quinta-feira, 10 de abril de 2014

"Com o verde da esperança"

Cristóvão Borges retorna ao clube que o projetou como jogador: esperança de fazer do Fluminense um time de futebol.
Foto: Guito Moreto\ Agência O Globo.


Oi, pessoal.

Se a administração do Fluminense segue sua rotina de equívocos, contradições e passividade, especialmente nos últimos meses, a chegada de um técnico para a temporada 2014, mesmo com quatro meses de atraso, renovou as esperanças de uma torcida desgastada.


Graças ao perfil do escolhido: Cristóvão Borges. Boleiro, Cristóvão tem como principais características a calma e credibilidade, marcas de seu trabalho nos últimos anos, com ou sem Ricardo Gomes.

Aos 54 anos, o novo treinador Tricolor tem passagens elogiáveis por Vasco da Gama, onde foi eleito o melhor técnico do Brasileirão, em 2011, e Bahia, ano passado, quando ajudou a salvar o clube baiano do rebaixamento.


Cristóvão iniciou sua carreira de jogador no Fluminense, onde atuou entre 1979 à 1983. Unindo a identificação com o Tricolor, importantíssima, com capacidade técnica, dentro do mercado de técnicos brasileiros, muito caros e comuns, sua contratação foi uma aposta excelente.


"Eu acompanho futebol. Sou um estudioso. Conheço o Fluminense como adversário.", enfatizou ele na entrevista de apresentação. Frase que seu antecessor não tem como bancar...

Renato Gaúcho não está capacitado nem para treinar time de futebol de areia, que fará um Fluminense pós-rebaixamento. Isto repercute na chegada de Cristovão, e de forma positiva, claro.

Na primeira semana de trabalho, seu tom nos treinos já foi outro: "- Faz a bola andar! Faz a bola andar! Valoriza a bola! Valoriza a bola! Se não deu, volta. Mantém a calma." 

Esses pedidos mostram um perfil de treinador que gosta de trabalhar as jogadas, que busca a posse de bola para pensar e organizar o jogo. O Fluminense não joga assim. Seu único repertório é contra-atacar, usando os laterais ou a ligação direta. 

Ufa, nós já temos um técnico de futebol. Algo que ouso afirmar, nós não tínhamos há um tempo. Que ele construa uma carreira no Flu de muito sucesso. 


@@@
COMO SERÁ O POSICIONAMENTO 


Como estará posicionado o Flu de Cristóvão Borges?



Hoje o Fluzão entra em campo,às 19:30h, na estreia -  indigesta  - do novo treinador. 

O time cearense, Horizonte, venceu a primeira partida por 3x1, restando ao Tricolor vencer por 2x0 ou por uma diferença de 3 gols para não ser eliminado da Copa do Brasil, na primeira fase.



Pela escalação e características dos jogadores titulares, eu espero um Fluminense ou no 4-2-3-1, ou no losango 4-4-2, aquele que eu escolheria, prendendo o Diguinho e liberando o Jean, que ajudaria na marcação pressão no campo do adversário.

Essa marcação é marca de grandes times,  exceto nos campos do futebol moderno dos técnicos retranqueiros do Brasil.

Pela necessidade dos gols, o time terá que subir suas linhas, marcar pressão, jogar ofensivamente, jogar no campo do adversário, enfim, tudo contrário ao que o Flu está acostumado a fazer. 


Se o pior acontecer, algo que eu nem cogito e não aceito cogitar, duas coisas terão que feitas: primeiro, Cristóvão manter a opção por montar a equipe de forma mais equilibrada, com agressividade e intensidade.
E a outra: é essa diretoria conseguir equilibrar esse elenco cheio de centroavantes e volantes,mas, sem zagueiros, sem um atacante de lado de campo...

@@@
FRED E NÓS, TORCEDORES

Todo protesto é válido e deve ser feito.


Pessoal, tentarei ser breve e direta: Fred está jogando muito mal. Qualquer um que acompanha o Fluminense sabe que, inclusive, ele merece ser barrado pelo Walter.

Sabemos, igualmente, que isso não acontecerá pela história dele no clube e importância no elenco, não pelo seu momento, tecnicamente muito aquém da sua capacidade.

Além disso, seus problemas musculares são crônicos. Os seis meses sem ele, na metade do ano passado, praticamente carimbou nosso rebaixamento. Ele não foi nem tem sido o salvador como foi em 2009,2011 e 2012.

Ainda não reencontrou sua forma técnica, em 2014. Isso passa, também, por dois fatores:o Fluminense ter estado sem técnico nesses quatro meses e o nítido receio que ele nos passa, do campo, de sentir novamente e ficar fora da Copa.

Sim, eu tenho Fred como um ídolo. O que faz dele um ídolo são sua liderança, especialmente, em campo, com seus gols, orientações, e principalmente enfrentamento com a arbitragem, coisas que os jogadores do Fluminense dos anos 90 para cá, nunca faziam, sempre abaixavam a cabeça.

Isso tudo justificam as cobranças e até xingamentos, porque isso faz parte da nossa cultura futebolística. A agressão física, não. Agressão física É CRIME. Portanto, coisa de bandido, não de torcedor de futebol, por mais revoltado e desgostoso que esteja.

É um absurdo.E Fred foi corajoso e com a personalidade que esperamos de um jogador como ele.

E o mais importante: Fred pode até não está sendo mais solução, nem o salvador, mas continua looooonge de ser um problema. Nem ele nem jogadores da qualidade dele. Mesmo em péssima fase.

