placar apertado, caso nosso gol demore a sair. E também espero um Brasil melhor em termos de passes verticais nesse nosso comum meio-campo, com a entrada de Fernandinho.


Destaques do Chile: Alexis Sanchez, Arturo Vidal e o goleiro Bravo.

Destaques do Brasil: Neymar, Thiago Silva, David Luiz e Oscar.



 Colômbia x Uruguai.







Que jogão! Mesmo sem seus principais jogadores, Falcão Garcia (fora por lesão) e Luis Suarez (fora por lesionar), Colômbia e Uruguai prometem uma partida emocionante.

De um lado um bicampeão do mundo mordido pela mordida que tirou da Copa seu melhor jogador. Do outro lado um país que não cansa que revelar excelentes jogadores e vem de uma classificação incontestável.


De um lado, um Uruguai que joga na retranca sem ter vergonha disso e sem uma boa atuação. Ainda assim, vem o peso de ter sido o grande sobrevivente do Grupo da Morte, apesar de derrotados pela Costa Rica. O "chato" Uruguai jogará por uma bola. Missão para Cavani cumprir ou o iluminado zagueiro Godin, na forte bola parada.


Do outro lado, uma Colômbia que ataca e encanta com seus jogadores leves e de toques rápidos. Classificada num grupo relativamente fácil, após cumprir seu favoritismo de ser a primeira, terá um teste de fogo: ser capaz de furar a retranca uruguaia. Missão para James Rodriguez, seu principal jogador, cumprir.


Para melhorar, o jogo será no estádio de futebol mais lindo do mundo... (risos).


Destaques do Uruguai: Cavani, Godin, Gaston Ramirez.

Destaques da Colômbia: James Rodriguez, Cuadrado, Jackson Martinez.


Até amanhã!

Abraços,
fraternalmente,
Crys Bruno.

2 comentários: