domingo, 5 de junho de 2016

Desanimador

Levir observa o jogo: Fluminense foi um time que só se comprometeu a marcar.
Foto: Fluminense F.C. 

Oi, pessoal.


Desanimador. O time de Levir, campeão da Primeira Liga, que nos empolgou com seu espírito ofensivo, praticamente não existe mais. 

Algumas vezes, em alguns minutos, seu vulto reaparece, mas logo some e nos deixa o Fluminense dos últimos três anos: um time sem criatividade e empenhado mais em não perder do que vencer.


Desanimador. Levir retrocedeu. Arregou. E sua escalação prova isso: três volantes com dois centroavantes é uma dose cavalar de incoerência que até meu sobrinho de quatro anos sabe que não se escala um time com jogadores assim.


Escrevi sobre o retrocesso do nosso treinador recentemente para o Panorama Tricolor (Confira aqui ), e após três partidas, desde então, ouso afirmar que, para um time que quer está no G4 e até brigar pelo título, está quase tudo errado. 


No geral, um time que almeja o G4 não pode sofrer para vencer o Botafogo, nem para empatar com um desmantelado Atlético-MG nem comparar um jogo contra a Chapecoense  como "Jogo de Libertadores", seja onde forem essas partidas e muito me preocupa essa mudança de mentalidade, essas sinalizações, porque coloca o Fluminense no núcleo dos medíocres.


Cícero disputa a bola aérea: volante marcou um gol mas não valeu.
Até agora não me convenci que ele estava impedido.
Mas, na dúvida, são 99% as chances do apito marcar contra o Flu.
Foto: Fluminense F.C.


Eu tenho assistido jogos de outros times e o Brasileirão, desse ano, novamente vai prestigiar o time mais agressivo, com mais espírito de ataque, com gana pela vitória. Apostei em Levir para nos dar isso, porque sempre foi a característica de seus times, mas o técnico se mostra inseguro e apela, sim, APELA, para uma escalação absurda. 


Um time com três volantes e dois centroavantes não tem sentido prático nenhum! Não se encaixa e se equilibra um time de futebol assim. Vale ressaltar que nem estou criticando apenas a postura "defensivista" excessiva contra times que, no mínimo, são do mesmo nível que o nosso, porque vi muitos times campeões jogando na retranca (especialmente em torneios e mata-mata), mas nunca vi um time campeão jogando com três volantes e dois centroavantes. Nunca!


Entendo que o elenco é desajustado, não temos lateral-esquerdo, temos só Osvaldo de atacante de velocidade (agora o Maranhão), não temos um meia de criação (Cícero é um segundo volante de chegada excelente, mas precisa de um primeiro volante ágil ao lado para completá-lo), mas nada justifica essa escalação.


Desanimador. Agora é esperar que os três reforços deslanchem, entrem de titular logo nesse time para encaixar e equilibrar, independente da tática, 4-4-2, 4-3-3, 3-50-500, o Fluminense precisa ter um time de futebol: especialmente com volantes na cabeça-da-área, meias na criação, atacantes no ataque. Isso não pode nunca ser pedir demais!


Levir, volte a ser Levir!  Porque esse Levir das últimas rodadas está desanimador. 


::Toques Rápidos::


Fred recua junto com o time e tenta o passe.
Nesse esquema não dá para esperar nem cobrar nada da dupla de atacantes.
Foto: Fluminense F.C.



-  É muito bom ver Jonathan e Henrique dando melhora na marcação do nosso setor defensivo. Ontem, novamente, eles fizeram uma partida excelente. Isso faz com que Gum também cresça, até porque não precisa cobrir lateral e, com Edson mais plantado, nem sair atabalhoado no corpo dos adversários.

- Edson é um marcador que deveria ser proibido de passar do meio-campo. 

- Giovanni é um jogador que deveria ser proibido de jogar no Fluminense. Ainda assim, querer me convencer que Wellington Silva e Pierre são desfalques, não dá!

-  Cícero não é meia-armador. Cícero é o segundo volante com o melhor recurso técnico jogando no Brasil. Ele deve ser o Modric, o Kross, o cara da saída de bola por dentro, distribuindo o jogo vindo de trás, em linha reta. Cícero joga em linha reta. É o movimento dele (quando se movimenta, verdade). Um meia de criação joga em X, cai pelos lados, não é um movimento só vertical como um volante e os laterais. 

- É bom ver uma partida em que o Cavalieri não é exigido... Ao menos, um alívio.

- Richarlison é centroavante e está sendo prejudicado. Inclusive quando o jogo fica mais aberto, como acontece no segundo tempo e se tem mais espaços, ele nunca está porque já foi substituído, injustamente, porque o  problema está no meio campo. Melhor ser reserva assim do que ser queimado. Sem pressa.

- Espero em breve assistir um time melhor escalado, com Douglas de primeiro volante ao lado de Cícero e um quarteto ofensivo que se encaixe com Dudu, Scarpa, Maranhão e Fred. Isso porque com essa escalação que estamos jogando atualmente, o máximo que o Fluminense vai conseguir, é ficar em décimo.


Abraços,
bom domingo a todos,
fraternalmente,
Crys Bruno.

Um comentário:

  1. Perfeito!
    Clap! Clap!Clap!
    Os jogos estão, muito, sem graça... Assistimos porque é Flu... risos

    ResponderExcluir