domingo, 22 de junho de 2014

Todos os melhores ingredientes de uma Copa.

Klose marca para empatar para a Alemanha e se igual a Ronaldo como o maior artilheiro das Copas.


Oi, pessoal.


A Copa está sendo sensacional dentro de campo. E noves fora todos os problemas na organização do evento, já esperados e confirmados, estamos todos sendo agraciados pela nova tônica do "futebol moderno": a ofensividade.


Além disso, apesar do calor úmido - que faz o jogador suar muito mais e, com isso, perder muito mais potássio, o que aumenta o cansaço e causa caimbrãs - a grande maioria dos jogos tem sido agradáveis de ver. 


Para corroborar, todos os melhores ingredientes de uma Copa do Mundo estão sendo repetidos. Isso significa ter uma grande surpresa, uma grande zebra, uma grande eliminada logo na primeira fase e as dificuldades tradicionais dos favoritos, especialmente, na segunda rodada, conhecido, por quem acompanha futebol, de "Síndrome do segundo jogo." Foi assim com o Brasil, a Argentina e, ontem, a Alemanha. 


Ayew, camisa 10 de Gana, comemora o seu gol no empate contra os alemães: jogão de bola!




E jogo foi Gana 2 x 2 Alemanha! Lembrou outro grande resultado dos africanos sobre os alemães, na Copa de 82, quando a Argélia vestiu-se de zebra. Os alemães estão sentindo muito a perda de Schweinsteiger porque seu treinador opta por Khedira, um volante defensivo, que quando apoia, atrapalha muito mais que ajuda. 


Já Gana sabia que jogava pela sobrevivência. Em caso de nova derrota, ela estaria praticamente eliminada. Podendo jogar no contra-ataque, quando se tem o corredor para jogar na correria, e que ela não teve contra os EUA, os ganeses tiveram o espaço que seu estilo de jogo precisa ter para fluir e jogaram demais!


E mesmo ainda antes da última rodada que define os classificados, já temos todos os melhores ingredientes de uma Copa do Mundo. Destaque para a Costa Rica, a grande zebra e surpresa, que no grupo da Morte, matou a Inglaterra ao vencer Uruguai e Itália, que duelam pela última vaga do grupo, quando perderemos outro campeão, depois dos ingleses e espanhóis, para a segunda fase.


Jogadores da Costa Rica comemoram triunfo sobre a Itália: no grupo da morte com três campeãs do mundo, só deu ela!


Itália jogará por um empate. Mas o horário de uma da tarde deverá, novamente, prejudicar seu rendimento, como na derrota para os Costa-Riquenhos. Como grandes que são, os jogadores evitaram os "desculpismos". Mas foi evidente que mesmo quando tentou reagir, jogando melhor e errando menos passes bobos, eles não aguentavam mais. É a alta perda de potássio por conta do calor úmido, explicou-me minha médica e irmã.  Por isso, é evitar ficar atrás no placar para ter chance, ou melhor, pernas para superar um motivado Uruguai. 



Outra que sofreu com o fator ingredientes de um Copa foi a Argentina. Com dificuldades para furar a retranca do modesto Irã, afunilou muito seu jogo, quando lhe faltou jogadas de velocidade pelas pontas. Mas não faltou o talento. Nos últimos segundos, Lionel Messi acertou um chute preciso salvando os argentinos da síndrome da segunda rodada.


Messi vibra com o gol que deu a vitória a Argentina: "O anão esfregou a lâmpada", disse o goleiro iraniano.


Hoje tem mais! Destaque para Bélgica, que foi mal na estreia e de quem esperamos mais; e Portugal, que em caso de derrota estará eliminada. Hoje tem mais! Hoje tem Hazard e Cristiano Ronaldo em campo! E com todos os melhores ingredientes de uma Copa.

E QUE COPA!

Abraços,
fraternalmente,
Crys Bruno.



4 comentários:

  1. A Alemanha também estava extenuada, ontem, os africanos aguentam melhor o calor. Foi um ótimo jogo, mas, já começo a fazer minhas previsões, dos Europeus acho que Holanda e França são as seleções que vão mais longe, podendo chegar à final. Das surpresas não dá para prever, já que são surpresas- risoss Das latinas, das sul-americanas não me atrevo... ( posso ser linchada- risoss) Bjs

    ResponderExcluir
  2. hahaha milady, Clarisse Raquel Eskenazi Pernidji, vai ser linchada mesmo...só pq está sendo racional. rsrs e ainda temos que lembrar que Brasil, França, Alemanha, Itália ou Uruguai caiem na mesma chave. Caminho aberto para... argentina e holanda...vixe...essa Copa promete risos

    ResponderExcluir
  3. Ontem, depois do jogaço Gana X Alemanha fiquei pensando no nosso Brasileirão e na diferença de mentalidade dos nossos treinadores, que querem mais é proteger a casinha... rs
    Hoje o Calazans escreveu exatamente sobre isso em sua coluna no O Globo, sobre o ímpeto ofensivo das equipes, sejam grande ou pequenas, pela busca permanente do ataque, do gol, da vitória. E vou transcrever uma parte do seu texto:
    "Só espero, só desejo, só anseio que os técnicos brasileiros estejam de olhos voltados para cada um das 3 partidas diárias que temos na fase de grupos. Para que possam ver que o panorama mundial está deixando pra trás o futebolzinho despretensioso, medíocre, em que os times vivem recuando a fim de defender, "segurar" como se diz, qualquer resultado de 1 a 0, ou mesmo um empate sem gol. O futebol da retranca, do antijogo, da falta de vontade.
    Estamos vendo que esse futebol já foi ultrapassado, abandonado, derrotado. Tomara que nossos treinadores estejam apreciando essa derrocada, com os mesmos olhos desejosos de reformulação."

    Oremos!!!!!

    ResponderExcluir
  4. A Copa estaria emocionante se as "surpresas" e "zebras" não tivessem uma pitada de sol escaldante às 13 horas da tarde. LAMENTÁVEL...
    Já sentimos "na carne", na Libertadores e afins, o absurdo de jogar na "altitude". Agora, isso... E daqui a oito anos, no Qatar(???) UAU. Será no inverno!?

    É triste assistir ao Brasil... Que futebol "chinfrim"... Sempre esperançosa que "desta vez, o Brasil voltará a valorizar o futebol"... " O futebol lindo de Ronaldinho Gaúcho e cia em 2002...Voltamos aos trilhos!!! 2010.:ESPERANÇA!!! Aí vem Dunga...E o show da Espanha, colocando a bela seleção Alemã na roda e fazendo a Holanda perder a cabeça, violenta e vergonhosamente, vai trazer o Brasil de novo para o seu futebol, antigo e MODERNO!!! ESPERANÇA!!! 2014...
    Perdendo ou ganhando... Será que mudaremos, retornaremos aos trilhos do verdadeiro futebol brasileiro? Não sei!!! Antigamente, tínhamos uma gama de jogadores talentosos fora da Copa e podíamos até discutir o porquê de não ter levado estes ou aqueles. E hoje??? Assistindo ao Brasileirão e aos jogos com nossos "estrangeiros", quantas opções de meias??? Quantos "cérebros" no meio de campo(???) Quantas opções(???) .
    Nosso futebol empobreceu.


    ResponderExcluir