segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Eu te perdoo, Fluminense…


 
Sofrendo novamente por conta da falta de preparo e conhecimento da sua diretoria, torcida tricolor segura-se na FÉ.
Foto: Reprodução\Internet.



O perdão é sentimento sublime. Portanto, raro e difícil para reles como nós, mas, possível e necessário.


O perdão é diferente da desculpa. A desculpa retira a culpa do erro cometido. O perdão, não. O perdão compreende o erro cometido.


Um erro que nos machuca, do qual nos ressentimos, requer nosso perdão. A desculpa é quando não há ressentimento em nós.


Perdoar não é esquecer o que sofremos, mas evitar a retaliação, buscando a reconciliação.


Eu te perdoo, Fluminense...


Não possuo um grau de compreensão tão elevado, longe disso, mas a vida, em seu dia-dia, nos exige o exercício desse sentimento de maneira constante. Lidamos com constantes injustiças e elas são dignas, sim, de perdão. Por quê? Muito simples: somos injustos também e inúmeras vezes igualmente necessitados de perdão.


Descobri que se revidarmos o mal com o mal, sempre estaremos colaborando para seu mais óbvio resultado: o mal. E confesso que estou cansada do mal, especialmente, aquele que ainda possuo.


Não vou me revoltar, sofrer, ficar triste pelo Fluminense se ele for rebaixado no próximo domingo. Vou compreender os erros, sonhando com o dia que eu conseguirei me despedir dele...


@@@

EMPATE QUE PODE AJUDAR

Sóbis, artilheiro do Flu, não marca  há várias partidas, mas é esperança de gols na peleja  contra o Bahia.
Foto: Nelson Perez\FluminenseOficial



Foi o mesmo time aguerrido do jogo contra o São Paulo. O resultado não foi. A vitória não veio. Por muito pouco. Dois erros individuais de marcação, um erro individual do treinador na substituição. Natural. O momento é tenso e difícil, o que aumenta nossa capacidade de errar...


Se Rafinha tivesse acertado aquele contra-ataque, ou chutado em gol ou acertado o passe para Biro-Biro, que fatalmente marcaria o terceiro gol, mataríamos o jogo, confirmaríamos a vitória. Não foi assim. Errou ele também. Natural... o momento é tenso e difícil. E cada erro ganha um peso terrível no destino do jogo e do seu resultado.


Mas de repente uma bola em nossa trave em chute de Diego Tardelli, que nos roubaria um ponto e coloraria o Galo 3x2 no placar, seria fatal para o nosso rebaixamento. Uma derrota, naquela altura, rebaixaria moralmente o time e a torcida. E a Série B seria uma questão de tempo. Aquela bola bater na trave foi a prova de que merecemos uma sobrevida...


E uma sobrevida é santa, após o pecado com a acomodação e o relaxamento na derrota para o Santos, quando devíamos arriscar, buscar a vitória, pontuar e o que vimos, foi um time INTEIRO abdicando de noventa minutos que não voltarão.


Mas, eu te perdoo, Fluminense...


Sim, a superação também te acompanha, mas se você não conseguir se superar para não ser rebaixado, eu te perdoarei, Fluminense, porque igualmente não sei se conseguirei reparar-me a tempo de livrar-me de meu rebaixamento do dia-dia.


E lembre-se que uma coisa é certa: tanto você, como eu, temos a capacidade da superação e de  conquistas históricas provindo do sopro profético de “suaves milagres”.


Que o bendito “suave milagre” aconteça novamente, no próximo domingo, quando você dependerá das pernas do São Paulo e do Atlético-PR, além das próprias.


Por isso, meu menino travesso, faceiro companheiro de vida, boa sorte. Que os profetas assoprem um novo milagre.


Simples assim.

@@@
SANGUE DE BARATA...


Diguinho saindo do Jecrim, após briga com torcedor: "Não temos sangue de barata".


- Ninguém. Ninguém. Ninguém. Tem o direito de agredir ninguém.


- Rodrigo Caetano, Sandro Lima e Abel Braga, os responsáveis diretos pela montagem e remotagem do elenco do Fluminense que está à beira do rebaixamento desde o mês de julho: EU NUNCA VOU ESQUECER.


