![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgc3mS-D4waoV62WvBEgOU8IVqni8eISNyjzXMOFRrju5YDAt-4BknWrbRX_0q7DB8mh5mWZSWUj12uou3cNQPh7IoB_HLHpMGs3QsRfRRSF2fLjOdVGCKKE-rPnZQSA2HcFHEie1LOfWoU/s1600/07.jpg) |
David Luiz vibra com o gol de Fred na vitória sobre a Corácia: discussão do momento é o fator emocional do time. |
Oi, pessoal.
Responda rápido: você prefere os chorões Julio César, Thiago Silva, David Luiz e Neymar jogando em seu time ou aqueles que não derramam uma lágrima e não produzem nada como Luiz Gustavo, Paulinho, Hulk ?
É justamente o quarteto de chorões nossos melhores jogadores. Explica-se: eles sabem que recairá sempre nos melhores jogadores todo o inferno dessa nossa mania cruel de crucificar, apedrejar e abominar aqueles que escolhemos como Judas, em caso de derrota brasileira, como se não pudesse existir um adversário melhor que o Brasil.
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_sIJS1zssoUqln_dxJzCfX_LNOyv3trjvSP1fY1QoT3LNBgwPIauJC00clLWydpJFn1BmHkD7JSwRLXGm1wxuj_2mSPm2fCiv_Dk8TQPHtmEIdq7_6KW_GEBZEH2ou1q7Xp07P3dU_Hp3k0NqAWV3Rr6oCewY4jDA=s0-d) |
David Luiz chora após vitória nos pênaltis sobre o Chile. |
Problema emocional dos jogadores ou nossa arrogância? Afinal, por que o Brasil não pode perder uma Copa do Mundo dentro de casa? Somos e continuaremos sendo uma das três maiores potências do futebol mundial, ao lado da Alemanha, que perdeu em casa, em 2006; e da Itália, que perdeu em casa, em 1990. Por que o Brasil não pode? De quem vem a cruel arrogância de tirar de um desportista o direito de perder?
Quando perdemos em 1950, não éramos ainda uma potência no futebol e foi exatamente ali, com aquele time do genial Zizinho, que nos levou a primeira decisão, o início da trajetória que faz do Brasil, sessenta e quatro anos depois, o maior detentor de títulos do mundo.
Os arrogantes (imprensa e torcida) mudaram a vida de muitos daqueles atletas que foram perseguidos, ridicularizados. Naquele tempo, nossos jogadores só tinham nossos clubes para trabalhar e sofriam essas consequências cruéis com mais gravidade. Carreiras foram destruídas , interrompidas, vidas modificadas pela nossa arrogância. Não aprendemos sobre respeito nem humildade como jornalistas e torcedores.
Hoje em dia, não. Felizmente, a maioria dos jogadores da Seleção Brasileira é valorizada e tem espaço e emprego em clubes, especialmente da Europa. E não terão suas carreiras destruídas nem vidas modificadas pelos arrogantes jornalistas e torcedores brasileiros. Ave, futebol! ENTÃO, THIAGO SILVA, PARE DE CHORAR! DAVID LUIZ , JÚLIO CÉSAR E NEYMAR, PAREM DE CHORAR!!!
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEidDWDM6IMp110TRxc8VbetzJQNKsmBE2_GyXt3gh1nJp-HXzEc_QZYl5o8b4UOLChYj-NDnaKsy0gPB8tVpL-eFkEy3QVBYu1vVOZlM6pf3HAn4DNZxDGo3njKzflN4feHGedjmcPThU5B/s1600/01.jpg) |
Thiago Silva é erguido por Felipão aos prantos após classificação. |
Por que não podemos perder uma Copa dentro de casa, se não estamos em nosso melhor momento? Por que isso transformaria jogadores brasileiros em profissionais sem valor? Por que desmerecê-los? Esses rapazes são homens de história heroica, que nos representam, sim, como povo, porque saíram da pobreza, encararam os mais difíceis desafios, humilhações, privações, para realizarem o sonho de jogar futebol. Hoje, ou eles são protagonistas em grandes times ou escrevem, ainda assim, uma carreira limpa e consolidada.
E ao contrário do que dizem os invejosos e recalcados, que "jogador de futebol só quer saber de dinheiro, que não está nem aí se vai perder", essa Seleção se importa, se entrega, e, por saber que será devorada por nós, alguns jogadores choram de alívio em cada derrota evitada. Mesmo já financeiramente bem de vida, situação conquistada com o suor do corpo de cada um, esses jogadores não querem perder a Copa. Os invejosos e recalcados estão errados: não há um desportista que não se importe em perder.
