![]() |
Neymar chuta e marca o gol de empate do Brasil |
As primeiras imagens do jogo de estreia da Copa do Mundo 2014 trouxeram Thiago Silva. Não podiam ser melhores. "O monstro" tinham os olhos vidrados e lábios inquietos. Percebi que para aqueles jogadores não era fácil pensar em ser vilões, caso perdessem a Copa, em pleno país.
Se Thiago Silva estava tenso daquele jeito, nós podíamos imaginar jogadores como Daniel Alves, Marcelo, Neymar. Perfilados para o Hino Nacional, olhos cerrados, olhares perdidos num único sonho e olhares que choram, marcaram aqueles minutos. Foi impossível não se emocionar junto.
![]() |
Num lance infeliz, Marcelo toca na bola e ela entra no gol do Brasil: Croácia 1x0. |
O time é, indubitavelmente, um time com alma e que nos representa. Se falhar no futebol, não merece nenhuma repreensão. Sentem e lutam pelo Brasil como nós. São profissionais dedicados e se não conseguirem, não será por falta de entrega e comprometimento.
MAS...
No momento que a bola rolou, vimos o inevitável: todas as dificuldades que nossas limitações criavam, cresceram como montanhas rústicas e escorregadias. Não jogávamos bem.
Devemos parar de achar que é melhor ter alma do que arte porque se não adianta ter arte sem alma, muito menos ainda adiantará ter alma sem arte. Futebol é apenas um jogo e como tal exige a arte.
![]() |
Fred se joga sobre o corpo de Lovren e cava o pênalti que colocou o Brasil na frente do placar. |
E nossa Seleção, desde a Era Dunga, que começou nos anos 1990, privilegiou o esforço ao talento, ao invés de mesclar ambos, quando ainda os tinha. Vinte anos depois, e não temos mais a arte como tínhamos. Só alma não basta. E desejo de todo meu coração que não precisemos perder uma Copa em casa para percebemos isso.
A Croácia abriu o placar em gol contra de Marcelo, após erro na saída de bola de Daniel Alves, que obrigou o melhor zagueiro do mundo a sair da área e cobri-lo na lateral. Vale lembrar que se nossos volantes fossem técnicos, os laterais não precisariam ter essa função da saída de bola sempre.
![]() |
Apesar da paixão e alegria de viver uma Copa em nosso país, não esqueceremos a roubalheira e injustiça. |
Com isso, Daniel Alves e Marcelo, os laterais, ficam sobrecarregados na saída de bola e propensos mais as falhas. Neymar empatou depois que Oscar jogou como um volante, mordendo o adversário, desarmando e passando.
Até o pênalti cavado por Fred, aos 30 minutos, o Brasil pouco criou. Muita vontade pouca habilidade. Nosso meio-campo prescinde do passe longo, do passe de primeira, do passe agudo. Coloquem na conta do carismático e querido Scolari, que preferiu levar uma enxurrada de volantes e apenas Oscar e William de meias ofensivos.
Quando virou o jogo, o time passou a ficar nervoso para assegurar a vitória, esquecendo-se de jogar, de buscar o terceiro gol. Foram os croatas que buscaram empatar. Ainda imensamente nervoso e sem categoria para trocar passes e dominar o meio-campo, o Brasil esperava já desejava o apito final quando Felipão tirou Neymar e pôs Ramires, aos 43 minutos.
![]() |
Ao lado de Neymar, Oscar foi determinante para a vitória difícil do Brasil, na estreia. |
Mas, o alívio veio aos 45 quando o melhor jogador do Brasil, o mais esforçado e o mais prejudicado pela tática de Scolari, Oscar, acertou um belo chute e confirmou nossa vitória numa estreia difícil, como toda estreia, que teve como agravante um nervosismo descomunal de jogar no Brasil.
Será assim todo jogo ou os jogadores dominarão mais os nervos para fluir seu futebol de maneira menos tensa e afobada??? Torço que dominem!
Vencemos! Faltam seis!
@@@
DESTAQUES: OS MELHORES DO BRASIL:
![]() |
Neymar foi determinante na vitória do Brasil. |
O CRAQUE DO JOGO:
- Thiago Silva, David Luiz, Neymar e Oscar.
NÃO FORAM BEM:
- Luiz Gustavo, Paulinho e Hulk.
NEM MAU NEM BOM:
- Daniel Alves, Marcelo, Julio Cesar e Fred.
PRÓXIMO JOGO: Terça, às 16h, contra o México.
Abraços,
Crys Bruno.
No jogo de ontem, valeu a Vontade e a Vitória!
ResponderExcluirAvante Brasil!