domingo, 8 de junho de 2014

Especial da Copa: Itália, "irmãos da Itália"

Junto com os companheiros e De Rossi (16), o maestro e craque Pirlo (21) vibra com seu gol nas Eliminatórias.
 Foto: Reprodução\Internet


Fratelli d' Itália, "soou a hora", "a Itália te convoca". Italiano, vá, cubra tua cabeça com o elmo de Cipião, calce as chuteiras, entre em campo e sangre o azul do seu altruísmo. Você é um tetracampeão. Isso porque você sempre esteve pronto para morrer... lutando.


Irmãos da Itália, que tanto o futebol honra, chegou a hora! A Copa do Mundo de 2014 vai começar! Italiano, vá, cubra-se do "elmo de Pirlo", calce as chuteiras provocativas de "Balo", proteja-se com as "mãos Da Vincianas" de Buffon, defenda-se com a frieza de Chiellini e ataque com a alma de todos os nossos carrascos. Eles estarão lá! 


E o mundo novamente se impressionará! Sabemos que o destino, cirúrgico e, não raro, incompreensível, colocou-te no "Grupo da Morte" somente para te levantar, já sabendo que vocês estão sempre prontos para ela.


Torcedor mirim da Azzurra: paixão pelo futebol.


E que venham Inglaterra e Uruguai! Sim, a Itália está pronta. Ela sempre está. 


Sem vergonha de jogar na defesa, sem se importar em dar campo ao adversário para atraí-lo no seu tradicionalmente forte campo de defesa, para um contra-golpe fatal, a Itália dos zagueiros e volantes craques de bola, como Baresi, Schirea, Facchetti, Maldini e Cannavaro, só para citar alguns que eu vi, é sempre Itália, devendo constar na lista dos candidatos ao triunfo maior. Foi assim em 2006. 


É por "culpa" da Itália, que joga assim desde do bi-campeonato de 34-38, que, preocupados em manter o emprego, cada vez mais rentável, a maioria dos técnicos usou "o mapa da mina" para evitar derrotas, prestigiando a murralha azzurra. Nunca porque, como eles propagaram, fosse o "futebol moderno".


Buffon: o melhor goleiro do mundo dá OK para as lentes.

O que importa isso agora? Niente!

Sim, a Itália está pronta. Como sempre. 

Azar dos uruguaios e ingleses....










@@@
TÁTICA: Como vem a Itália


Itália vem no seu variável 4-4-2: os reis da marcação já estão no Brasil em busca do quinto título mundial.
Montagem: Crys Bruno.

A Azzurra vem com seu tradicional (e copiado) 4-4-2. E com único deslocamento de um dos seus quatro meio-campistas, o posicionamento se transforma facilmente ou em 4-3-1-2, 5-3-2, 4-1-4-1. Pois é, isso é Itália. 

Nesse atual time, quando precisa atacar - um "pouquiiiinho" (risos) - era Montolivo quem avançava para fazer o meia-ofensivo por dentro (corredor central). 


Cortado por lesão, seu substituto ainda é um mistério. Apostei em Thiago Mota, mais defensivo, mais marcador e que se transforma em terceiro zagueiro para compor uma linha de 5, somente porque a Itália estreia num clássico europeu, contra a Inglaterra.


Se seu treinador, Prandelli, optar por dar mais "agressividade" (arranque veloz) na transição para o contra-ataque, tanto o excelente jogador do Napoli, Insigne, quanto Crandeva, têm chances, jogando de médio-ala. Com isso, Marchisio fica fixo no centro.


O polêmico Balotelli: o finalizador da Azzurra,
Foto: Getty Images


Caso queira o óbvio, escolhendo um substituto com as mesmas carcaterísticas, é provável que Giovinco seja titular e siga à risca o papel de Montolivo. Na frente, o companheiro de Balotelli deverá ser Cassano, embora não será surpresa ver Insigne atuando ali.


Na defesa, embora a zaga Barzagli e Bonucci esteja longe da técnica e precisão dos últimos zagueiros italianos, como Cannavaro, Maldini e Nesta, ela conta com a proteção constante do meio-campo, que se compõe logo à sua frente e, também, claro, do seguro Chiellini, zagueiro improvisado na lateral esquerda.


Pirlo, "o arquiteto", é o craque, o maestro, o regente da Azzurra.
Foto: AP 


Junte seus tradicionais ingredientes ao talento extraordinário do il'architetto, Andrea Pirlo, e entenderá porque a Itália está pronta. Como sempre!

@@@

PONTO FORTE: Buffon e Pirlo.

PONTO FRACO: os zagueiros são lentos e sem a técnica histórica dos defensores da Azzurra


@@@
HOMENAGEM AOS ITALIANOS-BRASILEIROS OU BRASILEIROS-ITALIANOS





Há uma estimativa de que somos 30 milhões de descendentes italianos. Há intensa Itália em nós. E nesse dia, que a Seleção Italiana escreverá um capítulo junto com meu time de coração, o Fluminense, não consigo descrever esse orgulho bom que me arrebata. Viva a Itália!


E a todos os italianos e brasileiros que, como eu, têm ascendência, as imagens do TETRA, com narração da RAI, que deixa  tutto più vivace. 





Abraços,
fraternalmente,
Crys Bruno.



4 comentários:

  1. kkkkkkk zagueiro improvisado na lateral esquerda só a Itália para fazer isso sem culpa,vem como a Itália mesmo. Mas sempre forte é um time que não podem deixar crescer se não fica difícil segurar.

    ResponderExcluir
  2. Exatamente isso, não é, Flavio? Obrigada pela presença.

    ResponderExcluir
  3. Exatamente isso, não é, Flavio? Obrigada pela presença.

    ResponderExcluir
  4. Avanti Italia!!!! rsrs

    Falando sério o time da Itália é candidato ao título. Sou ítalo descendente mas...o GUM vai marcar o Balotelli e vamos ganhar com gol daquele que deita e rola. ST!!

    ResponderExcluir