MAIS QUE ISSO... não há um campeão que não sofra derrotas. Mesmo os grandes como Michael Phelps, Usain Bolt, Roger Federer! Mesmo os grandes campeões não querem perder. Mesmo os grandes campeões perdem. Lembram-se do abatimento da atual campeã do mundo, Espanha? Jogadores campeões do mundo, ídolos mundiais, não superaram uma goleada na estreia e foram derrotados pela angústia da derrota, mais do que pelo Chile.
Por que eu irei desvalorizar um Thiago Silva? Um Julio César? Um Neymar? E até os que não estão bem, como Daniel Alves, Marcelo, Oscar ? Por que, se eles são, de fato, os menos culpados? Problema emocional deles ou nossa arrogância? E arrogância logo de um povo que diz ter repulsa por gente arrogante, gente que se julga superior... Como somos cruéis como torcedores de futebol!
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgi3__dTooS2jE_D3dKmRXhezhp1iZ3qOfNroJZaMZgcwGKLu2dU04WvucElPICD6x5uvwZ4ZLfgCRTg01K770IbiLTGbfM4lpFLXvMWKLA7IcW7xy9gckRiPdszcWsnT6atymyM6lr_036/s1600/05.jpg) |
Neymar chora e emocionado, Felipão vai em sua direção. |
Nós estamos vendo os jogos e é o quarteto de chorões, que está constrangendo torcedores e a mídia brasileira, que vem segurando os rojões durante a partida e salvando uma Seleção de repertório técnico pobre e posicionamento tático ultrapassado. Nosso problema não é a choradeira, é a falta de talento e falta de um técnico que amenize isso, posicionando e escalando melhor o time. E ouso afirmar: é a falta de companheiros melhores tecnicamente e de técnico, a maior causa da descarga emocional do quarteto virar chororô!!! (risos)
Descompensados? Desequilibrados? Amarelões? Recorri, nos últimos dias, a textos e declarações de especialistas em psicologia do esporte e trarei uma consideração muito peculiar do presidente da associação de psicologia esportiva, José Ricardo Cozac: "O esportista precisa de um ativo. E a emoção é considerada um ativo."
“Pode chorar, é uma forma de extravasar a emoção. Mas, antes de um momento importante e decisivo, ver o goleiro e o capitão chorando, e o treinador, em vez de acalmar e motivar, ficar na beira do campo reclamando da arbitragem e xingando adversários demonstram uma falta de controle emocional das mais perigosas”, alertou.
Cozac absolveu os jogadores, mas criticou o trabalho psicológico feito pela Comissão Técnica com o grupo. Há sim exagero na descarga emocional desses atletas, mas por culpa da falta de um trabalho mais sério e presente sobre o psicológico do time. E se o trabalho tático e técnico está pífio, imagino numa área que não é de Scolari, Murtosa e Parreira? Não vai adiantar vir em público dizer que está arrependido de ter convocado um jogador, "tirando o seu da reta", porque conhece bem da nossa cultura arrogante e cruel de que se escolher um deles para pôr a culpa.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhOSNb0x29TP3XR-VDwOyB993qlpF9aXePisL5okKm-c_kX8y5r36n8iaLH1z9JCj_aDYuqj4ihooxqAayn2tn-n2oxYGbQLhnZgjbovM9h0kvCdU2AGZkIK_5Fgk2iAeaGI5QVjS5tMz8c/s1600/08.jpg) |
Capa de um jornal brasileiro destaca: "O choro não é livre." |
Como disse ontem, eu não caio com a mesma frequência nessas balelas! O problema do Brasil é tático, é técnico, é de falta de talento, o que sobrecarrega os melhores do time que têm segurado um rojão, ou melhor, uma bomba, porque jogam por dois setores ou defesa e meio ou ataque e meio, sabendo que se o Brasil perder, eles, os melhores, serão "os escolhidos!" para serem arrasados pela arrogância dos jornalistas e torcedores brasileiros. E pelo visto, antes deles e de nós, serão vítimas do "paizão" Luis Felipe Scolari.
E então, se perdermos, será porque o jogador amarelou, aquele falhou, o outro perdeu o gol. Nunca porque o adversário foi melhor, como a Holanda, em 2010. Essa é uma atitude destrutiva porque desvia nossa atenção aos maiores erros que temos cometido. E aponto sem pestanejar, com o olhar simples de uma torcedora comum apaixonada e que acompanha futebol desde 1986 assiduamente, dois dos maiores erros: o tático e da formação do jogador.
