terça-feira, 8 de julho de 2014

Clássico é Clássico

As prováveis escalações de Brasil e Alemanha para o confronto de logo mais.



Oi, pessoal.



Demorei para descobrir porque o jargão futebolístico "Clássico não tem favorito" existia. À princípio, eu achava história de imprensa para motivar o jogo. Mas, não. Há uma verdade nisso também. E é quando duas equipes com história e camisa se enfrentam e mesmo um dos times sendo inferior tecnicamente, vence.


Hoje, Brasil e Alemanha vão disputar uma vaga na final da Copa sob esse contexto. Nitidamente a nossa Seleção é inferior tecnicamente mas, clássico não tem favorito. Dá para vencer a Alemanha. A questão é: qual o melhor caminho para isso? 


Luis Felipe Scolari é um técnico de time pequeno. Porque sua mentalidade de jogo preferida e a que ele sabe usar, é utilizada quando o time é o franco atirador, o azarão. Nos times brasileiros, pôde ser assim. Aliás, ainda pode.




Paulinho deverá ganhar nova chance.


Em 2002, ele soube usar a retranca sem vergonha de fazê-lo porque tinha três estupendos jogadores do meio-campo para frente para decidirem: Ronaldinho Gaúcho, Rivaldo e Ronaldo. E assim foi. 


Nessa Copa, só Neymar é desse nível. O que fazer? Fechar mais a defesa ou melhorar tecnicamente o meio-campo? Para a mentalidade de Scolari, fechar mais a defesa e jogar por uma bola. Para hoje, seu trio será Oscar, Hulk e Fred. Paulinho, a grande decepção técnica do grupo, terá nova chance. Três volantes... e seja o que Deus quiser!


A escolha se justifica: Felipão sabe que o Brasil é inferior. A mentalidade não se justifica: somos o Brasil e tínhamos condição, com William no lugar de Paulinho, de ter um time mais leve e técnico, sem desguarnecer a defesa. 

MAS...

Jornais do mundo destacam o confronto da Semifinal da Copa


Clássico é Clássico. E num jogo assim, tudo pode acontecer, até o time inferior tecnicamente pode vencer. É assim no futebol. Por isso, muito axé para a nossa Seleção! E que venha a Alemanha!


@@@
Toques Rápidos:


- Eu acho que a escalação de Klose será melhor para o Brasil. O centroavante alemão joga mais fixo e isso facilita nossa marcação, até porque, com Klose, Muller, o jogador de área alemão mais perigoso, vai para o lado do campo. 

- Ozil é um estupendo camisa 10 mas não faz uma boa Copa, sentindo a imensa cobrança da imprensa de seu país. Tomara que ele não decida jogar hoje...

- Seja como for, que lembremos de não tirar nunca de um desportista o direito de perder.

- Seja como for, que vença "o pior!" risos

@@@

Abraços,
fraternalmente,
Crys Bruno.

2 comentários:

  1. Isso querida! Muito bom! Por isso sou sua fã! Só acho que, por melhor que ele seja, por mais talento que tenha e, tem muito, essa supervalorização do Neymar prejudicou o conjunto. Ou talvez, Felipão não soube lidar com isso, o que eu acho. Isto não é uma defesa ao Fred, é mais uma crítica ao Felipão. Mas como Clássico é Clássico, Copa é Copa, podemos superar tudo e levar a Taça para casa...

    ResponderExcluir
  2. Acho injusto culpar o Neymar porque seu imenso talento seja sugado pelos vampiros da propaganda e do marketing. Ele é um bom rapaz e só faz bem aos times que jogou.

    ResponderExcluir