A partir da esquerda: França, de Benzema, a Holanda de Van Persie e a Bélgica de Harzard: olho neles! |
Oi, pessoal.
Fechando a série sobre as seleções europeias (as principais), vale destacar os grandes times da campeã mundial de 98, França, da vice-campeã do mundo, Holanda e daquela que muitos esperam uma grande Copa, a Bélgica.
Não acho que devamos super-estimar nem subestimar ninguém, a começar pelo Brasil. Eu não sigo essa linha. Copa do Mundo é um torneio especial, mas torneio, onde tudo pode acontecer, dentro do razoável. Os europeus chegam ao Brasil com imensa curiosidade de ver o país e querendo tirar uma casquinha.
Mas em nenhum lugar dos países que morei, Portugal e Inglaterra, nem os que visitei, como Holanda e Bélgica, outra Seleção é tão respeitada e apontada como a favorita que não seja a nossa. É o respeito.
Não somos a melhor seleção de jogadores do mundo. Sabemos disso. De talento diferenciado, nós temos apenas Neymar. Muito pouco. Ainda mais com a vida de socialite que ele está tendo. Uma andorinha só não faz verão. Ainda assim, nós acreditamos e apostamos no Brasil.
Para pôr água no nosso chopp, além da Espanha e Alemanha, três bons times europeus também chegam como azarões em busca de um lugar ao sol. Vamos ficar de olhos bem abertos neles!
E começo com os Le Bleus!
@@@
FRANÇA: PARA APAGAR O VEXAME DE 2010.
Provável escalação da França: 4-3-3. |
Soam as trombetas para A Marselhesa, o primeiro canto é estrondoso: "Allons enfants de la Patrie. Le jour de glorie est arrivé" (Avante, filhos da pátria. O dia da glória chegou!). De arrepiar!
Os Le Bleus desejam arrepiar no Brasil, após uma Copa vexatória, em 2010, quando foi eliminada na primeira fase, com brigas e acusações públicas entre jogadores e o ex-treinador, Domenech, a França quer lutar contra seus próprios erros, recolocando-se no cenário principal do futebol após a Era Zidane.
Já golpeados, por perderem seu mais importante jogador, Frank Ribéry, "Os azuis" estreiam no próximo domingo, contra Honduras, às 20h, em Porto Alegre. Seu grupo é um dos menos complicados. Além dos hondurenhos, o Grupo E conta com a Suíça, de Shaqiri, e o Equador.
O time é muito ofensivo. Até os volantes Cabaye e Matuidi são agressivos e se infiltram na área de ataque com boa qualidade e frequência.
A defesa vem com jogadores mais amadurecidos em relação à última Copa, a começar pelo goleiro do Totenham, Lloris, escolhido novo capitão, e o zagueiro Sahko, que fez uma temporada excelente no Liverpool.
Varane é titular do campeão europeu Real Madrid. Debuchy, do Newcastle, é um lateral de boa marcação. O ex-capitão, Evra, dispensa apresentações. Na proteção, dois volantes: o angolano Matuidi e Cabaye, que são companheiros e titulares do Paris Saint-Germain.
Mas é no ataque seu forte: o habilidoso Valbuena é o articulador das jogadas. Ao seu lado, o ágil Pogba, que fez elogiável temporada na Juventus, e o extraordinário atacante Benzema, campeão pelo Real Madrid, o trio que teria Ribery, mas que agora cumprirá a função de municiar o centroavante, Giroud, do Arsenal.
Sim, como não? Vamos ficar de olhos bem abertos neles!
@@@
E MAIS: A BÉLGICA DE HARZARD
Provável escalação da Bélgica: um ofensivo 4-3-3. |
Há mais ou menos um ano, quando estive em Bruxelas, mais outra constatação: o futebol é assunto diário nos cafés. Numa manhã fria de maio, um dos apressados garçons de fala francesa, ao saber que era brasileira, exclamou: "- Ah, a Copa do Mundo vai ser no Brasil. E estamos animados com nossa Seleção."
É para está mesmo! Ausente nas últimas duas Copas (2006 e 2010), os belgas apostam no talento de Harzard para repetir a grande Copa de 86, quando chegaram às semi-finais, naquele time comandado por Scifo e Ceulemans.
Aliás, os anos 80 foram o auge do futebol belga, quando foram também vice-campeões europeus, em 1980, e eliminaram a Argentina na Copa de 82. Feitos que poderão ser repetidos por essa geração, repleta de bons jogadores.
Cabeça-de-chave do grupo H, a Bélgica estreia no Mineirão, dia 17, 13h, contra a Argélia. Seu grupo tem ainda a Rússia, de Dzagoev, e a Coreia do Sul.
Aos belgas, que tão bem me receberam e até me ensinaram a pronunciar o nome do seu grande ídolo, "Árzar" (Harzard), cotado para ser um dos craques da Copa, nossas boas-vindas. Mas sabendo: estamos de olhos bem abertos!
@@@
E OS VICE-CAMPEÕES DO MUNDO?!
Provável escalação Holandesa: o jovem Clasie é a grande novidade. |
A Holanda nunca conquistou uma Copa do Mundo. Mas, não por falta de qualidade e merecimento. Já somam três vice-campeonatos, 74, 78 e 2010, desde a Laranja Mecânica de Rinus Michels, saudoso treinador, e de um dos mais geniais jogadores de futebol, Cruyff, passando pelo fabuloso time campeão europeu de 88, de Gullit e Van Basten e chegando aos atuais vice-campeões Van Persie, Sneider e Robben.
Nossos carrascos da última Copa chegam ao Brasil com seu mesmo trio de ouro, mas colecionando duas baixas consideráveis, de jogadores destacados: o titular Strootman e Rafael Van de Vaart foram coratados por lesão.
Sneijder, Van Persie e Robben vibram com gol: ataque de extremo talento. |
Com as perdas, De Guzman é o provável substituto de Strootman na cabeça-da-área, mas Blind corre por fora, se Van Gaal preferir um jogador mais marcador.
A defesa foi o setor que mais sofreu alteração no trabalho de renovação proposto. Mas, pelo pouco que assisti, Vrij é o mais seguro. Na frente, o poder de fogo de um dos ataques mais talentosos do mundo faz da Laranja, um time a ser respeitado.
A Holanda está no Grupo B e estreia contra a Espanha, na próxima sexta-feira, em Salvador, às 16h. Além das Seleções que fizeram a final da última Copa, o grupo B tem Chile e Austrália.
Se classificado, o Brasil pegará, já nas oitavas, a Seleção do Grupo B. Sim, devemos e estaremos ficar de olhos bem abertos neles!
Então, é isso! Espero, sinceramente, que sejam, de alguma forma, proveitosas, as minhas singelas impressões sobre as maiores e principais Seleções do Velho Continente que jogarão nos gramados do nosso berço esplêndido.
FALTAM SÓ, SÓ, SÓ 3 DIAS!!! Uuuuuaaaaaaaaaaaaaaaaaallllllllllllllllllllllll ! risos.
Abraços,
fraternalmente,
Crys.
Nenhum comentário:
Postar um comentário