Erros de postura tática: nossa Seleção, como nossos times, joga desequilibrada, com mais jogadores defensivos que ofensivos: seis para quatro. E dos quatro ofensivos, Oscar, Hulk e até Neymar são vistos com frequência no campo defensivo. Uma postura tática de time pequeno, não serve para o Brasil. Nem que tenha sido eficiente em 94 (Vale ressaltar que Bebeto e Romário não voltavam para marcar como fazem Hulk e Neymar!). Seleção com mais jogadores defensivos que ofensivos que falharam nós tivemos em 74, 78, 90, 2010... isso prova que são mais ineficientes que eficientes, além de não honrarem o nosso talento porque descaracterizam o nosso futebol "trigueiro".
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg8U7eEaNnpXAccN25bJCNHWP-fCuUzR7ecsmiX6M_CqWDsJbjgEJ-BTDZ6QXeZAhpJ0tmqP0M2l5Vhr-oi1F7EwFrN_AsJuA9o2ioLugGTz0caBcsvsbXdMQmpd3ZC6F5-oYup3rUITYik/s1600/02.jpg) |
Thiago Silva, ao lado dos companheiros e não isolado, joga-se no chão.
Neymar, também.
Alívio!
|
Erros na formação dos nossos jogadores, os mais graves para mim. Deteriorada por preparadores físicos que trabalham só condicionamento, servindo a empresários de atletas que não tem condições de jogar em time de pelada de rua, mas vestem camisas de grandes clubes com salários pomposos, quando ex-jogadores e boleiros deveriam ali estar, escolher e treinar esses meninos que perderam a rua (maior escola do nosso futebol) para a violência e precisam de orientação técnica mais do que física na base.
Se o Brasil, que tem coragem de falar de um zagueiro como Thiago Silva, que vem salvando o time dentro de campo, não tiver a mesma coragem, firmeza e certeza para revolucionar a formação dos jogadores na base, contratando ex-jogadores e boleiros para ensinar aos meninos como excecutar fundamentos básicos do jogo, vai deixar de resolver seu maior problema, atado à crueldade e arrogância que o reveste quando é torcedor de futebol. Cego e infame.
@@@
E HOJE TEM BRASIL X COLÔMBIA!!!
É hora de cornetar o Felipão e escalar a Seleção que ele convocou!
SEM ARREPENDIMENTOS!
SEM PRESSÃO!
E CONFIANTE!
ISSO AQUI É BRASIL! (risos).
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjLh8-9Bi44ct6IV8vCtGS7ZpfKtadO_G01t4v2m-oQoATlZpIdIUew71AApM4LjasnVgED-kAP8PgbcPnfoSNCZ7qvt3N2c6Zi6hC3P72gPBiFcyZhPLaEarX3VBEcAE_jCK35p8MGNyM6/s1600/BrasilMinhaEscalacao.jpg) |
O que eu faria para melhorar a Seleção? Melhoraria a qualidade do passe do meio-campo com jogadores leves no ataque |
Se o problema do Brasil é o seu meio-campo, como melhorá-lho?, perguntam os torcedores, preocupados com nossas atuações, às vésperas do confronto contra a Colômbia, hoje, pelas Quartas.
O Brasil tem um meio-campo de jogadores sem talento, sem criatividade, para ajudar na marcação e liberar os laterais. Aliás, outro erro cometido por nossos técnicos que primeiro sacaram do time os pontas para encher o meio-campo de volantes; mas, depois, obrigaram os laterais a funcionarem como pontas; e, com isso, os técnicos sacaram os camisas 10 do time para colocarem mais marcadores no meio-campo a fim de cobrirem os laterais...que nunca serão pontas, porque são jogadores defensivos, não atacantes. (risos).
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_sZre4Q3wW-P52CFnmOTD875enC7VaL5TC7uGltaPJ1VrBtRc8yQuXGCDvf2Xef3vpKB_8M_zoa9YknimPqfW26sFR8yadksw-ltROGeIiIqL0w88rz4grFDMqzgWzcYGD9L0xOM-k5yjPAqPs75hEakMMqbCAd=s0-d) |
Jogadores cabisbaixos no fim do jogo contra o México. |
Não foi isso?! Não satisfeitos, hoje, eles colocam Hulk, Oscar e Neymar vindo na lateral esquerda defensiva marcar... e engolimos isso porque queremos e, também, porque dizem que futebol é jogado assim agora. Bendita Copa no Brasil! Todos estão vendo que eles vêm mentindo! Quem joga assim são os times médios e pequenos, os azarões. Time grande, como o nosso time de coração e a Seleção Brasileira NÃO PODEM E NÃO JOGAM assim!
Está bem, está bem, mas o que importa agora é o que fazer para melhorar contra a Colômbia ? Eu colocaria Hernanes no lugar de Luiz Gustavo e William no lugar do meu querido Fred, que está muito mal. Concordaria até em sacar Daniel Alves, escalando Maicon, mais marcador, mas como não sei como ele está fisicamente, já que sentiu uma fisgada na coxa, mantive o Daniel...
