segunda-feira, 13 de julho de 2015

De Tricolor para Tricolor (por Henrique Motta)

Torcida Tricolor nas Laranjeiras comemorando o Tetracampeonato Brasileiro, em 2012.
Reprodução\Internet



Tricolor, quero “falar” para você.

Você, que torce para o maior protagonista do futebol brasileiro dos últimos anos, nunca teve dúvidas em relação ao que acontece em 2015.

Sabe do que seu time é capaz.

Mas, maior protagonista?

Ora bolas, não há duvidas.

Campeão da Copa do Brasil, com um  time que trocara de técnico 505 vezes na competição, em 2007.

Dia 02 de julho de 2008, enquanto você questionava a existência de Deus por alguns momentos, o seu time contrariava a lógica. Era protagonista de todas as formas.

Seja com um futebol espetacular, seja com a frase “vamos brincar no campeonato”, não importa.  Seu time era odiado pelos rivais.  O Fluminense era o mais falado por ter um timaço, pelas festas da torcida, por eliminar o poderoso Boca, etc.


Ano marcante em 2009. Chegada de Frederico, lesões do craque e retorno aos campos faltando “apenas” umas 10 rodadas para o fim do campeonato. 


Desculpe-me, tricolor, eu disse fim? Grave erro.

Aquele campeonato não teve fim. Depois de 99% de chances de cair, de ouvir vários prognósticos levianos, tendenciosos e “reais”, - sim, a vaca parecia caminhar para o brejo – seu time termina o ano com tanta exposição de mídia quanto o campeão brasileiro à época.

Nascia o time de guerreiros.


Em 8 jogos o time precisava de 7 vitórias e 1 empate. “Na conta do chá”, até o último minuto rezando,  com as 7 vitórias já creditadas na conta. O Flu jogava pelo empate para “o título” de 2009.

Poderia ser uma vitória tranquila construída no primeiro tempo?

Óbvio que não.

Você viu o Fluminense EMPATAR sofrendo até o último minuto e rasgar o planejamento para outra série da forma mais costumeira. Dramática.  Mais uma vez esse danado decepcionando matemáticos e jornalistas e os obrigando a mantê-lo em destaque. Festa no aeroporto.

Ano seguinte? (risos). CAMPEÃO BRASILEIRO DE 2010.

Tricolor, você viu o Flu trazer Deco e ser campeão brasileiro com seu técnico dizendo não à seleção brasileira. Como é gigante o seu clube. O nascimento do time de guerreiros foi um divisor de águas. Uma epopeia a caminhada rumo aos canecos seguintes. O ano de 2009 ainda não terminou.




No período entre 2011 e 2012, viu seu time calar a tal bomboneira, fazer jogos épicos e ser TETRA CAMPEÃO BRASILEIRO com 4 rodadas de antecedência.

O tal Frederico foi o dono do campeonato. Artilheiro, craque, etc. Mandava prender e soltar na competição. Era covardia. Somado a isso, via Deco achar passes para gol que davam a impressão de que ele tinha nojo da bola. Que cracaço não é mesmo, tricolor?

Antes de chegar ao dia de hoje, o Fluminense passou pelo tal episódio do “outro clube” com a portuguesinha, em 2013. Resultado: Flu foi o maior protagonista também de 2013 e 2014.

Por falar nisso, adorei o termo “outro clube”, Ronaldinho Gaúcho!

Eu disse: "- Ronaldinho Gaúcho????????????" Meu Deus!

Presidente Peter sai da zona de conforto e aposta alto: R10 é do Flu.
Foto: Gabriel Peres\Fluminense F.C.


Após as afirmações de parte da imprensa – grande parte – de que teria o Fluminense um ano de fracasso, caro tricolor, seu time anuncia a contratação de Ronaldinho Gaúcho.

90% + 10 = 100% tricolor.  Esses caras que passam pelo Barcelona tem uma fixação pelo Fluminense... Deco, Beletti, R10...  Avise ao Messi que não tem vaga no seu time. Scarpa anda jogando demais.


O FLUMINENSE em segundo lugar do Brasileirão 2015. Aguardando estreias de R10, Osvaldo, e alguns outros. Mas e o fim do seu time tão alardeado pela imprensa?  Os coitados mal sabem o que fazer. Atônitos.


Acredito, tricolor, que pude elucidar fatos que comprovam o protagonismo de seu time durante uma década, praticamente.

Eurico 2015: ataques constantes contra o Fluminense.
Foto: Reprodução\Internet



Próxima rodada do brasileirão 2015: Flu contra o time do Eurico. Time que tem algo em comum com o seu. Fluminense é vice-líder e o time do homem do charuto também é vice: vice- lanterna.


O senhor que  preside o próximo adversário anda mal das pernas nas “brigas” com seu clube, tricolor. Vá ao maracanã celebrar esta década domingo. Ronaldinho o receberá de braços abertos. O lado direito do maior do mundo o aguarda.


Parabéns pelo protagonismo de seu clube.


Adorei “falar” para você.



@@@
!!Dois toques!!
@@@


Que jogo, meus amigos.


Mais um gol de Gustavo Scarpa e mais uma vitória emocionante: Fluminense brilha no Campeonato!
Foto: Nelson Perez\Fluminense F.C.


Final de semana maravilhoso. Vitória do jeito que gostamos – com exceção feita a alguns ilustres tricolores (risos). Gol aos 49 do segundo tempo, com cruzamento do Renato. Sabem o que isso significa? Vem caneco por aí.


Nosso time briga demais pela bola. Esta parece ser um prato de comida para 11 famintos. Bonito e emocionante acompanhar tal luta. Principalmente no ano em que todos cravavam nosso "pseudo" fim, após ruptura com o antigo patrocinador.


Que partida fez o Marcos Júnior. Correu, marcou, jogou com a bola nos pés. Osvaldo brigará pela posição.  Scarpa é uma grande surpresa para este que vos escreve. Acredito que nem o mais otimista dos tricolores esperava tal performance. Jogando muito.


Os reforços que estão chegando encorpam um time de garotos. Acredito que a garotada, sozinha, não teria estofo para a manutenção de campanha tão brilhante. Eles ajudam muito, mas não podem ser solução.

Estamos carecas de saber que para fazer um time campeão é preciso coragem e, principalmente, investimento. Bola muito dentro da diretoria.

Sobre as análises, nada tendenciosas, que dizem ser o R10 um possível “atrapalhador”, digo o seguinte: “dordecotovelil” 3 vezes ao dia. É “tiro e queda”. Podem acreditar.


Abraços tricolores,
Henrique Motta.


4 comentários:

  1. Simplesmente excelente seu texto. Adorei!
    Rumo ao penta!
    Fluzão 2015
    ST

    ResponderExcluir
  2. Clarisse, muito obrigado!!! Vamos rumo ao penta, querida tricolor!! ST

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelos seus comentários, foram pontuais. O Fluminense está com uma boa administração e bem dirigido a beira do campo.

    ResponderExcluir