segunda-feira, 29 de junho de 2015

Palinha de Fluminense 2x1 Goiás

Jogadores, os que restaram em campo, cumprimentam a torcida tricolor do cerrado: vitória para o G4.
Foto: Fluminense F.C.

Oi, pessoal!


Que vitória! Aliás, que vitórias! Primeiro, vencer a espinha de peixe da "preta ponte"! Depois, vencer, de novo,  o FlaxFlu de 95! E, ontem, vencer, o Goiás, no Serra Dourada, com dois a menos, após um primeiro tempo horroroso.


Ainda bem que dos seis amigos que me leem, seis são Fluminense e entendem porque cargas d'água isso acontece! Isso poupa um tricolor de mais explicações.


Eu vibrei com o resultado e a dedicação dos rapazes em campo, mas não gostei. Sim, volto a lembrar que se nas más eu só apoio, nas boas eu curto e cobro muito. Esse 4-2-3-0-1 que fora de casa vira um amontoado de 4-5-0-0-1, não cabe mais! 


O Fluminense de Enderson tem a mesma lentidão do Fluminense de Ricardo Drubscky e Cristóvão Borges, mesmo tendo qualidade individual para jogar melhor. Não pode. Não cabe mais. 


Novamente relembro: se existe variação tática é porque primeiro um técnico tem que analisar o seu elenco e a característica dos seus MELHORES jogadores para, então, encaixá-los nela. Não o inverso. Senão, não seria necessário ter variação tática.


Novamente relembro: esse elenco do Fluminense não encaixa num 4-2-3-1. E não adianta chamar Gérson de marrento e mascarado ou Wagner e Jean de mercenários, chinelinhos e enganadores ou achar que Marcos Jr e Lucas Gomes são o suprassumo.


Esse elenco (e 2015) nos mostrou que temos dois jogadores acima da média: Vinícuis e Gerson. Ambos são jogadores centrais, de meio campo. O 4-2-3-1, variante de um 4-3-3, pede jogador de lado de campo. Vinícius e Gérson não têm esse perfil. Lucas Gomes, Biro-Biro, Marcos Junior e Zezinho do Canto do Rio serão mais úteis ali que Vinícius e Gérson.


Desde que Kenedy saiu, Gérson não conseguiu fazer uma partida decente sequer. Por quê? Marra? Máscara? Eu acompanho futebol tempo suficiente para não cair tanto nessa ladainha, apesar da paixão.


Gérson foi colocado para fazer a função de Kenedy, que foi colocado para fazer a função de um Wellington Nem ou Maicon Bolt. Está errado! Tudo errado! Se Kenedy, um centroavante que cai pelos lados (ou pontas), já tem dificuldade de ser um Renato Gaúcho, Mario Tilico, Sergio Araújo, imagine um meia-armador como Gérson, que joga pelo meio e precisa de uma opção ofensiva para o passe, seu forte?


Eu sabia que torcedor, na paixão, iria queimar o Gérson como esse esquema. Mas, pergunto: que jogador marrento ou mascarado não entra em campo para arrebentar e saciar seu alter ego? Gérson não consegue. Nem conseguirá. Porque onde está posicionado, é pífio.


O outro que me chama a atenção é Wagner. Extremamente criticado, enúmeras vezes com razão, aceitou ser jogador defensivo. Esse ano, me esquivei de analisá-lo como o Wagner, camisa 10. Ele não joga mais para isso. Aliás, desde Abel Braga. Ou 2012. 


Wagner tornou-se, definitivamente, um "volante-esquerdo",um auxiliar de lateral. Já não posso cobrá-lo desejando que ele jogue, no Fluminense, o Wagner que jogou no Cruzeiro. Recebe como aquele, mas aceita a função como esse.


Assim, eu ainda vejo nosso Fluminense equivocado no 4-3-2-1 ou 4-5-1. Embora prefira o Wagner de terceiro volante, mil vezes!, como a Alemanha preferiu o Schweinsteiger de volante, que Jean ou Gérson de pontas. 


Nas más, eu SÓ apoio. Nas boas, eu COBRO e muito. Não cabe mais esse 4-5-1! Se nosso forte está nos jogadores centrais como Vinícius, Gérson, Wagner, Jean, Enderson DEVE "losangar". Com isso, nós daremos condições aos nossos melhores jogadores de jogarem o seu melhor, podendo cobrar. 


E assim, seguir no G4, olhando nossos rivais naufragarem, com a certeza que se a Libertadores não vier, não será por erros nossos.


Abraços fraternos,
Crys Bruno.

5 comentários:

  1. Excelente crônica. Espero que o nosso bom Enderson leia a sua crônica...

    ResponderExcluir
  2. Excelente crônica. Espero que o nosso bom Enderson leia a sua crônica...

    ResponderExcluir
  3. Ops, mais uma vez, erros de posicionamento. Temos condições de chegarmos ao topo, o time tem condições de brigar lá em cima da tabela, neste campeonato... Espero que, Enderson saiba reavaliar o plantel que tem... Não gostaria de dizer que, por 2 dias, perdemos o Marcelo Oliveira, mesmo mais caro, acho que poderíamos pagar... O Palmeiras ganhou de 4x0, pode não ser nada,... mas...
    Acredito que o Penta pode vir.
    Eita sonho de torcedor! rs
    Pensamentos positivos.
    Fluzão 2015!

    ResponderExcluir