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_uCL7JdTM2tCkssErwHryUJWe0TonQ184lYsaN0TxLlSjwXclJXC-jkRLD9KtJQTrZbtTX5tGCj17xY_uVP6DS6FhVzazSW4yByW7v5zn46wu_XZ7rj9lIPJo2DPBRSRi8XyBsL2PqqwkxjyUurNcQN8-uDUn6VzSqcD0WpDKa3k_R2XhbjgcC1qrQRUbYu1Q9rUuIg=s0-d) |
Marcelo pula para cortar a bola: lateral é um dos mais criticados. |
Buscaria, com isso, melhorar a qualidade do nosso passe, sem perder na marcação, aliás, até ganhar, já que Luiz Gustavo e Paulinho estão marcando mal. Também ganharíamos em experiência... Hernanes é um jogador acostumado com pressão e futebol marcador. Joga na Itália há anos. Defendeu a Lazio e hoje é titular da Inter de Milão. Não pode ser banco para os supracitados...
Na frente, precisamos de mobilidade, deslocamentos, técnica para tabelas, infiltrações. Como Fred não está bem, desfaz-se um ataque que jogue fixo, este facilita o adversário. Por isso, optaria em pôr um meia-ofensivo, leve e técnico, como o William, para empurrar o time mais à frente, fazer nossa marcação ofensiva, subindo nossas linhas. Algo que vimos contra a Espanha, ano passado, na final da Copa das Confederações.
Até admitiria sacar o Hulk e pôr Bernard, deixando o ataque rodando, sem posição fixa, entre os quatros rápidos e habilidosos atacantes: Bernard, Oscar, William e Neymar. Um time com jogadores com essas características colocaria o Brasil novamente no estilo "atual" do "futebol moderno". E, curiosamente, é o que mais elogiam na Colômbia!
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj3tWBYMYmH4HhjTaTS8p9bOg80mUPyDrNmddvRYFnnqMtGuWs01f50fAhKPE-0zoSDlsY2aeCamZR8mUP9sLmJNQqnKB767UhYbdirYcJ99AycYMccByxgxTYD_KaSDy6MsypV-50dFh-t/s1600/28jogobrasilchileericgaillardreuters.jpg) |
Ignorado por Luiz Gustavo (17) que deixou o lance, Alexis Sanches entra livre na área para marcar o gol do Chile. |
MAS... a realidade será outra e Felipão escolherá pôr mais um zagueiro e voltar com Paulinho, um rapaz que em três partidas não fez absolutamente nada! E ainda atrapalhou!
O terceiro zagueiro pode até funcionar, se David Luiz ficasse centralizado, atuando como um primeiro volante. Para justificar o terceiro zagueiro, só escalando mais um jogador ofensivo, não, mais dois volantes que não criam (Paulinho e Fernandinho). Isso apenas manterá o desequilíbrio e a falta de criatividade do setor, nosso maior problema.
Tudo bem, eu bem sei que ser técnico do Brasil é fácil... nas derrotas, a culpa é sempre do jogador. Julio César, em 2010, foi mais criticado que Dunga; Ronaldinho Gaúcho, esse gênio, não disputou as duas últimas Copas porque foi o culpado em 2006, por tocar tantã e cantar samba, enquanto Parreira foi absolvido, mesmo escalando dois centroavantes sem mobilidade, dois "Fredis"...
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_u2Ya4u7Lq-j41CTKz3mwK-L_nlf0Yq3xovSPwD1krGK0shxsiQnnxIXB-mpIaFv1EAqxJfZppSD16VfMkCR9DbdpantW4KKeVJBPu9PzL24FQT3BuMWTBIsMyn4fBdlOWfUiW3Bd_OnhDy1WwVM9L9Uf7NtlA-lsvGDJ4eRstOiGffxc0HYA=s0-d) |
Fred disputa a bola no ar: centroavante joga isolado e está mal tecnicamente. |
E agora, pela primeira vez em nossa história, será um problema emocional...esse time deve ser colegial..."o time procurou seu capitão para ganhar força e não o achou"... Coitadinhos dos companheiros desse capitão... todos colegiais, disputando, pela primeira vez, uma olímpiada na escola... deve ser.
Vocês já têm uma carreira consolidada e já são respeitados. Continuarão tendo e sendo, mesmo se perderem a Copa. PAREM DE CHORAR, THIAGO SILVA, NEYMAR, DAVID LUIZ, JULIO CESAR...
Poupe-me!
MAS NÃO POUPEM A COLÔMBIA! (risos).
P'RA FRENTE, BRASIL!
Abraços,
fraternalmente,
Crys Bruno.