- Mas o presidente quer Abel de volta e a permanência do Rodrigo Caetano... É uma afronta.


- Um clube com o patrocínio que o Fluminense tem, ser rebaixado é uma vergonha tão vexaminosa que excetuando o presidente re(eleito) e o patrocinador, NINGUÉM MAIS DEVERIA PISAR NAS LARANJEIRAS.


Mas, eu te perdoo, Fluminense.

@@@

SUGESTÃO PARA A ESCALAÇÃO DE DOMINGO:



Por que, ao invés de usar um zagueiro lento e duro como lateral, não tentam um volante canhoto, com velocidade, como é o William?


Por que, ao invés de usarem um lateral mais verde que a grama, não tentam um volante destro, com velocidade, como é o Diguinho? Aproveitem que ele não tem sangue de barata....



@@@

PALAVRAS DE UMA SIMPLES TORCEDORA COMUM, APAIXONADA POR ESSE CLUBE:

Coluna publicada no Fluminense & Etc em 22 de julho de 2013, um dia após a derrota para o Vasco por 3x1.


Abel Braga, Rodrigo Caetano (centro) e Sandro Lima: os responsáveis diretos pelos erros do futebol em 2013.
Foto: Reprodução\Internet






HORA DE CHACOALHAR O TIME DE GUERREIROS


Resistente à mudanças? Não seja. Elas são fundamentais para o melhor. É a lei do progresso. E o progresso é a lei. Por melhor que estejamos, estagnar  é regredir. Por pior que já estivemos, pôr o pior como parâmetro ajuda a motivar e seguir, nunca, jamais, a “descansar” em novo patamar. Foi porque “descansou” que tivemos que ver o Fluminense rebaixado por várias vezes. Isso não pode acontecer novamente porque descansamos.

Com mais um ano sem sequer disputar uma semi-final de Libertadores, mesmo tendo  uma folha salarial com números espantosos, R$ 7 milhões de reais (o Fluminense arca com 20% dela, ou seja,  quase R$ 2 milhões de reais), o clube quedou nas quartas da Libertadores, abrindo mão da disputa de um título carioca, num ano que, em nenhum momento mostrou um futebol  organizado, bem arrumado, equilibrado.

Após a decisão (equivocada, a meu ver) da diretoria em manter Abel Braga como treinador...

Hora de chacoalhar. Hora de progredir. Hora de fazer escolhas e tomar atitudes. Hora de agir. Porque ter um time de guerreiros sem futebol é tão nocivo quanto ter um time de futbeol sem guerreiros... Hora de chacoalhar. É agora. Mexam-se!

----- \\ -----

OS ERROS PRECISAM APENAS SER REPARADOS 


Presidente do Fluminense reeleito, Peter (laranja), comemora com (o vascaíno) Jackson Vasconcelos, seu braço direito.
Foto: Reprodução\Internet




Demoraram para agir, quando agiram, agiram mal porque contrataram um treinador sem nenhuma identidade com o clube, que sofria forte rejeição, inclusive do presidente do Fluminense. Como um presidente aceita um nome que ele rejeita? Resultado? Desastroso.


Aprenderam? Não. Demoraram para demitir o treinador que não deveria ser contratado...


Brincaram feito menininhos mimados no comando do Fluminense. Brincaram como crianças jogando Banco Imobiliário. Clube de futebol não é como administrar uma sala num edifício da Avenida Rio Branco. NUNCA SERÁ.


Que tenham a presteza de vencer neles a própria soberba, prepotência e incompetência para recolocar um clube fantástico como o Fluminense é, nos trilhos novamente, seguindo seu DESTINO de figurar entre os maiores clubes do Brasil.


@@@

FALANDO NISSO, UMA EXCELENTE CHANCE PARA DAR INÍCIO A REPARAÇÃO DOS ERROS E BAIXAR A CRISTA:

“Triiiim”: - Alô, Muricy? ...


@@@

A bola pune. Mas, eu te perdoo, Fluminense. Com todo meu coração. 

Perdoar não é esquecer o que sofremos, mas evitar a retaliação, buscando a reconciliação.

