![]() |
Sneider salta sobre Robben: os holandeses viviam o êxtase de humilhar a campeã Espanha. |
Logo na entrada dos dois times, os cumprimentos entre os holandeses Van Gaal e Kluivert e os espanhóis Xavi, Piquet e Sergio Ramos, demonstravam o respeito que uma partida como essa merece ter. Mas havia algo bem estranho: ver a Espanha de branco e a Holanda sem o laranja.
Nem eles imaginariam que aquela tarde-noite de uma sexta-feira 13 entraria para a história da Laranja Mecânica como um dos jogos mais perfeitos e lindos. Nem o mais otimista torcedor holandês. Ninguém. Foi um massacre. A Espanha foi atropelada pelos holandeses durante todo o segundo tempo.
Robben e Van Persie são jogadores de alta qualidade técnica, bem sabemos. Nem em seus sonhos, eles sonharam em humilhar a Espanha, como fizeram.
Com três zagueiros fixos, mais dois abertos como alas, a Holanda entrou para se defender, brecar as jogadas de David Silva e Iniesta pelos lados do campo. Conseguiu.
Com isso, Silva e Iniesta, que se deslocam muito bem pelos lados do campo, centralizaram. Agrupados com Busquets, Xabi e Xavi, as tabelas e passes saíam e sempre em direção ao gol. E nasceu deles o lance do gol espanhol: lançamento longo e perfeito do perfeito Xabi Alonso para Diego Costa, que cortou e sofreu um rapa. Pênalti e gol da Espanha.
![]() |
Van Persie voa para um cabeceio extraordinário, um golaço, o gol que empataria o jogo, no final do 1° tempo. |
Variando entre o seu 4-4-2 do Barça e o 4-2-3-1 do Real Madrid, a Espanha dominava e poderia ter feito o segundo com David Silva. Não foi assim. E com Blind, de meio-campo - ala, num cruzamento distante e maravilhoso, Van Persie fez um golaço de cabeça. 1x1.
Novamente um cruzamento longo de Blind achou o atacante holandês. Dessa vez, Robben. Com apenas os dois zagueiros próximos, o atacante do Bayern dominou, limpou e bateu, tudo isso dentro da área. Virada da Laranja Mecânica que abriu o caminho para uma goleada humilhante, que começou na falha clamorosa de Casillas, dando o terceiro gol para Holanda.
O terceiro gol desestabilizou os campeões do mundo. Sem pernas nem cabeça, seguiam tomando contra-ataques mortais dos príncipes de laranja. Tragédia espanhola, frágil fisicamente e tecnicamentee pífia, na noite que Van Persie e Robben arrasaram, pegando bolas, no ataque, sempre livres de marcação. Será o fim de uma era? Será o fim da Espanha?
![]() |
De joelhos, Casillas lamenta falha grotesca. Abatida e sem pernas, Espanha viveria sua pior derrota. |
Se há alguma coisa para pensar em sorte, a Espanha pode lembrar que o jogo não foi eliminatório e ela ainda tem chance de honrar sua camisa, goleando Chile, no Maraca, na próxima quarta-feira, às 16h, e a Austrália, dia 23, em Curitiba.
Visivelmente sem condições físicas, na segunda etapa, onde cometeram erros bisonhos na defesa, a Espanha sai do jogo devastada. Não soube usar seu elenco, não soube matar o jogo quando ganhava por 1x0. Não soube ser uma Espanha. Hora de resgatar o orgulho e lutar pela vaga. Ainda há tempo. Há time. E terá que haver pernas.
Já os príncipes laranjas praticamente asseguram a classificação se derrotarem a Austrália, na quarta, às 13h, no Beira-Rio (POA), ganhando um moral extraordinário para fazer dessa Copa do Mundo a consagração que bateu na trave por três vezes, quando foi vice.
Para o torcedor brasileiro resta zoar e torcer para que o Chile não vacile. Só assim, evitaríamos uma Espanha mordida e com orgulho ferido, logo nas Oitavas. Sim, a Copa das Copas começou, pessoal! Que extraordinário!!!!
![]() |
Robben faz cara de mal, como num desabafo de uma geração que honra a Holanda de Gullit e Cruyff. |
E amanhã ainda teremos Itália x Inglaterra, em Manaus. Show de bola! (risos). E já estarei em Londres para curtir a estreia dos Três Leões contra a Azzurra querida. Qual seu palpite?
Eu sou péssima em palpites... e fico dividida , muito, em relação a esse jogo. Já falei que daria Inglaterra, por conta do poder ofensivo. Já falei que daria Itália, por conta da maturidade e equilíbrio. E, claro, na dúvida, decaí no óbvio do empate.
A CONFERIR! risos
POR FIM, MAS NÃO MENOS IMPORTANTE...
E ainda tem gente que não compreende porque somos arrebatados por esse esporte....
Abraços,
fraternalmente,
Crys Bruno.
Fotos: Agências EFE e Getty Images.
Que Jogaço! Lindo o jogo, mesmo com todas as "falhas" da Espanha. Que beleza vê-los! Que jogo, fluía...
ResponderExcluirTanto que, normalmente, tenho simpatia pela Espanha, mas não menos pela Holanda. Difícil escolha...rs Mas, nesse caso, acho que vou de Laranja mecânica... Não sei o que esperar para adversário, mas só na base da vontade, não vai ser nada fácil para nossa seleção...
Verdade, Milady. rs Preocupante.
ResponderExcluirSe cuida Brasil, a Holanda vem ai!! ST!
ResponderExcluir