Oi, pessoal.
Minutos após um empate de 0x0 com "o poderoso" México, numa Copa do Mundo disputada no Brasil, ainda sinto-me desanimada. Após vinte anos de conquistar uma Copa do Mundo sem nenhum homem de criação e armação no meio-campo, o Brasil parou de produzi-los, de criá-los, de lhes dar chances e o que temos são Dungas, Emersons, Felipes Melos e Paulinhos titulares da Seleção.
Puxo a respiração e inspiro devagar para refrescar a cabeça. É a razão que preciso para acalmar meu coração triste com a pobreza que implementaram - os preparadores físicos, os técnicos e os empresários - em nosso futebol. Na base e no profissional. "-É o futebol moderno!" Era mentira. Foi sempre mesmo para segurar resultados e seus empregos.
Oscar tenta o arremate de fora-da-área: o meia é o único ofensivo de nosso meio-campo e melhor marcador. |
Vejo Pirlo, com 35 anos, sem precisar correr nem marcar, dominar o meio-campo contra qualquer Seleção do mundo. Mesmo contra os alemães. Foi assim na semi-final da Euro, em 2012, quando ele JÁ tinha 33 anos. Mentiram para os brasileiros quando nos fizeram aceitar Dunga de camisa 8, abrindo mão dos nossos Sócrates, Zenon, Geovani, Delei, Gerson. Estes, afirmavam, não jogariam mais hoje em dia... Mentira. Tudo mentira.
Xavi e Xabi Alonso também não correm feito maratonistas e foram Campeões do Mundo com a Espanha e bi-campeões da Europa colocando seus adversários na roda. Seus carrascos da Copa do Mundo, Holanda, tem um Sneider que não volta para marcar e Robben que não volta até a defesa para marcar o lateral até a defesa. Fica lá, ao contrário, nas costas deles. Diferentemente de Oscar e Bernard que voltaram hoje e em nossos clubes, isso é frequente.
Em lance de bola parada, Thiago ajeita de peito e Paulinho, de joelho, perde o gol. |
Disseram-nos que isso era o futebol moderno, a tática e etc. Tudo mentira. Como se já não bastasse escalar Mauro Silva, Dunga, Mazinho e Zinho, abdicando dos nossos pontas-de-lança, camisas 10, encheram o setor mais importante de um time de marcadores com a desculpa de cobrir os laterais. Hoje, vemos os atacantes sendo sacrificados e tendo que voltar, tendo que atacar e defender até a lateral. Quem aguenta isso? Que Seleção e clube grande da Europa, futebol que eles imitam, joga assim? Nenhum.
Nunca imaginei que viveria para ver uma Seleção Brasileira sem talento. Jogadores de nível para vestir a camisa que encantou o mundo pela arte, somente nosso goleiro, a dupla de zaga e Neymar. Um menino de 22 anos é o único jogador com talento nesse time. Uma andorinha não faz verão. Ainda mais aos 22 anos. Pelé só teve um. E Pelé não jogou com esse bando de jogadores medianos. Teve sempre três, quatro grandes craques ao lado para falar a mesma língua. Neymar não tem.
Ramires pela ponta direita tenta se infiltrar na área para achar Fred: posicionamento que foge da característica do jogador |
Nunca imaginei que viveria para ver um futebol tão pobre. Com o fim dos meias de criação, de armação, volantes que só marcam, o Brasil passou a jogar no contra-ataque, em velocidade. Só temos velocistas em detrimento de cérebros. Jogadores de meio-campo que não dão um passe longo, agudo, frontal. Não sabem driblar para frente. Nada. Nada.
Luiz Gustavo até ajuda na marcação porque os laterais não marcam e porque não temos meio-campo, o adversário vem marcar os laterais, que sem o corredor, não conseguem fluir seu jogo. Erram e mal chegam ao apoio. Mas Paulinho é uma negação. O rapaz até joga bem. Mas não para a Seleção.
Ramires, um segundo volante, que joga no centro do campo, foi escalado para substituir um atacante e posicionado, para minha surpresa, de ponta-direita. Trocando de lado com Oscar. Ramires?! Um volante que nem tem jeito para o drible para frente, jogando de ponta. Para completar, Bernard diz que Felipão falou que o importante era não perder. Gente?!!! É o México!! Vamos nos rebaixar mais ainda até quando?
Ochoa faz uma defesa maravilhosa em cabeçada de Neymar: chance de gol do Brasil só com bola alçada na área. |
Era e será então esperar uma jogada individual de Neymar ou uma jogada de bola parada, contando, claro, com UM MONSTRO na defesa, Thiago Silva. Como talento que desequilibre, só temos Neymar. Depois de ver Felipe Melo com a camisa 8, vemos Paulinho... Para mim, mais do que uma vergonha, é uma tristeza.
Ou revolucionamos a formação de jogadores em nossos clubes ou demoraremos bastante para retornar ao topo que sempre nos pertenceu, o topo do futebol.
Até lá, resta apoiar nossa Seleção e não culpar nem cobrar esses rapazes que estão numa entrega imensa para fazer o melhor. Obrigada, rapazes. A culpa não é de vocês.
Que venha Camarões e um futebol mais desenvolto, ao menos, com menos temor de perder, como vimos na Copa das Confederações. Ao menos. Porque com esse futebol sem talento e categoria e essa pilha de nervos, não iremos muito longe.
@@@
O CRAQUE DO JOGO: Thiago Silva.
OS MELHORES:
- David Luiz e Julio César.
OS QUE FORAM MUITO MAL:
- Paulinho, Marcelo e Fred.
@@@
PRÓXIMO suplício será segunda, contra Camarões, 17h.
@@@
Abraços,
fraternalmente,
Crys Bruno.
Também estou decepcionado. E o mesmo sentimento de vergonha e tristeza, que tu tens, eu o tenho.
ResponderExcluirST****
ResponderExcluirO Fred tomou lexotan? De mal a pior... E o Marcello tentou cavar um penalty em vez de dar seguimento... O time mais fraco que vi representar o Brasil numa copa. Não buscou penetração nos espaços e pôe suas esperanças em jogadas de gênio. E, para variar, alguns mascarados que deveriam aprender com o TS3, humilde, sério e monstruoso! Melhora garantida mesmo só no goleiro que esteve muito mais confiante. Agora, o Marcelinho se jogando foi dose...
Não sei o que foi pior!!! Assistir a este jogo ou ouvir que o técnico recomendou que o importante era "NÃO PERDER"!!! Cuidado com os talentosos e perigosos Pirlo, Sneijder, Messi, Ozil, Iniesta...Ops, eles não jogaram...Não podemos perder do assustador, várias vezes vice e campeão de Copas do Mundo, o gigante México??? E do outro lado, o Brasil??? É isso?
ResponderExcluirNem deveríamos tremer diante da Espanha, Alemanha, Itália, Argentina, Holanda... Respeitar e não temer... A que ponto chegou o futebol brasileiro... Medo do México... Comparar a defesa de Ochoa com a de Banks...
Crys Bruno, tem alguma modificação que se possa fazer para melhorar um pouco este meio de campo???
Afinal, somos a seleção brasileira!!! (?)
Catarina.
Oi pessoal. Perdoe-me a demora nas respostas e agradecimentos pelos comentários de todos! Tá corrido risos
ResponderExcluir