No entanto, um dia, quem sabe, eu consiga me despedir de você...

Afinal, a bola pune demais.


@@@


E que sopre mais um suave milagre...

Abraços, pessoal.

Boa semana.

Fraternalmente,

Crys Bruno.

14 comentários:

  1. Ainda teremos mais um suave milagre em 2013!!

    Em 2014 um bom planejamento e novos rumos para o Fluminense. ST!

    ResponderExcluir
  2. Mais do que nunca a hora é para se ter fé.
    Os resultados do próximo domingo não são tão impossíveis de acontecer. Vejamos:
    O Atlético PR precisa ao menos empatar com o Vasco para não deixar a Libertadores ir embora. Eles perderam os últimos dois jogos, e perder três vezes é incomum para equipes que estão no topo.
    O Coritiba joga com o SP em SP. Não tem bom retrospecto fora de casa. É possível esperar ao menos um empate. Lembre que o SP perdeu seu último jogo, com um gol duvidoso... Acho que só chega aos 46 pontos e 11 vitórias.
    Pronto: Está armado o palco para o FLU sonhar.
    Uma vitória contra o Bahia, já livre do descenso, será a redenção, e a chance de começar do zero em 2014.
    A esperança é a última que morre, mas é a primeira a ficar doente. Neste caso, já está sob cuidados médicos.
    FÉ !

    ResponderExcluir
  3. Tomara, Djalma, que assim seja, pq, por maiores e piores que tenham sido os erros, não merecemos o rebaixamento.

    ResponderExcluir
  4. Fé ,e esperança .Mesmo eu discordando sempre de muita coisa da sua visão de futebol,o momento é de união entre todos querida amiga. Muricy vai aceitar a mala branca ?? Vai sim ! Dinheiro é com ele mesmo!

    ResponderExcluir
  5. Fé, querido Che. Mais uma vez, é o que nos resta. rs
    Beijão, querido!

    ResponderExcluir
  6. me desculpe Crys, mais eu não consigo perdoar e nem desculpar os jogadores que nos colocaram nessa situação. Acabaram com minha alegria de acompanhar o Fluminense time do meu coração. Eu de cara já demitiria a galera toda que com folha salarial milionária fez corpo mole durante 90% do campeonato (por causa de premiações atrasadas) e outros motivos. Cair é uma fatalidade, mais não é injusto. Dizem que as vezes é preciso chegar ao fundo do poço para começar uma nova subida, fui humilhado como torcedor este ano por uma diretoria omissa, sem decisões, um jogo de empurra empurra. O Fluminense é maior que tudo isso, então sejamos fortes nesse final de campeonato e que não tenhamos nunca mais o desprazer de acompanhar na história desse maravilhoso clube uma direção tão amadora e infantil quando esta do ano de 2013. ST (Sou Tricolor de Coração e amarei o Fluminense SEMPRE)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou Renato Arantes, postei anônimo por não ter conta google ou outra dessas sugeridas.

      Excluir
    2. Renato, oi. Entendo perfeitamente seu desabafo. Perfeitamente.
      um abraço.
      E obrigada pela leitura e comentário.

      Excluir
    3. Outro abraço Crys e que por um milagre o FLU se salve nesse ano. Tenha uma boa noite, minha alegria este ano foi ser apresentado a vcs pelo Pierre, estaremos sempre juntos pelo Fluminense.

      Excluir
  7. A esperança é última que morre. O pior é depender de outros resultados. Como escreveu a Tania Ribeiro, só nos resta ser Fluminense.

    ResponderExcluir
  8. Seu texto foi compacto, convicto e certeiro! Tenho enorme repulsa, pelos que
    "planejaram" o futebol esse ano: Abel, Sandro e R. Caetano. Gosto muito do Peter, mas se ele manter
    esse R. Caetano para o ano vindouro, cairá enormemente em meu conceito.
    Só nos resta torcer... A semana será longuíssima!
    Que escapemos. Essa nação maravilhosa, não merece isso!
    Que ocorra mais um gostoso, maravilhoso "milagre".
    Um beijo pra você! ST4

    ResponderExcluir
  9. E que venha o suave milagre, Maturana
    rs

    ResponderExcluir