E QUE VENHA O HORIZONTE! E A CLASSIFICAÇÃO!

VAMOS, FLUZÃO!!!

Abraços,
fraternalmente,
Crys Bruno.

6 comentários:

  1. ERRATA: faziam
    perdão. Só poderei consertar mais tarde. Rs

    ResponderExcluir
  2. Dessa vez Crys, só vou opinar sobre o último tema: FRED.

    Concordo com quase tudo que você disse inclusive que sua atual condição física e técnica está muito abaixo do normal e era pra ele estar comendo banco pro Walter, talvez se não fosse o 9 do Felipão, isso já teria acontecido.

    O que vou dizer aqui pode parecer-lhe sem nexo, teoria da conspiração infundada, mas pra mim essa ida do Fred até a imprensa pra reclamar das organizadas tem uma razão de ser: a briga Peter x Celso.
    Acredito que o Mr.: Barros já exercendo sua função de dono da bola e do dinheiro, já sinaliza com o fim da parceria e da grana farta para seus comandados (entenda-se jogadores bancados pela Unimed), anotem aí que a debandada vai ser geral... Rafael Sóbis será o primeiro, seguido por todos aqueles que tem contrato vencendo ainda em 2014, nessa lista estão Diego Cavalieri, Diguinho, Gum e mais uns 2... Qual é então a ideia do Sr.: Barros? O Fred vai jogar a Copa, com o time do Felipão será o único homem de área, e existe a chance enorme dele ser o artilheiro e campeão do Mundo com a amarelinha, isso vai trazer muita grana e, de quebra vou dizer ao Peter depois da Copa:
    -Tirou meu Renato Treineiro? Botou seu técnico? Agora se vire com Xerém e com seu sócio torcedor.
    Em resumo, o Fred está começando a preparar o terreno pra sair fora, com aval de quem paga seu salário, e está entrando no jogo do Peter X Celso como peça chave a favor do Tio Patinhas.
    Ou você não achou estranho essa reclamação forte contra as organizadas logo agora? Da outra vez em que ele foi perseguido após sair chapado de um Bar, sabemos que a coisa foi grave, com ameaças e perseguição. Mas dessa vez ninguém viu nada (não estou dizendo que a agressão não aconteceu) mas ninguém cobriu, não há fotos, registros, sequer testemunhas dessa possível agressão da torcida. Além do mais, ele melhor que nós todos sabe do momento turbulento do Fluminense, dentro e fora dos gramados e emitir uma nota deste porte por conta de alguns xingamentos e cobrança, pra foi inadequado e inoportuno. SALVO SE REALMENTE A AGRESSÃO ACONTECEU.
    Se ele ficou com medo, não desejo que vá jogar então no Flamengo ou no Corinthians, nem de casa ele sairia, a torcida do Flu é conhecida pela sua até exagerada passividade.
    Espero muito estar errado, como já estive outras vezes, mas se isso acontecer, Fred perderá de minha parte todo o respeito e admiração que tenho por ele, apesar de tudo.

    ResponderExcluir
  3. Theo, apesar de ser uma especulação, uma impressão sua, não descarto essa possibilidade, embora ache que Fred não precisa brigar com torcedor para sair do clube; pelo contrário.

    ResponderExcluir
  4. Querida, entendi perfeitamente o que é ter um treinador... rs
    Caso Fred: Theo, eu participava de um grupo chamado chat oficial no face, e, li, ninguém me contou, uma conversa que, se vangloriavam de ter cercado e batido no carro do Fred, e, pior, lamentavam por não ter conseguido quebrar o vidro retrovisor, e ainda convocavam mais torcidas organizadas e qualquer torcedor que se unissem para mais agressões. Chamada para violência. Óbvio, me desliguei desse grupo. Ele não inventou nada. Estava dentro do carro, nada grave aconteceu, mas atacar uma pessoa chutando e batendo no carro já é agressão suficiente. Ainda bem que não aconteceu nada pior. E, tem mais, depois de ontem, minha leitura, mesmo que, o contrato dele acabe, final de 2015, salvo engano, e a Unimed saindo no final do ano, acho que o Flu vai dar um jeito e ficará com ele. Fred tem personalidade suficiente para ir embora, não precisa cavar nada. Insatisfação e protestos desde que pacíficos fazem parte. Enquanto os protestos eram sem agressões, ele, entendeu a insatisfação da torcida! Portanto, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa...

    ResponderExcluir
  5. Olha só, veja o que explodiu hoje Crys, no meu entender o Fred foi incitado a levantar essa questão, por que alguém sabia disso e o usou pra levantar a polêmica! Mais um indicativo que há POLÍTICA por detrás da denúncia dele!
    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/noticia/2014/04/em-tres-anos-flu-gasta-r-38-milhoes-com-financiamento-de-organizadas.html

    ResponderExcluir
  6. Theo, acho que não, querido... Ele foi ameaçado sim, ao sair de seu local de trabalho. Cercaram o carro, e usaram de violência em um patrimônio particular do Atleta. As agressões foram dirigidas a ele. Mesmo tendo saído no globo esta notícia com o valor dessas contribuições às organizadas, não creio que usaram o Fred. Depois que li a publicação que mencionei acima no blog do Flusócio, infelizmente, é duro de aceitar Peter! É nojento o que está acontecendo no Flu. A desavença, os mandos e desmandos de Celso Barros parecem brincadeira, não deixe de dar uma olhada lá. Mesmo ele tendo tirado o RG, o que foi maravilhoso, ele deixa muito a desejar! Para ser gentil! rs

    ResponderExcluir