quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Tottenham Spurs e o Rio de Janeiro

Alex White (de bermuda), gerente de desenvolvimento do Tottenham, visita o Projeto Copa Zico 10, no Rio.



Oi, pessoal.

Embora eu seja contundente na opinião que Projeto Social é oferecer Educação, Saúde e Segurança com um mínimo de qualidade e assim, toda vez que vejo o Estado (Governo) envolvido, sinto ânsia de vômito, admito que os projetos sociais entre nós, entes da sociedade (excetuando as ONGS políticas e partidárias), me encantam.

O clube londrino, Tottenham, não tem nada com a nossa compulsão em enganar, em fazer populismo nos moldes africanos, em levar propina em quase tudo a que se propõe, principalmente, na esfera governamental, que é a que mais afeta a população. 

Por isso, achei bacana saber que "os Spurs marcaram presença" na Copa Zico, no morro dos Prazeres (outra "moda" agora: transformar favela - miséria urbana e humana - em circuito turístico e orgulho carioca, quando devíamos nos envergonhar!).

MAS... Abaixo você confere a reportagem de Camilo Coelho, blogueiro do Globo, sobre a "vida social" nas favelas... Enquanto você lê, eu vou ali me matar, voltando com o primeiro gol oficial de Neymar, no Barcelona.

@@@

Alex White mora em Londres e trabalha no Tottenham Hotspur, um dos principais clubes da Premier League, o Campeonato Inglês. Ele está acostumado a ver partidas com Gareth Bale, Aaron Lennon, Wayne Rooney e outras estrelas em campo. E sempre que pode, também sobe as comunidades do Rio para ver o que nossos meninos fazem por aqui com a bola nos pés. 

E tem gostado muito. Encontrei com o Alex no Morro dos Prazeres, assistindo alguns jogos da Copa Zico 10. Gerente de desenvolvimento de comunidade no clube inglês, ele é um dos responsáveis pelo Programa Premier Skills Esporte Seguro, uma parceria do Spurs com a secretaria de Segurança do Rio de Janeiro, que tem como objetivo melhorar as relações nas comunidades e encorajar a liderança nos jovens, através do futebol.

- Não estamos procurando nenhum talento, é apenas um projeto social. Eu nem acompanho o dia a dia dos meninos, quem faz isso aqui nos Prazeres são os moradores que trabalham com a gente. Esse nem é o meu trabalho. O Tottenham tem pessoas voltadas especificamente para o descobrimento de novos talentos. Mas até que se aparecer um novo Neymar aqui, eu não acharia ruim – brinca Alex, que fez questão de elogiar a recente contratação do brasileiro Paulinho, que jogava no Corinthians.

O Premier Skills é um programa da Premier League realizado com muito sucesso na Inglaterra e em outras partes do mundo, sempre em parceria com algum grande clube inglês. O objetivo é aproximar moradores e policiais responsáveis pela segurança local. Por causa disso se encaixou perfeitamente com o objetivo da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP). O Tottenham foi escolhido para trabalhar aqui no Brasil e começou o trabalho no Morro dos Prazeres em dezembro de 2011, com aproximadamente 300 jovens, de 13 a 18 anos. Policiais militares e líderes comunitários locais trabalham juntos para desenvolverem as atividades com os jovens.

- Um dos objetivos do programa é contribuir para quebrar as barreiras entre os jovens da comunidade e a policía, oferecendo um ambiente seguro para a prática do esporte – explica Ana Paula Bessa, gerente de projetos do British Council, responsável pelo Premier Skills no Brasil.


Os jovens inscritos no projeto não ficam apenas no campo de futebol. Três vezes por semana as atividades são educacionais, com oficinas de Prática Cidadã, onde  discutem e organizam ações para tratar de questões próprias da comunidade, como conscientização ambiental, tratamento do lixo e muitas outras.

- Estamos trabalhando para o desenvolvimento da comunidade através do futebol, dividimos com eles o conhecimento acumulado com o trabalho que realizamos na Inglaterra para ver como esse processo pode funcionar aqui. O Rio é muito diferente de Londres, mas nos dois lugares sabemos que o futebol é uma importante ferramenta social. O Tottenham gostou muito de ser escolhido para ficar aqui no Rio, principalmente porque a Copa do Mundo está chegando e tudo vai acontecer aqui – disse Alex.

Charles Siqueira é líder comunitário, principalmente quando o assunto tem relação com os jovens do Morro dos Prazeres. Ele é um dos responsáveis pelo projeto Premier Skills Esporte Seguro na comunidade e trabalha com os meninos nas aula de cidadania.

- As pessoas aqui são muitos unidas, mas também extremamente egoístas quando, por exemplo, jogam lixo nas ruas. Falar com jovens tem um efeito direto em suas famílias – explica Charles, que sempre recebe Alex quando ele visita a comunidade.

O projeto também é muito importante para os policiais que trabalham na UPP Prazeres/Escondidinho. Bruno Leone é policial e treinador do Esporte Seguro e acha que o mais difícil para a polícia militar é conversar com os jovens locais.

- Estes meninos vêem os policiais como estranhos. Mas eu não estou aqui para reprimir, e sim para ajudar. Se estes meninos não estivessem aqui, poderiam estar envolvidos em atividades antissociais – explica Bruno.

Se tudo continuar como planejado, o projeto deve atender mais duas comunidades pacificadas ainda esse ano.

- O Morro dos Prazeres é a primeira comunidade que estamos trabalhando. Queremos aprender com essa experiência para depois estender o projeto a outras comunidades. Em paralelo estamos identificando pessoas chave, pessoais locais que possam tocar esse processo em outros lugares – garante Alex.

Quem deve visitar o projeto assim que possível é o meia Sandro, outro brasileiro que atua no Tottenham. Em entrevista ao site da Premier League, ele disse que não conhece o Morro dos Prazeres, mas quer visitar a comunidade para ver os meninos treinando.

- Eu passei pelas mesmas coisas que eles, tive uma vida muito parecida. Queria dizer que nem tudo são flores e coisas boas, existem os espinhos, mas é preciso superar. Nunca fui para o Rio, não conheço a comunidade onde eles moram, mas acho que seria muito legal fazer uma visita, treinar e estar lá com eles. Estou muito feliz de saber que projetos como esse acontecem no meu país – comemora o jogador, que ganhou destaque no Brasil atuando pelo Internacional.

Por Crys Bruno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário